fbpx

Não espere sobrar para guardar dinheiro: receba e invista!

Não espere sobrar para guardar dinheiro. Receba, invista!
Reading Time: 3 minutes

É muito comum as pessoas se questionarem qual o melhor momento para guardar dinheiro. Será que é possível apontar o dia, a semana ou a hora ideal para isso?

Antes de chegarmos na resposta é importante pensarmos com calma a forma como costumamos lidar com o dinheiro.

Algumas pessoas ainda acreditam que o dinheiro não é tão importante, quanto a isso essas pessoas têm razão, o fundamental não é o dinheiro em si, mas a forma com as decisões relacionadas ao dinheiro impactam o futuro.

Guardar dinheiro ainda hoje é uma grande dificuldade para boa parte das pessoas simplesmente porque elas esperam ver o que vai sobrar para guardar.

Guardar dinheiro: uma decisão, um hábito

As pessoas que decidem guardar dinheiro por guardar quase sempre acabam sucumbindo as tentações de comprar algo e ver o plano de poupar dar errado.

Quando não sabemos para o que o dinheiro está sendo guardado estamos deixando aberta a possibilidade de gastar a qualquer momento. A falta de comprometimento é cruel e mais comum do que imaginamos.

Agora, quando criamos um objetivo, um sonho de consumo que precisa ser construído aos poucos acaba por nos deixando motivados a só gastar com o que é realmente necessário.

Sonhos: um incentivo para o consumo consciente

Costumamos propor uma brincadeira para as pessoas com as quais conversamos sobre dinheiro, para demonstrar o quanto os sonhos podem ajudar no consumo consciente.

Imagine que alguém tenha o sonho de fazer uma viagem para celebrar um momento especial.

Essa mesma pessoa, alimentou esse sonho durante muito tempo, fez contas e mais contas e percebeu que precisa guardar determinado valor durante um ano para conseguir fazer a viagem.

Quando essa pessoa sair para fazer compras vai lembrar do sonho da viagem e parar para pensar se realmente aquela compra é necessária ou se vale a pena repensar e guardar esse dinheiro para usar como um valor a mais para realização dos sonhos.

Tem pessoas que vão além, colocam uma etiqueta adesiva nos cartões de crédito onde o sonho está escrito, justamente para repensar a comprar para avaliar o que realmente é importante naquele momento.

Guardar X Gastar: a melhor decisão para o seu bolso

Gastar é muito mais prazeroso que guardar dinheiro, principalmente se você considerar que o ato de comprar alguma coisa está cada vez mais associado a uma decisão tomada para “amenizar os efeitos da ansiedade”. O resultado… eu conto ou você conta? Pois é.

A verdade é que guardar dinheiro é antinatural. O fluxo normal é trabalho-dinheiro-gasto-necessidade de mais dinheiro-mais trabalho e por aí vai. Normal, uma ova, é verdade, mas é assim que estamos “acostumados” a pensar e fazer — e acabamos agindo de forma automática.

Ah, sim, é assim desde que o mundo é mundo, basta pensar que nossos antepassados precisavam sair para caçar mais de uma vez por dia para garantir suas refeições e a expectativa de vida era baixíssima. Estocar alimentos com segurança e por um bom tempo na geladeira é algo recente. Guardar dinheiro também.

Recebi investi, a melhor hora de guardar

Uma estratégia que faz toda a diferença para começar a guardar dinheiro é aproveitar o momento que o dinheiro aparece na conta, o famoso “Recebi, Investi”.

Quando você recebe e já investe, acaba automatizando e criando um novo hábito — o de pagar-se primeiro. Sim, afinal você paga a conta da luz, a empresa de internet, o barzinho, o cabelereiro, mas acaba (por vezes) esquecendo de pagar quem mais importa: você mesmo!

E por se tratar de criar um hábito, mais do que quanto você junta, o que importa é a disciplina de sempre guarda dinheiro. Por isso, mais uma vez o “Recebi, Investi” serve para esse objetivo como uma luva.

Esperar sobrar? Esse nunca é o caminho

A grande verdade é que esperar sobrar dinheiro para guardar simplesmente não funciona. Precisamos de metas, precisamos fazer um orçamento minimamente organizado e principalmente precisamos falar sobre dinheiro sem que ele seja encarado como um problema.

Ao longo do tempo, a prática do “Recebi, Investi” se torna um hábito que natural para o resto da vida.

Além disso, ter disciplina nos seus aportes e aplicações faz com que seus investimentos rendam mais e, consequentemente, você terá mais dinheiro para alcançar suas metas e objetivos.

Gostou de saber as melhores práticas para guardar dinheiro? Continue de olho nos conteúdos da Grão por meio das nossas redes sociais: InstagramFacebook e YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *