fbpx

Para quem a previdência privada é indicada? Veja 5 objetivos além da aposentadoria e entenda se é para você

Para quem a previdência privada é indicada: imagem mostra ilustração de criança, adulto e idoso.
Reading Time: 3 minutes

Se você está pesquisando para quem a previdência privada é indicada, verá que há diversos mitos por trás desse investimento. Ao contrário do que muitos acreditam, essa é uma alternativa de aplicação que vai muito além da aposentadoria.

Muito mais do que uma previdência, essa é uma aplicação que atende a interesses que vão desde a isenção de impostos para a sucessão patrimonial até a diversificação da sua carteira.

Acompanhe e veja 5 objetivos que ela é indicada e selecione em quais deles você se encaixa. Vamos lá.

1. Pagar menos impostos

Sabia que com a previdência privada você paga menos impostos quando compara a outros fundos de investimento?

Os benefícios tributários são provenientes do regime desses fundos, pois você pode escolher a forma mais vantajosa para o seu patrimônio. Se você faz a declaração completa do Imposto de Renda, o PGBL é mais em conta, já que pode deduzir até 12% dos valores anuais tributáveis.

Mas, se você não tem grandes rendas tributáveis e usa a ficha simples na declaração, o VGBL é mais vantajoso. Isso porque os impostos caem em cima somente do seu rendimento e não do valor total aplicado.

Além disso, os fundos de previdência privada são isentos do come-cotas, que é responsável por levar de 15% a 20% dos lucros em outros tipos de fundos de investimento (dependendo do prazo do fundo).

2. Complementar a aposentadoria social

Também chamada de previdência complementar, você pode usar os fundos previdenciários para somar ao valor da aposentadoria social. 

Aposentado pelo INSS você terá uma queda na sua renda mensal, pela forma que o cálculo é feito. Não é à toa que se tem tantos aposentados endividados.

Então, se está em dúvida para quem a previdência privada é indicada, ela atende ao objetivo de ter uma renda a mais após aposentado. 

Isso porque você tem a liberdade de escolher a forma de resgate da sua previdência privada, podendo ser em saques mensais vitalícios, retirar o valor total ou renda mensal temporária.

3. Diversificar os investimentos

Os fundos previdenciários podem aplicar o patrimônio em diferentes classes de ativos, de títulos públicos a ações. Então, essa é uma excelente alternativa para ter carteiras balanceadas entre renda fixa e renda variável.

Além disso, há planos e fundos que se adequam a todos os tipos de perfil de risco dos investidores, dos iniciantes aos mais arrojados.

4. Para facilitar o planejamento sucessório

A previdência privada também é indicada para quem pretende fazer o planejamento sucessório e a sucessão patrimonial. Os valores provenientes de planos previdenciários são considerados seguros de vida, e não herança.

Por isso, além de não ir ao inventário, é isento do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação, o ITCMD. Então, facilita a transferência de bens, reduzindo as burocracias e os custos com impostos e advogados.

5. Realizar projetos de vida

Se você tem objetivos de longo prazo, a previdência privada é indicada para você. Mesmo que ainda não esteja pensando em aposentadoria, ou já tenha outros planos para ela.

Por serem produtos diversificados, com benefícios fiscais e alinhados a todos os perfis de investidores, podem ser usados para realizar projetos de vida.

Pretende fazer a viagem dos sonhos e ficar meses fora? Quer ajudar os filhos com a faculdade? Quitar uma casa? Ou comprar um imóvel na praia? A previdência privada ajuda a realizá-los.

Fundo ARCA: a previdência privada da Grão

Agora que já sabe para quem a previdência privada é indicada, o próximo passo é saber como escolher um bom plano. 

A Grão é uma gestora de recursos especializada em fundos de investimentos. Com uma seleção criteriosa dos ativos, montamos a nossa carteira com base em estratégias sólidas e comprovadas ao longo do tempo.  

Pensando na falta de fundos previdenciários de qualidade e com uma gestão especializada, a Grão, em conjunto com Thiago Nigro (O Primo Rico) e Bruno Perini, criaram o Fundo ARCA: uma previdência privada focada na diversificação e baseada na metodologia ARCA.

Essa é uma alternativa para ter 4 classes de ativos na sua carteira, com somente uma aplicação e com um dos menores custos do mercado.

O que acha que começa a investir com transparência para realizar os seus sonhos? Conheça a Grão e faça com que especialistas renomados cuidem do seu patrimônio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *