Websérie: Aprenda a organizar a sua vida financeira em 7 dias. Acesse aqui

Revelado: o segredo infálivel para conseguir guardar dinheiro

#guardar dinheiro por Equipe Grão - 16 de Junho de 2020 - tempo estimado de leitura:

Você já guardou dinheiro hoje? Como assim, que pergunta é essa? Isso mesmo, a ideia é que você guarde sempre que possível, qualquer valor. Será que não você não tem R$ 5 aí que poderiam estar guardados no seu porquinho digital, aqui na Grão?

BAIXE AQUI SUA PLANILHA FINANCEIRA

Guardar dinheiro é muito importante e você já sabe disso. Talvez, você precise de um pouco mais motivação e uma jornada verdadeira de educação financeira para, finalmente, encontrar o sentido para criar este hábito.

O objetivo entra em cena. A razão. O motivo. O foco. O objetivo oferece o Norte, permitindo assim canalizar sua energia e recompensar seus esforços. Sabe o que é mais legal do que ter um objetivo a ser alcançado? Chegar lá! Conquistar o que você quer.

O bom de lidar com objetivos é que não precisamos considerar o hábito de guardar dinheiro um sacrifício ou uma coisa chata e complicada. Se você tem um objetivo, então juntar dinheiro para alcançá-lo é uma parte legal da sua missão, não um fardo. Certo?

Leia também: Golpes financeiros cada vez mais frequentes: como se proteger

Objetivo para guardar dinheiro: torne real o desafio

Pense no seu primeiro objetivo como a forma de transformar uma ideia em algo a ser conquistado. Seja bem detalhista com essa “visão”. Se é uma moto que você quer comprar, que moto é essa que você deseja?

Vamos além. Imagine-se andando por aí em sua nova moto. Qual seria o primeiro lugar que você visitaria com ela? Quem você levaria para uma volta? Se vai trabalhar com ela, quanto ela vai mudar sua vida financeira?

Detalhes. Quanto mais detalhes, melhor. O seu objetivo precisa ser uma extensão do seu dia a dia, uma espécie de “este sou eu amanhã desde que eu mantenha e valorize o hábito de guardar dinheiro sempre”.

O que oferecemos na Grão é a jornada, com muita educação financeira, rentabilidade acima da poupança tradicional e a crença de que todo objetivo importa. Você define o que quer e nós tratamos de lembrá-lo do quanto esse objetivo é relevante em sua vida.

Leia também: Pouca grana: 4 passos para o dinheiro durar o mês todo

Objetivo para guardar dinheiro: fica mais fácil saber se está dando certo

Outro aspecto importante de definir um objetivo e começar a guardar dinheiro para alcançá-lo é que você sabe exatamente como está o processo e se está perto ou longe de alcançar o que deseja. Na Grão, é assim que fazemos!

Ao definir seu objetivo, nós vamos traçar com você um plano para conquistá-lo. Quanto você pode guardar? Em quanto tempo pretende alcançar? A cada momento em que você guarda, nós atualizamos sua jornada e mostramos como está sua evolução.

De um jeito simples e objetivo, você guarda e vê imediatamente o efeito prático do seu hábito. A cada 5, 50 ou 100 reais guardados, você vai acompanhar a evolução de seu patrimônio no porquinho digital e como o total está rendendo (e se ele já está perto do total desejado).

Leia também: 3 Motivos para não guardar dinheiro na caderneta de poupança

Objetivo para guardar dinheiro: experiência que vicia

Um objetivo concluído se traduz em uma mensagem muito poderosa: você é capaz! Mas quem disse que não seria? Pois é, a questão é muito mais dar o primeiro passo que saber fazer. Quanto mais simples e objetivo, melhor e mais fácil se transformar em mudança.

O lado bom da experiência de conquistar o que você deseja com o próprio esforço é que ela vicia. Você vai querer repetir a dose, com um novo objetivo, quem sabe um pouco mais ousado. Guardar dinheiro, alcançar o que deseja, celebrar e voltar a fazer tudo de novo tem um efeito colateral diferente: é gratificante!

E se é gratificante, então não é chato. Nem difícil. Nem sacrifício. Ter um objetivo para guardar dinheiro é importante para o primeiro passo, que depois praticamente se mistura ao processo – que se retroalimenta a partir da vitória.

Objetivo para guardar dinheiro: atenção para as distrações

Está tudo muito bom, muito bonito, mas nem tudo são flores. Você deve tomar cuidado com as armadilhas clássicas que impedem qualquer um de guardar dinheiro e alcançar seus objetivos, a saber:

  • Pressão social. Você não precisa provar nada para ninguém, nem que é diferente e nem tampouco que tem capacidades financeiras melhores. O objetivo que você definiu deve ser significativo apenas para você e sua família, ou você correrá o risco de ser julgado e perturbado pela patrulha da inveja;
  • Tentações de consumo. Quando você começa a guardar dinheiro, fica também mais confiante acerca desde hábito e passa se ver como alguém que pode começar a juntar a qualquer momento. Isso é bom, mas pode ser perigoso se você pensar que “uma comprinha aqui, na promoção” não vai ser prejudicial porque “logo depois você retoma o hábito”. Cuidado com o excesso de confiança e com as armadilhas do consumismo.
  • Descontrole financeiro. Guardar dinheiro requer que você faça esforços para economizar e viver um padrão de vida abaixo do possível, o que significa que você deve controlar muito bem o quanto ganha e como gasta seu dinheiro. Experimente nossa planilha gratuita de controle financeiro.

Tenha sempre em mente que a educação financeira não pode ser a “ferramenta de um objetivo só”. Não se contente em conquistar apenas uma meta, seja ela sair do endividamento ou comprar algum bem de consumo. Valorize o fato de a mudança ter feito bem para você e transforme-a em um estilo de vida.

Crie seu objetivo e #boraguardar na Grão!

A equipe da Grão está ao seu lado e quer acompanhar você rumo ao seu objetivo. Guardar dinheiro para alcançar uma meta pessoal é parte da jornada de educação financeira que funciona, que faz diferença – e nós acreditamos nisso pra valer!

Nova call to action

Todos os dias você vai encontrar dicas, sugestões, artigos, ferramentas e muita informação de qualidade em todos os nossos canais de mídia e redes sociais, então siga-nos no Instagram, Facebook e Youtube.

Baixe agora mesmo o App da Grão e comece a usar seu porquinho digital para alcançar seu objetivo. Você guarda quanto e quando quiser, nós ajudamos você a se lembrar deste compromisso e logo você chega lá. Vem pra Grão!

Comentários:

Vídeos

Como começar a sua reserva de emergência mesmo na pandemia?

Como começar a sua reserva de emergência mesmo na pandemia?

Como devo usar minha reserva de emergência?

Como devo usar minha reserva de emergência?

Comece a poupar com a Grão

Guia rápido: Como cortar gastos e organizar as contas agora
Nova call to action
DESAFIO CONTROLE DE GASTOS