fbpx

10 Melhores Livros sobre Investimentos em 2023

Livros sobre investimentos - Grão
Reading Time: 6 minutes

Não sabe como começar a investir? Pois saiba que ler bons livros sobre investimentos financeiros pode ser uma boa maneira para conhecer esse universo. Aliás, até mesmo se você já investe há algum tempo, conhecimento nunca é demais, não é mesmo?

Sabemos que existe muito conteúdo de qualidade e simplificado na internet, como aqui no Blog do Grão. Mas, ressaltamos que se você quer ser, de fato, um grande investidor, vai precisar ir um pouco além. Uma vez que, ler livros de especialistas do assunto é um diferencial. Afinal, esse tipo de material costuma ter conteúdos mais profundos. 

Além disso, é possível aprender com a experiência de quem já está há muito tempo neste ramo. Já que em muitas obras, os autores trazem suas próprias vivências como exemplo. Então, com tudo isso em mente, preparamos uma seleção dos 10 melhores livros sobre investimentos para você ler em 2023. Confira!

Livros sobre investimentos para iniciantes

Se você é um iniciante no assunto, certamente é importante procurar por livros sobre investimentos mais básicos e explicativos.

O início da trajetória de um investidor é, geralmente, uma mudança de mindset. Por isso, alguns livros apresentam filosofias de vidas capazes de mudar a forma como você vê o dinheiro.

Para te ajudar, separamos alguns que podem ser interessantes para você ler caso seja um iniciante no assunto:

1. Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki

Livros sobre investimentos - Grão
Crédito: Divulgação

Embora esteja na lista para iniciantes, Pai Rico, Pai Pobre é um dos maiores clássicos livros sobre investimentos. De fato, a obra escrita pelo empresário e investidor Robert Kiuosaki, fala sobre comportamento financeiro.

Primordialmente, é um livro simples e interessante. Assim, o autor mostra as diferenças fundamentais entre pessoas com uma mentalidade rica e uma mentalidade pobre. Desse modo, a partir de suas próprias experiências, ele leva o leitor a refletir. E, principalmente, a desenvolver a inteligência financeira.

2. O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

Livros sobre investimentos - Grão
Crédito: Divulgação

Leitura obrigatória para qualquer aspirante a investidor, O Investidor Inteligente foi considerado o melhor livro sobre investimentos por Warren Buffett, grande referência do mercado financeiro.

A saber, a obra foi escrita por Benjamin Graham, um economista inglês muito influente da primeira metade do século XIX. 

Em resumo, neste livro, o autor conta sobre a sua filosofia em relação aos investimentos. Além disso, também aponta conceitos econômicos primordiais. Mas, a lição mais valiosa do livro talvez seja a sua visão de que existem três pilares para gerenciar investimentos: 

Não à toa, o clássico é uma referência até os dias de hoje. Vale a leitura!

3. Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker

Livros sobre investimentos - Grão
Crédito: Divulgação

Outro ótimo livro sobre investimentos para iniciantes é O Segredo da Mente Milionária, escrito pelo T. Harv Eker. 

O livro mostra meios de quebrar a mentalidade destrutiva que faz com que as pessoas não ganhem dinheiro. Além disso, também traz comportamentos e exemplos de pessoas bem-sucedidas para inspirar o leitor. Afinal, nada melhor do que um bom exemplo para aprender algo, não é mesmo?

4. Finanças Comportamentais, de Aquiles Mosca

Livros sobre investimentos - Grão
Crédito: Divulgação

Outro autor que prova que finanças vão muito além de planilhas e é, na verdade, comportamental, é Aquiles Mosca.

Em seu livro Finanças Comportamentais, ele explica o que são tendências comportamentais em finanças. Tudo com uma linguagem didática e perfeita para quem é iniciante.

Ao fim deste livro, vai ficar claro como alguns comportamentos podem ajudar ou prejudicar investidores.

5. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi

Livros sobre investimentos - Grão
Crédito: Divulgação

Em Casais Inteligente Enriquecem Juntos, Gustavo Cerbasi fala sobre finanças e relação conjugal. Afinal, quantos casais você já viu brigar por conta de dinheiro?

Pois é, esse é um tema muito importante e por isso esse livro é extremamente recomendável para quem constrói patrimônio a dois. Quando bem alinhados, um casal pode multiplicar suas riquezas e diminuir a pobreza.

Livros sobre investimentos para quem já começou a investir

Se você já investe e quer aprimorar as suas práticas, é interessante ler livros sobre investimentos mais avançados.

Existem desde opções mais objetivas, com dicas diretas, até livros que contam a história de grandes investidores.

Confira as nossas recomendações:

6. Investimentos Inteligentes, de Gustavo Cerbasi

Livros sobre investimentos - Grão
Crédito: Divulgação

Também do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, Investimentos Inteligentes vai direto ao ponto. Ideal para quem quer diminuir os erros na hora de aplicar seu dinheiro!

Ele ensina como investir e quais são os fatores a serem levados em conta na hora de escolher um investimento. E tudo é explicado detalhe por detalhe neste livro sobre investimentos. O que fazer, o que não fazer, quais os maiores erros que investidores inexperientes cometem e por aí vai.

7. Interpretação das Demonstrações Financeiras, de Benjamin Graham

Livros sobre investimentos - Grão
Crédito: Divulgação

Se você procura um livro para obter conhecimentos mais técnicos sobre investimentos, acabou de encontrar.

Interpretação das Demonstrações Financeiras, de Benjamin Graham, vai um pouco mais a fundo. Por isso, é recomendado para quem já está minimamente familiarizado com o tema. Ele é ideal para quem investe em ações. Afinal, detalha como é feita a contabilidade e os balanços das empresas. Assim fica mais fácil escolher em quais empresas aplicar o seu dinheiro, não é mesmo?

8. Ações Comuns, Lucros Extraordinários, de Philip Fisher

Livros sobre investimentos - Grão
Crédito: Divulgação

Ações Comuns, Lucros Extraordinários traz 15 pontos essenciais ao escolher os ativos no mercado de ações.

Escrito por Fhilip Fisher, o livro funciona como um guia mesmo para quem quer se dar bem investindo em ações. Obra obrigatória para quem tem perfil agressivo ou moderado!

Se você não sabe ainda o seu perfil de investidor, é possível fazer um teste rápido para descobrir. Basta clicar aqui.

9. Os Ensaios de Warren Buffett, de Warren Buffett

Livros sobre investimentos - Grão
Crédito: Divulgação

Este é um clássico que todo investidor apaixonado pelo mercado financeiro deve ler. Afinal, nada melhor do que aprender com quem entende tudo sobre o assunto, não é mesmo? 

Warren Buffett é considerado um grande mestre e, no caso, este livro sobre investimentos é como sua bíblia.

A obra fala sobre tudo que envolve investimento em ações. Para o autor, se você quer investir na Bolsa, tem que entender que está se tornando sócio de negócios. Dessa forma, precisa entender sobre negócios. Ações ordinárias, fusões e aquisições, finanças corporativas… são muitos os temas abordados por Buffett.

10. Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman

Livros sobre investimentos - Grão
Crédito: Divulgação

Daniel Kahneman ganhou nada mais, nada menos, que um prêmio Nobel em economia.

Em seu livro Rápido e Devagar, ele fala sobre um fator fundamental de qualquer investimento: o risco. Em uma análise brilhante, o autor mostra como funciona o ser humano em relação a tomada de decisões. E como é o impacto das notícias ruins sobre nós.

Afinal, bolsa de valores tem tudo a ver com comportamento humano. Ela oscila de acordo com nossas expectativas e, para se dar bem nesse negócio, você precisa conhecer as reações das pessoas.

Livro Bônus: Método Financeiro Do Primo Rico

Livros sobre investimentos - Grão
Crédito: Divulgação

Esse é um livro em que o Thiago Nigro, um dos maiores influenciadores de finanças do Brasil, ensina como usar a metodologia ARCAa mesma aplicada no nosso Plano de Previdência Privada — para aprender a distribuir todos os seus investimentos e a manter um balanço inteligente ao longo do tempo.

Com esse método, é possível organizar sua rotina de investimentos de forma eficiente para alcançar a liberdade financeira.

Aproveite o melhor dos livros sobre investimentos

A leitura é certamente um dos melhores hábitos que você pode adquirir ao longo da vida. Ela é capaz de proporcionar um momento de relaxamento, só seu, ao mesmo tempo em que te agrega conhecimento.

E mais: muitas pessoas consideram o hábito de leitura um dos mais potentes para que uma pessoa evolua e prospere.

Não à toa, os homens mais ricos do mundo, como Bill Gates e Warren Buffett, já declararam em diversas entrevistas que são amantes da leitura diária.

Por isso, ler livros sobre educação financeira e investimentos pode te levar além. Você não só aprenderá a investir bem o seu dinheiro, mas vai ver uma transformação completa na sua relação com o dinheiro.

Dessa forma, esperamos que goste das nossas recomendações. Boa leitura!

E se você quer melhorar sua forma de investir, conte com a Grão. Todos os dias trazemos dicas para potencializar investimentos com ajuda da previdência privada nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

3 comentários em “<strong>10 Melhores Livros sobre Investimentos em 2023</strong>”

  1. Pingback: Como aprender a investir: 3 lições que mudaram minha vida – LicitAções

  2. Pingback: Como fazer renda extra e aliviar o orçamento

  3. Pingback: Quero começar a guardar dinheiro: quais os primeiros passos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *