fbpx

Como escolher um fundo de previdência privada que se adéque ao seu perfil de investidor?

Confira o fundo de previdência privada que se adeque ao seu perfil investido
Reading Time: 3 minutes

Sabemos que existem vários fundos de previdência no mercado financeiro e nem sempre é fácil escolher o melhor ativo. Essa questão acontece porque para fazer uma boa escolha é preciso levar em consideração diversos fatores. Entre eles estão seu perfil de investidor, as características de cada plano, as regras de rentabilidade, segurança e liquidez.

Em uma análise inicial, conhecer todas essas questões pode parecer um pouco complexo e burocrático. No entanto, ao conhecer sobre esses aspectos, você terá mais segurança e assertividade no momento de escolher os ativos, contribuindo para uma melhor tomada de decisão.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo destacamos os fatores pelos quais você deve considerar no momento de escolher o ativo e apresentaremos as principais características do plano de previdência ARCA. Continue com a gente para saber mais.

Por qual motivo o perfil de investidor influencia na escolha do plano?

O perfil de investidor tem bastante influência na escolha dos ativos por parte de cada pessoa. Esse raciocínio também é válido para os fundos de previdência privada.

Ao conhecer o seu perfil, você vai ter conhecimento sobre os melhores ativos de acordo com as suas necessidades. Portanto, vai ficar mais fácil escolher aplicações financeiras que apresentem regras de rentabilidade, liquidez e segurança que estejam alinhadas às suas necessidades.

Além de se atentar ao perfil de investidor, é importante buscar por um fundo que tenha boa rentabilidade. Isso porque, não adianta nada escolher ativos seguros, porém com baixo retorno.

O que considerar no momento de escolher o fundo de previdência privada?

Sabemos que a escolha do melhor fundo de previdência privada não é uma tarefa fácil, pois é necessário levar diversos fatores em consideração para fazer uma escolha assertiva e segura.

Entre as principais questões que merecem atenção no momento de decidir estão:

  •  Estratégia de investimentos do fundo: por meio do método do fundo, você vai saber como seu dinheiro vai ser investido. Existem planos de previdência que focam nos investimentos em renda fixa e outros em variável;
  • profissionais que gerem o ativo: é importante contar com profissionais experientes, pois eles vão assegurar um bom gerenciamento dos recursos e ainda vão ajudar que o plano alcance o critério de rentabilidade previsto no contrato;
  • taxas: algumas taxas são cobradas nos planos de previdência (taxas de administração, carregamento, entre outras) e elas podem comprometer a rentabilidade do plano de previdência;
  • rentabilidade: mesmo que o fundo traga ativos de renda variável, os perfis mais conservadores podem analisar a relação risco x retorno, entendendo que às vezes é preciso se arriscar mais  para ter uma rentabilidade maior, especialmente se pensarmos em longo prazo.

Como funciona o plano de previdência ARCA?

O plano de previdência ARCA foi desenvolvido pela Grão  com base na metodologia ARCA, idealizada pelo influenciador de finanças Thiago Nigro. Por meio dessa metodologia, os investidores dividem o portfólio de investimentos em 4 partes, são elas:

  • ações brasileiras: esses ativos vão ajudar você a se expor ao mercado brasileiro. Com isso, torna-se possível aproveitar o potencial de ganhos e ter acesso às oportunidades no segmento nacional;
  • real estate: direcionam-se os recursos para ativos do setor imobiliário. Dessa forma, você pode explorar o ganho financeiro deste mercado e otimizar a sua rentabilidade a longo prazo, pois se trata de um dos segmentos mais lucrativos;
  • caixa: nessa etapa há a exposição aos ativos de renda fixa,  mais seguros e com alta liquidez, contribuindo para proteger o seu patrimônio;
  • ativos internacionais: eles vão ajudar a ampliar o acesso aos investimentos e irão proporcionar ótimas oportunidades, pois você poderá investir em aplicações de vários países. Entre alguns ativos do exterior estão as moedas estrangeiras (dólar, euro etc.), fundos de investimentos internacionais, ações nas bolsas estrangeiras, entre outras possibilidades.

Diante dessas características, podemos dizer que o fundo de previdência privada ARCA pode se adequar a diversos perfis de investidor, trazendo equilíbrio e visando rentabilidade. Essa questão ocorre justamente pelo fato de o fundo contemplar vários ativos e ampliar o leque de oportunidades no mercado financeiro.

Desse modo, você terá a segurança e a flexibilidade de escolher o plano de previdência ideal e que esteja de acordo com o seu perfil de investidor e as suas necessidades.

Como é possível perceber, existem vários fundos de previdência privada no mercado financeiro. Nesse contexto é fundamental ter o conhecimento das características de cada fundo para que você possa escolher um ativo que esteja de acordo  com seu perfil de investidor e atenda às suas necessidades.

Desse modo, procuramos apresentar algumas dicas para te ajudar a fazer a escolha do plano de previdência de maneira segura e assertiva e, assim, possa garantir um futuro próspero e tranquilo com toda sua família e as pessoas queridas.

Está interessado em se aprofundar sobre o fundo de previdência privada ARCA? Conheça agora mesmo o plano previdenciário ARCA e veja como você poderá aproveitar dos benefícios proporcionados pelo plano e como ele poderá te ajudar a alcançar os seus objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *