Hoje em dia, só não organiza as próprias contas quem não quer. As opções de ferramentas para controle financeiro são muito diversas.
Planilhas, aplicativos, controle financeiro manual e automático. A questão é: qual dessas alternativas é a melhor para você? Planilha ou app?
Só existe uma maneira de encontrar uma resposta para esta pergunta: experimentando. O controle e a educação financeira funciona quando viram hábitos na nossa vida e, para isso, é fundamental usar ferramentas que funcionem bem no seu dia a dia.
Confira agora os prós e os contras das principais ferramentas de controle financeiro e escolha a sua:
1. Aplicativo de finanças e investimentos
Um app financeiro e de investimentos, como o da Grão, é uma forma fácil e prática de investir, acompanhar os ativos, organizar suas finanças, contas etc. Vale lembrar que existem diversos aplicativos no mercado, cada um com funções específicas. Nosso app é exclusivo para investir e acompanhar nossos fundos, mas você pode contar com outras opções disponíveis para sua organização financeira.
Vantagens
Além de práticos e estarem disponíveis todo momento direto na telinha do seu celular, computador ou tablet, os apps financeiros trazem diversos benefícios, como:
- mais facilidade de uso em relação à uma Planilha de Excel;
- geralmente, mostra dicas de planejamento financeiro para te ajudar no dia a dia;
- traz funcionalidades adicionais;
- você acompanha seu planejamento facilmente em qualquer lugar e hora.
Desvantagens
Apesar de poucas, os apps podem contar com algumas desvantagens, como:
- ser necessário fazer um levantamento de todas as suas despesas antes de inserir no app;
- ainda que a maioria dos apps sejam gratuitos, existem algumas opções em que é necessário pagar para desbloquear funções extras.
2. Planilha de controle financeiro
Uma planilha é um documento de Excel em que você contabiliza todas as suas despesas e receitas mês a mês. Existem diversos modelos prontos espalhados pela internet, dos mais simples aos mais complexos, mas você também pode fazer o seu próprio.
Vantagens:
As planilhas no Excel podem trazer benefícios como:
- você mesmo pode construir a melhor forma de organizar suas finanças;
- possibilita inserir fórmulas e fazer contas personalizadas, além de projeções;
- permite a criação de gráficos customizados a partir de seus dados.
Desvantagens
Assim como os aplicativos, as planilhas no Excel também trazem desvantagens que podem dificultar seu uso:
- pouco útil para quem não tem habilidade com o Excel;
- pode até funcionar no celular, mas a usabilidade é mais complicada do que a de um aplicativo;
- também é necessário fazer um levantamento de todas as suas despesas antes de inserir nela;
Controle financeiro manual ou automático
Independente de usar um app ou uma planilha, você poderá lidar com duas situações para organizar suas finanças nessas ferramentas: controlar de forma manual ou automática. Entenda melhor como funciona cada uma delas a seguir.
Controle financeiro manual
O controle manual é feito quando você mesmo precisa inserir manualmente cada uma de suas despesas e receitas na sua planilha ou app de controle financeiro.
Nesse caso, você não terá uma “projeção”.
Vantagens:
- Ao inserir suas despesas manualmente, você consegue acompanhar sua vida financeira mais de perto.
Desvantagens
- Necessário fazer um levantamento prévio de todas as suas despesas.
Controle financeiro automático
É feito automaticamente por um app de controle financeiro, quando você conecta suas contas bancárias e cartões de crédito.
Vantagens
- lista e categoriza suas despesas automaticamente, em poucos segundos;
- atualiza automaticamente mês a mês, sem necessidade de imputar os dados todas às vezes que você for usar.
Desvantagens
- necessário inserir sua senha bancária;
- a categorização automática de despesas nem sempre funciona 100%, sendo necessário ajuste manual.
Como escolher a ferramenta mais indicada para mim?
Você já percebeu que existem várias opções de ferramenta de controle financeiro. Para escolher a que funciona melhor para você, uma boa dica é se fazer as seguintes perguntas:
- Eu tenho familiaridade com o Excel?
Existem pessoas que amam e pessoas que odeiam planilhas. Em qual desses grupos você se enquadra? Se você odiar planilhas, prefira outra opção de controle financeiro. Se você já não gosta da ferramenta, as chances de desistir do seu planejamento financeiro no meio do caminho são maiores. - Eu tenho receio de compartilhar meus dados bancários?
Os aplicativos de controle financeiro automáticos são mais práticos, é verdade, mas, por mais seguros que se mostrem, a verdade é que você está compartilhando sua senha bancária com terceiros. Se você é mais cuidadoso com o compartilhamento de dados na internet, talvez uma opção de controle manual seja mais indicada para você. - Eu tenho disponibilidade para imputar todas as minhas despesas mensalmente?
O controle financeiro manual demanda a dedicação de um tempinho pelo menos uma vez por mês para atualizar suas despesas. É um tempo precioso que você dedica para organizar suas finanças e pensar no seu futuro, mas é necessário criar o hábito e não pular nenhum mês para que a ferramenta funcione bem. - Eu quero acompanhar minhas finanças mais de perto?
Se você tem o desejo de acompanhar suas contas mais de perto, a ferramenta de controle automático pula algumas etapas que são importantes para você entender como seu orçamento funciona. Para entender, de uma vez por todas, a dinâmica das suas contas, uma ferramenta de controle manual é a mais indicada para você.
Agora que você já sabe o que analisar na hora de escolher entre uma planilha o app para realizar seu controle financeiro, conheça também os benefícios de usar aplicativos de investimentos para investir de forma segura e fácil.
Pingback: Reserva de emergência: como criar a sua agora e sempre
Pingback: Alimentação saudável: 5 dicas para economizar no orçamento