fbpx

O que é a Taxa Referencial? Entenda como funciona a TR

homem apontando para porcentagem da taxa referencial
Reading Time: 5 minutes

Você sabe o que é a Taxa Referencial? Assim como a Taxa Selic, ela está na base do cálculo da rentabilidade da poupança.

Além disso, ela também faz parte do cálculo de alguns títulos de capitalização e financiamentos imobiliários.

Neste texto, vamos explicar o que ela é, como funciona e para que serve. Então, acompanhe até o fim!

O que é Taxa Referencial?

Em resumo, a Taxa Referencial (TR) é uma taxa de juros de referência, de responsabilidade do Banco Central do Brasil.

Criada em 1991, período de hiperinflação, a TR servia, basicamente, para evitar que a taxa de juros mensal refletisse a inflação do mês anterior. 

Já que as mudanças de preços eram muito rápidas, geralmente ocorriam ao longo de um dia, elas não acompanhavam o nível mensal. 

Assim, as correções eram feitas a partir da Taxa Referencial Diária (TRD) e não da Selic.

Hoje, no entanto, a TR já não tem mais esse papel de combater a inflação. Até porque, conseguimos controlá-la a partir do Plano Real

Por isso, ela acabou perdendo boa parte da sua importância. Tanto que há muitos anos permanece zerada.

Desde fevereiro de 2018, ela é baseada nas taxas de juros das Letras do Tesouro Nacional (LTN). Leva em consideração no seu cálculo, a Tarifa Básica Financeira (TBF).

Mais abaixo ensinaremos como fazer o cálculo da TR, mas agora vamos entender para que ela serve.

calculadora de celular mostrando a Taxa Referencial - Grão
Crédito: Pexels

Para que serve a TR?

A Taxa Referencial serve principalmente para correção da caderneta de poupança, conforme falamos na introdução. E também em alguns títulos de capitalização e financiamentos imobiliários.

Ou seja, é ela quem define (não necessariamente sozinha) quanto o seu dinheiro rende quando aplicado. Ou também, quanto de dinheiro você paga de juros em um financiamento imobiliário.

Quem define a Taxa Referencial?

Quem define a Taxa Referencial é o Banco Central do Brasil. Porém, ao contrário da Selic, que é acordada em uma reunião dos conselheiros do Copom, a TR tem uma base de cálculo.

Como calcular a Taxa Referencial?

O valor é da TR é obtido por meio da fórmula a seguir:

TR = 100 x [ (1 + TBF)/R) – 1]

Para encontrar o valor de R, usado na fórmula acima, é necessário fazer a conta da fórmula abaixo:

R = a+b x TBF

Considere:

  • R: redutor
  • a: 1,005 (valor fixo definido na criação da TR)
  • b: depende do valor da Tarifa Básica Financeira (TBF), que é divulgado mensalmente pelo Banco Central

Importante: por convenção do Banco Central, o valor da TR nunca é negativo. Caso o cálculo dê um valor negativo, é considerado o valor zero

TR mensal

A taxa referencial é medida diariamente. A soma da TR diária ao longo do mês gera a TR mensal.

Para que serve a TR Mensal? Bom, ela é usada na correção monetária das aplicações financeiras que entregam rentabilidade no aniversário mensal.

Imagem de celular com app Grão aberto para começar a investir na previdência

Como a poupança só entrega rentabilidade no aniversário, ou seja, depois que completou 1 mês que o dinheiro está depositado, ela usa a TR Mensal.

Lembrando que além da TR Mensal, a poupança pode render: 0,5% da Selic ao mês, caso essa esteja acima de 8,5% (ao ano), ou 70% ao mês da Selic, caso essa esteja igual ou abaixo de 8,5%.

TR anual

A TR anual é a somatória dos valores das TR mensais ao longo do ano.

Cofre com dinheiro que renderam pela taxa Referencial
Crédito: Pexels

Como a TR afeta os investimentos e financiamentos

A TR está atrelada, principalmente, a alguns investimentos, como a poupança e financiamentos, em especial os imobiliários. Veja abaixo como ela influencia cada um deles.

Qual a Taxa Referencial da Poupança?

Como já explicamos anteriormente, o rendimento da poupança é atrelado à Selic e a Taxa Referencial, variando dependendo do valor da Selic. Além disso, a poupança só rende no aniversário, um mês após a aplicação. Ou seja, se fizer uma aplicação na poupança no dia 10 de março, ela só terá rendimento no dia 10 de abril — um mês depois.

É por isso que ela não é um investimento muito atraente. Temos outras opções no mercado que dão mais rentabilidade. Vamos citar algumas ao fim desse texto.

Qual a Taxa Referencial do FGTS?

O Fundo de Garantia, famoso FGTS, nada mais é do que uma conta na Caixa onde o empregador deposita o equivalente a 8% do salário do funcionário todo mês.

Esse dinheiro é um direito do funcionário e pode ser usado em algumas ocasiões. Principalmente em caso de demissão sem justa causa.

Ok, mas onde entra a TR? Bom, esse dinheiro do FGTS rende, por lei, 3,0% ao ano, mais a TR. Bem pouco, não é mesmo?

Títulos de Capitalização e TR

Os títulos de capitalização são aplicações bastante oferecidas pelos bancos tradicionais. Elas rendem o valor da taxa referencial sobre o período em que o dinheiro ficou aplicado. 

Ou seja.. nem podemos chamar de investimento, não é mesmo? Eles costumam render menos que a poupança.

Financiamento Imobiliário e TR

Muitos financiamentos imobiliários também são corrigidos pela TR. Em especial os imóveis do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), da Caixa Econômica Federal.

É o caso dos imóveis do Minha Casa Minha Vida, por exemplo, que oferecem a menor taxa do mercado

Aqui sim a TR age a nosso favor! Se você faz parte de público-alvo, é uma ótima oportunidade para adquirir a casa própria.

Em outros casos de financiamentos imobiliários que usam a TR, há o acréscimo de juros fixos definidos pela própria instituição bancária.

TR na calculadora do cidadão

Para saber o impacto da TR nos seus produtos financeiros, é possível utilizar a calculadora do cidadão.

Alternativas à Taxa Referencial

Agora que você já sabe melhor o que é e como funciona a TR, chegou a hora de falarmos de investimentos!

Geralmente, os investimentos atrelados à Taxa Referencial não rendem muito, então, pelo que substituir? 

Bom, para ter a mesma segurança da poupança, dos títulos de capitalização e do FGTS, mas com uma rentabilidade melhor, você pode usar:

  • Tesouro Direto: rende 100% da Selic ou até mais, depende do título;
  • CDB: usam o CDI como taxa de juros de correção.

A Taxa Referencial já teve os seus anos de prestígio, lá na época da hiperinflação, nos anos 1990. Hoje, ela não faz muita diferença para nós, já que permanece em um patamar baixo.

Ainda assim, é importante saber o que ela é e o que significa quando ela vem sinalizada na conta de um financiamento. Além de ser parte da conta de rentabilidade da poupança. Com essas informações, é possível tomar melhores decisões de investimentos.

E se você está aprendendo mais sobre a Taxa Referencial, talvez esteja considerando investir na poupança. Mas que tal analisar outras alternativas mais vantajosas antes? Dependendo dos seus objetivos, ativos como fundos de investimentos podem ser melhores opções para você!

Para te ajudar, leia nosso artigo e veja esse comparativo direto entre poupança ou previdência privada e saiba qual escolher no longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *