Vídeo especial: Do Endividamento ao Investimento Acesse aqui

Como fazer uma renda extra e aliviar o orçamento

#reserva financeira por Equipe Grão - 9 de Julho de 2020 - tempo estimado de leitura:

O desafio de atravessar esse momento de incerteza passa pela situação financeira, que em muitos casos se agravou por conta da redução das receitas. O dinheiro parou de entrar? Então chegou a hora de aprender maneiras de criar renda extra para aliviar o orçamento.

Antes de falarmos mais sobre como você pode criar renda extra, é importante ter as expectativas certas em relação ao tema: não existe nada garantido ou que seja fácil, sem esforço. O resultado depende sempre de um misto de perseverança, uso correto das ferramentas e controle financeiro.

Separamos aqui algumas alternativas que podem ser úteis para gerar renda extra no seu dia a dia, mas algumas deles requerem atenção para o planejamento e cuidado com o uso. Vejamos:

1. Renda extra e dinheiro de volta de cada compra

Você provavelmente já ouviu falar do Méliuz, certo? Ele oferece um serviço de cashback, ou dinheiro de volta, o que significa que através das compras em empresas parceiras (ou pelo próprio app), usando o cartão deles, você terá parte do dinheiro da compra devolvido.

A empresa criou uma iniciativa chamada “Méliuz Renda Extra”, que é uma plataforma para divulgação de lojas online por parte de pessoas físicas, com comissão para vendas feitas por estas indicações.

Outras opções de aplicativos que oferecem dinheiro de volta em compras são: Beblue, Ame Digital, Mycashback e Cashola. Por que devolver parte da compra? Porque isso faz com que você fique fidelizado e divulgue a empresa e seus parceiros, o que gera mais vendas.

Leia também: Boas dicas de livros de finanças pessoais e investimentos

2. Renda extra respondendo pesquisas online

Você também pode gerar renda extra respondendo a pesquisas online, direto de sua casa e através de seu computador. O dinheiro pago por cada pesquisa parece pouco, mas se você responder a várias delas terá a chance de aumentar seus ganhos de forma significativa.

Alguns serviços online de pesquisas remuneram o cadastro inicial, para depois também pagar pelas respostas das pesquisas, enquanto outros pagam apenas por pesquisa respondida. Vale conhecer melhor o serviço antes de se cadastrar.

A lógica deste tipo de serviço é simples: muitas empresas precisam testar determinadas hipóteses, validar dúvidas e conhecer melhor a opinião de clientes e potenciais clientes sobre seus produtos e soluções, contratando assim pesquisas em larga escala. Você será um dos respondentes e ganhará por isso.

Algumas das plataformas mais conhecidas para ganhar dinheiro na internet respondendo pesquisas, são:

3. Renda extra testando produtos

Com uma lógica que mistura um pouco da fidelização, que tratamos no primeiro item envolvendo cashback, e divulgação/participação ativa do usuário, o teste de produtos é interessante porque permite à empresa obter feedback enquanto aumenta as chances de mais clientes conhecerem sua solução.

Você precisa se cadastrar nos serviços online de testes de produto e avaliar quais oferecem as melhores oportunidades de renda extra. Pode ser que o resultado dos testes sejam pontos, que poderão ser trocados por produtos, e não dinheiro propriamente dito.

Em geral, o pagamento em dinheiro está associado a uma resenha sobre o produto, que deve ser publicada online. Confira alguns dos principais serviços para gerar renda extra através de testes de produtos:

4. Renda extra vendendo seu serviço pela Internet

Se você é profissional liberal, já aprendeu por aqui como é importante separar as contas da empresa da pessoa física, e isso é importante para que a renda extra com as vendas online não desapareça ou seja desperdiçada.

A verdade é que, sendo freelancer, dá pra ganhar dinheiro em casa com a oferta dos seus serviços e produtos online. Outra vantagem é que você pode criar a sua própria agenda e organizar seu dia de forma mais conveniente.

Com a ajuda da Internet, é possível disponibilizar seus talentos com facilidade, o que significa ter mais chances de vender mais. Ou seja, faturar com as plataformas de oferta do seu serviço nunca foi tão fácil.

Hoje existem diversos sites que oferecem aos profissionais liberais a oportunidade de oferecem seus trabalhos. Os principais são: 

Talvez você já tenha sua própria plataforma de venda de produtos ou clientes fiéis, mas o uso destes serviços pode representar uma chance de renda extra e trabalho nos horários ociosos da sua agenda. Vale a pena divulgar e ver o que acontece.

5. Renda extra sendo “babá” de animais de estimação

Se você gosta de animais de estimação e tem disponibilidade de tempo aos finais de semana, por exemplo, pode se cadastrar no app DogHero e se tornar uma “babá de animais”. E com isso criar uma renda extra significativa. Que tal?

Nem todo mundo está viajando e precisando deste tipo de serviço, mas as coisas vão normalizando aos poucos e pode ser que no seu bairro pouca gente se disponha a fazer isso. Cadastre-se e seja você o cuidador dos animais, com carinho e atenção, e aproveite para ganhar uma graninha extra com isso.

6. Renda extra vendendo o que não usa mais

Desapega! Será que não tem nada por aí que você não usa mais (ou usa pouco) e que possa ser vendido? Talvez você pense rapidamente em roupas, calçados ou móveis, mas pode ser que exista algo que valha mais em termos financeiros. Pense bem. Olhe em volta e faça essa reflexão.

Encare esta alternativa como uma fonte temporária de renda extra, abrindo mão de algumas coisas que não estão mais sendo tão importantes no momento. Depois, tão logo as coisas melhorem, você poderá comprá-las novamente.

Renda extra na mão, #boraguardar na Grão!

A equipe da Grão está ao seu lado para compartilhar o melhor conteúdo de educação financeira, sempre com o objetivo de fazer você ganhar mais, gastar melhor e aprender a guardar.
QUERO COMEÇAR A GUARDAR DINHEIRO AGORA!

Todos os dias você vai encontrar dicas, sugestões, artigos, ferramentas e muita informação de qualidade em todos os nossos canais de mídia e redes sociais, então siga-nos no Instagram, Facebook e Youtube.

Gerar renda extra não é uma tarefa simples, mas é possível desde que você esteja disposto(a) a trabalhar ainda mais. Neste momento de incertezas, é melhor fazer um esforço extra para garantir tranquilidade, não é mesmo? Baixe nosso App e experimente a jornada de educação financeira que preparamos para você. Vem pra Grão!

Comentários:

Vídeos

Como começar a sua reserva de emergência mesmo na pandemia?

Como começar a sua reserva de emergência mesmo na pandemia?

Como devo usar minha reserva de emergência?

Como devo usar minha reserva de emergência?

Assista mais vídeos no nosso canal  

Comece a poupar com a Grão

Guia rápido: Como cortar gastos e organizar as contas agora
Nova call to action
DESAFIO CONTROLE DE GASTOS