fbpx

Como aumentar o patrimônio? Veja 6 passos

Como aumentar o patrimônio
Reading Time: 4 minutes

Ter dinheiro suficiente para ter uma vida confortável hoje e no futuro: difícil alguém que não quer isso, não é mesmo? Porém, apesar de pensar dessa forma, poucas pessoas sabem como aumentar o patrimônio. 

Essa intenção de se precaver e a prática de investir devem fazer parte do nosso dia a dia, afinal de contas estamos sempre recebendo e gastando recursos. Então, nada melhor do que planejar os passos e fazer tudo com consciência, para que dinheiro nunca seja um problema.

Pensando nisso, é interessante destacar que uma vida financeira equilibrada passa por alguns pilares: acumular, multiplicar, proteger e perpetuar patrimônio. 

Se você quer saber por onde começar a primeira etapa, acompanhe este conteúdo que preparamos!

O que é patrimônio financeiro?

Primeiramente, é importante esclarecer o que é patrimônio de fato. Patrimônio financeiro é tudo aquilo que você tem, sejam os bens ou as dívidas. Isso mesmo, patrimônio é seu dinheiro, seus investimentos, seus bens — como casa, carro, empresa, terrenos — e o que mais estiver em seu nome, como financiamentos, parcelas e pendências.

Sendo assim, podemos dizer que o patrimônio divide-se entre ativo e passivo. E entender essa diferença é importante para a definição de uma boa estratégia de como aumentar seus bens.

Para simplificar, na contabilidade passivo são dívidas e contas a pagar. O patrimônio passivo também pode ser considerado aquele que você tem, mas que ao invés de gerar renda, subtrai. Por exemplo, um carro financiado. O saldo devedor é considerado um passivo

Já os ativos são os recursos, são os patrimônios que contribuem para o aumento dos bens. Um investimento com rentabilidade, a parte quitada de um imóvel ou uma propriedade que você aluga e te gera renda, são exemplos. 

Como expandir o patrimônio?

Expandir o patrimônio ativo é importante quando desejamos ter equilíbrio e saúde financeira. Caso contrário, tudo aquilo que ganhamos pode acabar se perdendo devido aos gastos supérfluos, exageros e impulsos que poderiam ter sido controlados.

Por conta disso, a estratégia mais inteligente a se fazer é, além de conservar o que você já tem, manter esforços para aumentar o seu montante. Dessa forma, você construirá uma base sólida e segura para alcançar suas metas. 

Visto isso, veja alguns passos para aumentar seu patrimônio.

1 – Desenvolver educação financeira

Para obter sucesso nessa jornada, o ideal é investir no desenvolvimento da educação financeira. 

É importante conhecer o mercado, as opções disponíveis, as formas existentes de fazer o dinheiro se multiplicar e as maneiras inteligentes de poupar. A base de tudo é o conhecimento, por isso, crie o hábito de ler e estudar sobre finanças pessoais para pisar neste terreno com mais confiança.

2 – Ter objetivos claros

O segundo passo para aumentar seu patrimônio eficazmente é traçar metas e objetivos. Eles podem ser a curto, médio e longo prazo. Isso porque fica muito mais fácil poupar dinheiro quando estamos motivados pensando naquilo que conseguiremos conquistar lá na frente.

Pode ser trocar de carro, quitar a casa, fazer uma viagem longa, abrir um negócio, ou até mesmo ter dinheiro suficiente para viver de renda e se aposentar com tranquilidade.

Há pessoas, inclusive, que fazem sua gestão financeira e do seu patrimônio pensando na família e nos filhos.

3 – Fazer um planejamento financeiro

A próxima etapa para alcançar a multiplicação do seu patrimônio é fazer um planejamento financeiro. Aqui, é preciso ter muita organização e criar o hábito de alimentar e verificar suas anotações com frequência.

Anote em uma planilha tudo aquilo que entra e sai de dinheiro, sem exceções. Categorize o máximo que puder para ajudar a entender as principais fontes de renda e de escoamento. Com esta etapa, será mais fácil identificar onde e com o que é possível cortar gastos.

Isso pode incluir taxas de serviços bancários que você não usa, planos de dados maiores que o necessário, e assim por diante. Delimite uma meta, tanto de ganhos, quanto de gastos. 

Lembre-se que o ideal é poupar pelo menos 10% de tudo o que você ganha.

4 – Aumentar a renda

É possível começar a gestão e a multiplicação do patrimônio mesmo com pouco dinheiro. Entretanto, seja com pouco ou com muito, você precisa pensar em formas de aumentar sua renda e seus ganhos

Existem várias maneiras:

  • investir na sua carreira para conquistar cargos e salários melhores;
  • empreender num ramo que possa lhe trazer mais lucros;
  • prestar consultorias ou dar aulas daquilo que você sabe fazer muito bem;
  • começar a investir em renda fixa ou renda variável.

5 – Investir

E por falar em investimentos, um dos passos mais importantes para aumentar seu patrimônio ativo é investir o dinheiro para que ele gere rentabilidade. 

O ideal é sempre fazer o dinheiro trabalhar para você. Nesse caso, vale a pena estudar algumas opções, considerando o seu perfil de investidor, suas metas e o quanto tem disponível.

Por exemplo, se o seu perfil for do tipo conservador, ou seja, a segurança é mais importante para você, considere aplicar em investimentos como Tesouro Direto, como Tesouro Selic, Tesouro IPCA+ de até 3 anos, LCIs e LCAs.

Ou, se for de perfil moderado e busca mais rendimento, mas sem arriscar tanto, pode considerar investir em outros tipos de títulos públicos e também em renda variável — como fundos de investimentos, fundos de previdência e ações menos voláteis.

Já os investidores que querem potencializar os lucros, os arrojados, podem pesquisar mais sobre as várias opções de ações na Bolsa de Valores, small caps, fundos imobiliários, ETFs, mercado futuro, etc.

6 – Fazer o planejamento sucessório

Um passo, muitas vezes ignorado por alguns, é o planejamento sucessório. Porém, ele é muito importante na gestão de patrimônio

Isso porque pulando essa etapa, corre-se o risco de comprometer boa parte do patrimônio no momento da perpetuação, devido aos altos impostos sobre heranças, taxas advocatícias e problemas com inventário. Sem contar as disputas judiciais que podem surgir.

Para evitar, invista no planejamento sucessório, tributário e financeiro. Um exemplo de estratégia é fazer uma previdência privada nomeando beneficiários. Isso garantirá que eles recebam o valor integral e de forma rápida, porque previdência privada não precisa passar por inventário.

De qualquer forma, não se esqueça de diversificar seus investimentos e de monitorá-los com frequência, para potencializar seus lucros e manter seu patrimônio protegido de eventuais riscos.

Para te ajudar a fazer essa gestão, você pode contar com a ajuda de uma assessoria, como a Blue 3 Investimentos. E quanto antes começar os passos para multiplicação do seu patrimônio, melhores serão seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *