Análise SWOT: como usá-la em suas finanças

Análise SWOT: como usá-la em suas finanças

Análise SWOT ou a FOFA, para os mais íntimos ( ), é conhecida por ser uma ferramenta de gestão muito presente em estratégias internas e externas de uma empresa.

Nunca ouviu falar e não sabe o que é?

Relaxa, nesse post você vai conhecer!

As iniciais da SWOT representa cada espaço da análise:

SStrengths = Forças

WWeaknesses = Fraquezas

OOpportunities = Oportunidades

TThreats = Ameaças

Separados em fatores internos e externos, a análise SWOT contribui para uma visualização mais clara da estratégia traçada, do que é válido melhorar e/ou tirar.

FATORES INTERNOS

Esses fatores envolvem capacidades intelectuais, relacionamentos, habilidades técnicas e competências intrapessoais, e são analisadas em forças e fraquezas. As forças são tendências que cada um tem e que pode ajudar nas conquistas dos objetivos pessoais. Se você é formado, tem experiência no mercado, tem facilidade para liderar e lidar com situações adversas, você pode colocar tudo isso no espaço forças. Já fraquezas são pontos de atenção, que nos dá a consciência de onde melhorar.

FATORES EXTERNOS

Nos fatores externos são abrangidos aspectos ligados ao ambiente de vivência, e são pontuados em oportunidades e ameaças. As oportunidades aliadas às forças pessoais ajudam a atingir os objetivos, já as ameaças são situações que impedem alcançar suas metas.

Esquematizando fica mais ou menos assim:

analise_swot-1

Mas agora o questionamento: se essa análise serve para um raciocínio mais estratégico, como eu posso usar a SWOT para me organizar financeiramente?

Show, ótimo raciocínio!

E saiba que o propósito não muda, apenas é acrescentado ao dinheiro, sendo assim, pensar mais estrategicamente quanto ao seu dinheiro. Primeiro, comece a rever sua relação com o dinheiro, considerando a estrutura da SWOT e depois monte uma tabela e coloca nela os fatores internos e externos que você levantou na sua auto análise.

Exemplo, a Carol quer começar a pensar mais estrategicamente com o seu dinheiro e percebeu que uma análise SWOT pode te ajudar a pôr isso em prática, e ela começou assim:

“Tenho um salário ok, que me permite ter uma grana no final de cada mês. Pago minhas contas em dia, mas não tem um mês sequer que eu não tenho um gasto extra, como por exemplo o famoso café no final do dia.

Apesar de manter minhas contas em dia, eu não tenho uma educação financeira invejável mas tenho consciência que é importante para agir melhor com o meu dinheiro, até porque daqui a 3 anos quero começar a montar meu studio de produção. Já que eu comecei a investir meu dinheiro ano passado.” 

Terminando sua auto análise, Carol colocou seus pensamentos dentro da SWOT:

exemplo_swot

Fazendo sua análise SWOT, Carol conseguiu ter uma noção mais visível de pontos que poderiam passar despercebidos se continuassem apenas em seus pensamentos e com isso, ela pode manter ou até mesmo crescer com sua força que é pagar as contas em dia, assim como se afastar das ameaças do vilão que são os cafezinhos no final da tarde.

Curtiu essa tática?

Ela é bem simples e pode abrir seus olhos de maneira muito mais estratégica quanto ao seu dinheiro, e para te incentivar ainda mais, o app Diin pode ser um grande aliado, assim ó:

Em forças você recebe pushes que te ajudam a se lembrar das suas contas e gastos;
Nas fraquezas você pode contar com muitas dicas de como se manter na linha referente a sua educação financeira;
Com oportunidades o app age na rentabilidade do seu dinheiro guardado e separado por objetivo;
E em ameaças, o app te ajuda a manter distância consciente delas.

Bora abraçar suas oportunidades e potencializar as suas forças?

O mais legal é que não temos mínimo de valor, então fica muito mais fácil abrir uma conta com a gente. Você é quem manda, pode começar com o valor que desejar guardar!

boa

© GIPHY

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão