fbpx

15 melhores livros sobre investimentos para você ler

livros de investimento
Reading Time: 9 minutes

Não importa se você não sabe nada sobre aplicações financeiras ou se já tem algum conhecimento e sente que precisa se aprofundar mais. Também não faz diferença qual seja o seu estilo ao investir. Hoje, trouxemos 15 dicas de livros sobre investimentos que podem transformar a sua visão sobre as finanças e dar aquele up nas suas estratégias.

Entre lições atemporais e percepções mais modernas sobre o assunto, compilamos obras que não podem faltar na sua lista de leitura, escritas por alguns dos maiores nomes das finanças, nacionais e internacionais.

E mais: no fim do artigo, ainda deixamos uma dica bônus sobre quem mais pode te ajudar a gerenciar melhor o seu dinheiro e alcançar com inteligência as suas metas financeiras.

Vamos lá? 

O que ler para aprender a investir?

Livros que explicam conceitos financeiros de forma clara são as melhores escolhas de quem deseja aprender a investir lendo. Fundamentos econômicos, juros, inflação e tributação são alguns dos temas que você precisa buscar em um livro para que ele te ajude a tomar melhores decisões com o seu dinheiro.

Além disso, nós recomendamos também conteúdos que abordem a mentalidade financeira. Leituras que discutam a importância de disciplina, controle emocional e visão de longo prazo também são importantes para que você se torne um investidor mais consciente. Em outras palavras, domine os aspectos técnicos, mas não fique só neles.

Na dúvida, siga conosco para conhecer algumas boas dicas de livros sobre finanças e investimentos.

Quais são os 15 melhores livros de investimentos?

Os 15 livros indispensáveis sobre investimentos e que não podem faltar na sua lista de leitura são:

  1. Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki;
  2. O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham;
  3. Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker;
  4. Ações Comuns, Lucros Extraordinários, de Philip Fisher;
  5. Os Axiomas de Zurique, de Max Gunther;
  6. O Homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason;
  7. Faça Fortunas Com Ações, de Décio Bazin;
  8. Do Mil Ao Milhão, de Thiago Nigro (o Primo Rico);
  9. O Jeito Warren Buffett de Investir, de Robert Hagstrom;
  10. O Investidor de Bom Senso, de John C. Bogle;
  11. A Psicologia Financeira, de Morgan Housel;
  12. Filosofias de Investimento, de Aswath Damodaran;
  13. Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman;
  14. O Jeito Peter Lynch de Investir, de Peter Lynch;
  15. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi.

Conheça melhor cada um deles a seguir.

1. Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki

“A principal razão pela qual as pessoas têm problemas financeiros é que passaram anos na escola, mas não aprenderam nada sobre dinheiro. O resultado é que elas aprendem a trabalhar por dinheiro… mas nunca a fazê-lo trabalhar para elas.” 

– Robert Kiyosaki

Kiyosaki defende que alguns pontos importantes da vida real são deixados de lado na educação escolar. Antes mesmo de concluir os estudos, por exemplo, jovens têm cartões de crédito e lidam com finanças pessoais, muitas vezes sem saber qual é a melhor forma de administrar esses recursos. 

Será que, além de boas notas, não seria útil desenvolver uma mentalidade que prepare uma pessoa não somente para trabalhar por dinheiro, mas por ter o dinheiro trabalhando por ela? O autor de Pai Rico, Pai Pobre acredita que sim.

Embora o livro sirva para que famílias saibam como abordar a educação financeira com os filhos, também é uma excelente forma convidar o leitor a olhar para os conceitos de segurança e independência financeira de um jeito mais eficaz, moderno e que vai fazer diferença prática na sua vida. Afinal, as perspectivas globais e as mudanças econômicas exigem que a nossa compreensão sobre o dinheiro vá além da realidade imediata.

2. O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

Evitar erros de grandes proporções e saber como proteger o patrimônio a longo prazo: concorda que esses são dois dos maiores objetivos de qualquer investidor? Em O Investidor Inteligente, Benjamin Graham aponta um método tão eficaz para investir com sucesso e se prevenir contra erros que, desde sua publicação em 1949, tem sido considerado como a bíblia do mercado de ações.

Os apontamentos da obra são de grande valor até mesmo para nomes gigantes, como Warren Buffett — possivelmente o investidor mais famoso de todos os tempos, que considera este como um dos melhores livros já escritos sobre o assunto.

3. Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker

O segredo para alcançar o sucesso financeiro é simples: imitar os ricos. Ou, pelo menos, é o que T. Harv Eker afirma em seu livro. De acordo com o autor, desde a infância somos levados a alimentar uma mentalidade destrutiva em relação ao dinheiro. Consequentemente, hora ou outras as pessoas acabam se encontrando em situações difíceis.

Em sua obra, 17 pensamentos são listados, que vão te ajudar a enxergar as finanças da mesma forma que os ricos as veem. Por exemplo: sabia que, segundo Eker, saber como administrar o seu dinheiro é mais importante do que a quantia que você tem nesse momento? Essa é apenas uma das lições que podem transformar a sua percepção sobre o assunto.

4. Ações Comuns, Lucros Extraordinários, de Philip Fisher

Philip Fisher é considerado como um dos investidores mais influentes de todos os tempos — reconhecido como tal até por Warren Buffett, que ainda hoje se inspira em seus métodos. Só esses fatos, inclusive, já seriam o suficientes para justificar essa indicação. No entanto, a obra vai além.

Se você é daqueles que não sabe exatamente como avaliar uma empresa na hora de comprar ações, Fisher traz um compilado de orientações e métodos que vão te ajudar nessa tarefa e melhorar a qualidade dos ativos que fazem parte do seu portfólio.

5. Os Axiomas de Zurique, de Max Gunther

A Suíça é um país próspero. Dessa afirmação, ninguém duvida, muito embora a nação disponha de um terreno montanhoso, um clima frio e pouquíssima área cultivável. Para Max Gunther, o sucesso se deve ao simples fato de que os suíços sabem muito bem como especular e investir.

Os axiomas de sua obra são, portanto, os conselhos secretos dos banqueiros da Suíça, que vão te ensinar a investir melhor em ações, multiplicar as chances de lucro e até a adaptar esses métodos para outras modalidades de investimento. 

6. O Homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason

A Babilônia é conhecida por ter sido a cidade mais próspera de sua época, apesar de não ser exatamente rica em recursos naturais. Concorda que olhar para o passado e adaptar os ensinamentos de outrora à realidade atual é uma forma de buscar o sucesso mesmo na atualidade? Foi isso que George S. Clason fez.

Na obra, o autor explora uma série de parábolas (a primeira datada de 1926), desbravando lições atemporais, como priorizar o pagamento de dívidas, construir reservas para o futuro, não desperdiçar recursos mesmo na fartura e cultivar as próprias habilidades.

Inclusive, cabe destacar um dos ensinamentos mais populares do livro: o hábito de pagar a si próprio em primeiro lugar. Ou seja, a possibilidade de reservar uma quantia para as suas prioridades financeiras assim que receber o salário, em vez de direcioná-lo inteiramente para as dívidas, esperando que algo sobre no final.

7. Faça Fortunas Com Ações, de Décio Bazin

O jornalista e investidor Décio Bazin acumula três décadas de atuação na Bolsa de Valores, além de quase 20 anos como analista do mercado de capitais. Em sua obra, o autor compacta todo o conhecimento reunido ao longo desse tempo para explicar a melhor aplicação do método cash-yield, no qual os dividendos são prioridade na hora de escolher ações e diversificar o portfólio.

De narrativa leve, a obra compila uma série de histórias reais, na qual Bazin as toma como cenários para ajudar você a trilhar os caminhos da B3 com mais segurança e chances de sucesso.

8. Do Mil Ao Milhão, de Thiago Nigro

Temos aqui uma obra que é uma verdadeira utilidade pública, especialmente para aqueles que não desejam passar aperto na aposentadoria, ou que querem alcançar a liberdade financeira bem antes disso. Isso tudo sem sequer cortar o cafézinho, como o próprio Primo Rico defende.

Os pilares apresentados na obra são completos: como gastar bem, como investir melhor e como ganhar mais. Em resumo, o ciclo completo do dinheiro, com muitas experiências pessoais compartilhadas e dicas que vão da renda fixa à variável.

9. O Jeito Warren Buffett de Investir, de Robert Hagstrom

Aqui vai uma informação que você já sabe: Warren Buffet é um dos maiores investidores de todos os tempos. Aqui vai uma que você provavelmente não sabe: como ele se tornou tão bem-sucedido no mercado de ações.

Em sua obra, Robert Hagstrom se inspira nesse nome histórico para explorar quais foram os seus métodos para chegar lá: princípios que orientam sua seleção de ações, formação intelectual, estudo de caso, aquisições e uma série de aspectos comportamentais que podem te ajudar também.

10. O Investidor de Bom Senso, de John C. Bogle

Para John C. Bogle, fundador da gestora americana Vanguard, os Fundos de Índice representam a estratégia mais simples para ter um bom desempenho ao investir. Esta obra, mais do que te ensinar a montar uma carteira diversificada e de baixo custo, ainda compila as opiniões de investidores experientes (Buffet, Graham, Samuelson e Malkiel, por exemplo) sobre o método.

Em resumo, temos aqui uma excelente indicação para aqueles que desejam lucrar mantendo a simplicidade. 

11. A Psicologia Financeira, de Morgan Housel

Morgan Housel é claro quanto à sua opinião sobre investir: “o sucesso financeiro tem menos a ver com a sua inteligência e muito mais a ver com o seu comportamento. E a forma como alguém se comporta é uma coisa difícil de se ensinar, mesmo para pessoas bastante inteligentes”.

Em A Psicologia Financeira, o autor defende que a forma com a qual lidamos com dinheiro não é puramente matemática, nem é definida somente por fórmulas e dados. Nossas decisões são, na verdade, frutos da maneira como nos comportamos no dia a dia. 

Com essa visão inédita sobre o assunto, Housel traz casos de sucessos e fracassos que têm o fator psicológico como peça central no gerenciamento das finanças.

12. Filosofias de Investimento, de Aswath Damodaran

Algumas filosofias de investimento são atemporais, já que são, ano após ano, comprovadas por muitos investidores. Análise técnica e timing de mercado são dois exemplos de estratégias que se mantêm sólidas.

Em Filosofias de Investimento, Damodaran explora insights, fórmulas, gráficos e metodologias que já se mostraram como sólidas e que fizeram sentido para investidores bem-sucedidos, com a missão de te transformar em um deles também. 

13. Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman

A mente humana tem duas formas de pensar, segundo Kahneman: a rápida é intuitiva e emocional, enquanto a mais lenta é deliberativa e lógica. De um lado, temos o risco de perdas, o excesso de confiança e a dificuldade de prever nossas necessidades futuras. De outro, temos as estratégias e a análise dos riscos.

Em sua obra, o autor trabalha para mostrar como essa dualidade afeta o comportamento do investidor, seja a nível pessoal ou profissional, e quais técnicas são úteis para driblar falhas mentais que podem nos trazer apuros e prejuízos.

14. O Jeito Peter Lynch de Investir, de Peter Lynch

Até mesmo pequenos investidores podem aprender a selecionar ações vencedoras como os especialistas, basta dedicar um tempo às pesquisas: esse é o lema de Peter Lynch, autor de O Jeito Peter Lynch de Investir

Na obra, o autor te ensina a avaliar um negócio, descobrir quais são os melhores produtos e serviços ao seu redor, e descobrir quais empresas têm potencial de se tornarem bem-sucedidas e valorizarem futuramente. Ou seja, um método para que você chegue primeiro nessas companhias, antes mesmo dos especialistas — tudo a partir de lições atemporais sobre o mercado de ações.

15. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi

O dinheiro é o protagonista da maioria das brigas entre os casais. Não é difícil imaginar a situação: quando o aperto chega, a parte esbanjadora da relação fica com toda a culpa para si. Quando sobra algo no fim do mês, os dois não chegam a um acordo sobre o que fazer com a quantia — ou simplesmente acabam gastando esse resto.

Gustavo Cerbasi, o autor, afirma que a raiz desse mal é simplesmente a falta de diálogo sobre as finanças. Com o assunto sendo constantemente arrastado para baixo do tempo, apenas a menção a ele já é capaz de causar desavenças. 

Em Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, Cerbasi traz sugestões e conselhos válidos para qualquer fase do relacionamento, assim como diferentes estratégias para que essa parceria seja mais inteligente e mude para melhor a gestão financeira do casal. Crises financeiras, até que ponto economizar em conjunto, quando comprar a casa e seguros são apenas alguns dos tópicos abordados.

Livro Bônus: Método Financeiro Do Primo Rico, de Thiago Nigro

Thiago Nigro não se tornou quem é à toa: o Primo Rico tem um método próprio para investir e este livro é a sua chance de aprender os segredos e as técnicas de quem já chegou lá. Tudo isso em uma obra interativa, descomplicada e com espaço para que você faça as suas próprias anotações e comece imediatamente a registrar sua evolução nas finanças.

Aqui, você vai aprender a metodologia ARCA, criada pelo Primo e que serve para nortear a distribuição dos seus investimentos, com o objetivo de criar, ao longo do tempo, um balanço inteligente no portfólio. Além disso, vai descobrir como gerenciar melhor o seu tempo, estabelecer metas de longo prazo, organizar as finanças e, é claro, enriquecer.

A jornada é uma maratona: não necessariamente será curta, nem fácil. No entanto, ao longo de todo o percurso, você tem a certeza de que a evolução e o esforço vão valer a pena.

Aprenda a investir com quem entende do assunto

Se você chegou até aqui, já tem um cronograma de leitura sobre finanças para incluir na sua rotina o ano inteiro. Inclusive, nós garantimos: aprender com quem sabe faz toda a diferença nas suas finanças.

É por isso que queremos te dar uma última dica valiosa antes de ir: se contar com planejadores financeiros, sua jornada rumo ao conforto e à liberdade financeira vai ser muito mais proveitosa. Esses profissionais vão te ajudar com planos personalizados, para que você conquiste as suas metas da maneira mais inteligente possível. Gostou da ideia? Então, você pode se cadastrar para agendar uma reunião gratuita de planejamento financeiro e sem compromissos agora mesmo para começar a poupar e levar mais segurança à sua vida financeira.

3 comentários em “15 melhores livros sobre investimentos para você ler”

  1. Pingback: Como aprender a investir: 3 lições que mudaram minha vida – LicitAções

  2. Pingback: Como fazer renda extra e aliviar o orçamento

  3. Pingback: Quero começar a guardar dinheiro: quais os primeiros passos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *