Você sabe como funciona a metodologia ARCA? Trata-se de um método de diversificação eficiente no longo prazo e que contribui para otimizar a rentabilidade de todo o portfólio.
Atualmente, existem vários métodos e conceitos relacionados ao mercado financeiro. Em um contexto de muitas informações nem sempre é fácil filtrá-las e isso inclui os investidores que já têm experiência na área.
Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo explicamos o que é a ARCA e como ela funciona.
Além disso, destacamos os principais passos para utilizá-la nos seus investimentos, explicando os motivos pelos quais você deve investir optando por essa metodologia.
Ficou interessado? Continue com a gente para saber mais!
O que é a ARCA?
A ARCA trata-se de uma metodologia desenvolvida pelo Thiago Nigro e faz referência a uma abreviação referente aos seguintes tipos de ativos:
- A: Ações Brasileiras;
- R: Real Estate, trata-se de um termo originário da língua inglesa que traduzindo para o nosso idioma significa mercado imobiliário;
- C: Caixa;
- A: Ativos internacionais.
Sabemos que em algumas situações, o mundo dos investimentos pode ser complexo, inclusive para os profissionais experientes da área. Isso acontece porque há alguns termos técnicos de difícil compreensão, além do fato de haver um grande conjunto de ativos no mercado financeiro.
Nesse contexto, a metodologia ARCA é muito útil, pois ela facilita a rotina dos investidores que querem maximizar sua rentabilidade e balancear a carteira de forma estratégica.
Dessa maneira, podemos dizer que ao seguir essa metodologia, o seu portfólio lidará com 4 tipos de ativos. Assim, torna-se possível diversificar a sua carteira, proteger o seu patrimônio e aproveitar mais oportunidades de investimentos.
Como funciona o método?
Como destacamos anteriormente, na metodologia ARCA os investidores dividem o portfólio de investimentos em 4 partes, são elas:
- ações brasileiras: esses ativos vão ajudar você a se expor ao mercado brasileiro. Com isso, torna-se possível aproveitar o potencial de ganhos e ter acesso às oportunidades;
- real estate: nessa parte do método há o direcionamento para as oportunidades de ativos do mercado imobiliário, com foco principalmente nos FIIs. Dessa maneira, você vai poder explorar o ganho financeiro deste mercado e otimizar sua rentabilidade a longo prazo;
- caixa: nessa etapa há a exposição aos ativos de renda fixa, contribuindo para proteger o seu patrimônio com ativos de alta liquidez;
- ativos internacionais: eles vão ajudar a ampliar o acesso aos investimentos e irão proporcionar ótimas oportunidades. Entre alguns ativos de outros países estão as moedas estrangeiras (dólar, euro etc.), fundos de investimentos internacionais, ações nas bolsas estrangeiras, ETFs, entre outras possibilidades.
Qual a função dessa metodologia?
A metodologia ARCA vai ajudar você a diversificar o patrimônio e a fazer escolhas inteligentes relacionadas ao mundo dos investimentos.
Além disso, ela auxilia os investidores a terem conhecimento de um amplo conjunto de ativos. Afinal, quem investe seguindo esse método vai se aprofundar nas ações brasileiras, no mercado imobiliário e em ativos internacionais.
O método também ajuda as pessoas a selecionarem ativos mais seguros, como os investimentos em renda fixa, contribuindo para a preservação do patrimônio e para o desenvolvimento de um portfólio diversificado.
Também podemos dizer que a ARCA ajuda os investidores a balancearem os ativos. Afinal, os investimentos serão divididos em 4 quadrantes e cada um terá 25% do seu portfólio.
Quais são os passos para utilizar a ARCA?
Para utilizar a ARCA e aproveitar os benefícios, é preciso seguir o passo a passo corretamente. São eles:
Entendimento da metodologia
Quem conhece sobre essa temática consegue organizar os investimentos e alocá-los de maneira eficiente e eficaz. Portanto, o primeiro passo para utilizar a ARCA é entender a metodologia a fundo.
Como destacamos anteriormente, a metodologia ARCA foi desenvolvida pelo Thiago Nigro e as letras que compõem a sigla têm o seguinte significado:
- A: Ações Brasileiras;
- R: Real Estate;
- C: Caixa;
- A: Ativos Internacionais.
Definição das porcentagens
A metodologia ARCA é dividida em quatro quadrantes, o que significa 25% para cada ativo descrito anteriormente. Com isso, os investidores trabalham seus ativos em partes iguais, contribuindo para o desenvolvimento de um portfólio diversificado.
No entanto, não é necessário seguir o número acima à risca. É natural que aconteçam algumas oscilações. Um quadrante, por exemplo, pode compor 30% e outro pode corresponder a 20% do portfólio.
De forma simplificada, a ideia da metodologia ARCA é que as porcentagens subam e caiam de acordo com as tendências do mercado. Ou seja, se as ações começam a cair de preço, naturalmente a porcentagem dela na ARCA diminuirá, em contrapartida, outros ativos como a renda fixa, vão aumentar.
O grande ponto de vantagem da ARCA, é que em momentos de queda nas ações, o investidor poderá investir mais nesses ativos, já que isso significa que elas estão mais baratos naquele período. Dessa forma, será possível voltar a equilibrar os 25% do método.
De forma geral, o objetivo do método é aproveitar os momentos de baixa para comprar mais barato e ver a carteira valorizar.
Além disso, você pode diversificar o investimento dentro de cada tipo de ativo. Essa prática vai ajudar a proteger ainda mais o seu patrimônio, além de apresentar boas oportunidades.
Nesse contexto é uma boa ideia, por exemplo, investir o seu dinheiro em diferentes empresas brasileiras ou em diversos ativos do mercado financeiro internacional. Por outro lado, não é uma boa ideia aportar o seu capital em mais de 15 ativos distintos.
Ao investir em um grande número de investimentos, você não terá tempo suficiente para estudá-los e conhecê-los detalhadamente, prejudicando as suas escolhas.
Nesse momento é comum surgir a seguinte dúvida: como saber quais os investimentos que podem ser escolhidos em cada quadrante? Não há muitos segredos, pois só é preciso seguir as sugestões que vamos apresentar abaixo:
- ações brasileiras: ações, ETFs, fundos de ações ou multimercados;
- real estate: investimentos no mercado imobiliário ou fundos imobiliários;
- caixa: ativos de renda fixa;
- ativos estrangeiros: ações internacionais, ETFs estrangeiras, fundos cambiais, fundos de investimentos do exterior etc.
Balanceamento dos investimentos
Nesse momento é importante revisar os ativos que estão presentes no seu portfólio e verificar se ele está devidamente balanceado e diversificado. Ou seja, os ativos precisam corresponder a pelo menos 25% em cada quadrante.
Por que investir com a ARCA?
Investir utilizando a metodologia ARCA proporciona um amplo conjunto de benefícios e vantagens. Por isso, vamos apresentar as principais razões pelas quais você deve conhecer e fazer os seus investimentos seguindo o método.
Estratégia simples e didática
O primeiro aspecto positivo relacionado à metodologia ARCA é que se trata de uma estratégia simples de se implementar e didática. Por meio desse método, os investidores vão saber lidar melhor com os investimentos, simplificando as terminologias do mercado financeiro.
Além disso, a metodologia é bastante didática e simples, tornando a difícil tarefa de fazer a alocação de ativos algo mais fácil de ser executado. Também fazemos questão de mostrar cada passo e de ajudar os investidores a tomarem melhores decisões.
Implementação de uma metodologia eficiente
Ao investir fazendo a utilização da ARCA, você vai selecionar os ativos do mercado financeiro utilizando uma metodologia eficiente e com bons resultados. Desse modo, podemos dizer que o método tem muito a contribuir para otimizar a lucratividade.
Decisões melhores com os investimentos
Outro aspecto relacionado a esse método é que ele contribui para que as pessoas tomem as melhores decisões. Isso ocorre, pois, os investidores passam a ter um conhecimento profundo sobre um amplo conjunto de ativos, além de todos os outros benefícios citados até aqui.
Organização dos ativos
Os investidores que utilizam o método ARCA conseguem organizar e alocar os ativos de forma eficiente. Essa questão acontece porque se evita uma concentração muito grande de um tipo de investimento na sua carteira.
Vale destacar ainda que a organização dos ativos é um dos principais segredos para o desenvolvimento de um portfólio eficaz, pois quando os investimentos estão devidamente organizados fica mais fácil acompanhá-los.
Dessa maneira, você terá mais assertividade no momento de definir estratégias que possam contribuir para a otimização da performance e da lucratividade do seu portfólio como um todo.
Melhor gestão do patrimônio
Com os ativos organizados e com uma estratégia de investimentos devidamente planejada, podemos dizer que a metodologia ARCA ajuda os investidores a otimizarem a gestão de todo o patrimônio.
Com isso, eles vão ter uma visão geral e abrangente em relação aos ativos que fazem parte do portfólio. Isso contribui para um acompanhamento otimizado dos investimentos.
Essa questão é fundamental, pois ao acompanhar de maneira rápida, simples e prática, é mais fácil desenvolver estratégias eficazes que tenham como objetivo otimizar a performance de toda a carteira.
Diversificação da carteira
Um dos principais aspectos positivos relacionados à metodologia ARCA é que ela auxilia os investidores a diversificarem o portfólio de investimentos.
Proteção do patrimônio
A proteção patrimonial se relaciona com a diversificação da carteira. Isso acontece porque você vai investir em diferentes tipos de ativos, contribuindo para a redução do risco do seu portfólio.
Por meio da metodologia ARCA você aplica o seu capital em diferentes mercados e em ativos com diferentes características. Desse modo, caso um ativo específico, eventualmente, desvalorize, outro investimento poderá compensar, mitigando ou eliminando as perdas.
Podemos dizer, portanto, que o método vai ajudar a proteger o seu patrimônio de grandes prejuízos, ajudando no desenvolvimento de um portfólio lucrativo e rentável.
Acesso a boas oportunidades de investimentos
Com o método ARCA aumentam-se as chances de você ter acesso a ativos com ótima rentabilidade e no desenvolvimento de um portfólio lucrativo.
Conquistar a independência financeira
Por conta de todos os benefícios que destacamos até aqui, podemos dizer que a metodologia ARCA te ajudará a alcançar a tão sonhada independência financeira, o que aumenta as chances de um futuro próspero e tranquilo para toda a sua família.
Assim, você faz com que o dinheiro trabalhe para você no longo prazo, contribuindo para o crescimento sustentável e eficiente do seu patrimônio.
Qual a importância de conquistar a independência financeira?
Antes de destacarmos sobre a relevância é importante conhecermos o conceito de independência financeira. Trata-se do estado em que a pessoa apresenta fontes de renda passiva que são suficientes para manter o seu padrão de vida.
Dessa maneira, quem é independente no aspecto financeiro não precisa, por exemplo, do salário de um emprego fixo para sustentar o padrão de vida. Com isso, torna-se possível ter um equilíbrio e trabalhar por opção, garantindo autonomia.
Lembre-se que a independência financeira te ajudará a alcançar os seus objetivos e a realizar os seus sonhos.
Como conquistar a independência financeira?
Destacamos anteriormente sobre o conceito e a importância da independência financeira. Esse tipo de conhecimento é fundamental, pois vai ajudar as pessoas a alcançarem os objetivos planejados.
Nesse contexto, há algumas medidas que poderão ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos: o planejamento das finanças pessoais, a definição das metas e a realização de bons investimentos. Abordaremos sobre essas questões logo abaixo.
Planejamento financeiro
É importante organizar as suas despesas e prever os seus objetivos. Com isso, torna-se possível realizar os seus sonhos.
Elaborar o orçamento
A elaboração do orçamento ajuda as pessoas a estabelecerem prioridades, aproveitando melhor os recursos financeiros. Por meio dessa prática, você pode conhecer as suas fontes de receita e de despesa e, a partir disso, contribuir para a otimizar e controlar suas finanças.
Definir as suas metas
A definição dos objetivos ajudará a estabelecer prioridades com o seu dinheiro, o que permite ter mais recursos financeiros para fazer investimentos.
Conhecer o seu perfil de investidor
O conhecimento do perfil de investidor é essencial para fazer bons investimentos e selecionar os ativos de acordo com as suas necessidades. Existem três perfis distintos, são eles:
- conservador: pessoas com pouca experiência em investimentos ou com pouca disposição para arriscar. Por isso, optam por ativos mais seguros, como os de renda fixa;
- moderado: tem experiência no mundo dos investimentos e disposição para correr alguns riscos visando melhores rentabilidades. Os fundos multimercados e ETFs, por exemplo, são ótimas alternativas para esse perfil;
- arrojado: tem experiência e não tem medo de se arriscar, pois, busca melhores rentabilidades. Por isso, pode optar por investimentos mais voláteis como os ativos de renda variável com maior risco, incluindo as ações nas bolsas, criptomoedas etc.
Fazer bons investimentos
A realização de bons investimentos é primordial para maximizar o desempenho da sua carteira. Por isso, é importante que eles estejam de acordo com as suas necessidades e ajudem a alcançar os seus objetivos.
Como podemos te ajudar a implementar a metodologia ARCA?
A metodologia ARCA, desenvolvida pelo Thiago Nigro, é um dos nossos principais diferenciais. Utilizamos esse método como o objetivo de ajudar você a otimizar a performance do seu portfólio e maximizar seus lucros com os investimentos.
Contamos com uma equipe completa de profissionais que têm experiência no assunto e no funcionamento de todo o mercado financeiro. Dessa maneira, eles estarão preparados para fornecer o melhor suporte e auxiliá-lo na escolha dos melhores ativos, de acordo com as suas necessidades.
Podemos dizer, portanto, que ao contar com uma instituição financeira especializada no assunto, como a Grão, você vai obter melhores resultados com a implementação da metodologia ARCA.
A ARCA proporciona vários benefícios aos investidores e isso acontece devido às características desse método. Ao longo desse artigo, procuramos apresentá-la para enriquecer seu conhecimento, aprofundando os principais pontos que te ajudarão no que diz respeito ao mundo dos investimentos.
Ao conhecer e aplicar essa metodologia, você diversifica a carteira de maneira efetiva e, consequentemente, terá acesso às melhores oportunidades de ativos. Podemos dizer, portanto, que o método ajudará a maximizar os lucros dos seus investimentos.
Está interessado em conhecer mais sobre a metodologia ARCA e saber como ela vai ajudar a maximizar seus investimentos? Conheça o fundo ARCA e descubra os principais benefícios desses ativos.