fbpx

Previdência privada ou CDB? Entenda qual escolher para sua carteira

Grupo de pessoas escolhendo entre previdência privada ou cdb
Reading Time: 3 minutes

Qual investimento é melhor para sua carteira de investimentos: previdência privada ou CDB? Esse questionamento é bastante relevante, pois ao compreender sobre as características de ambos os ativos e as suas necessidades, torna-se possível desenvolver um portfólio lucrativo.

Sabemos também que há diversas alternativas de investimentos no mercado e às vezes é difícil entender qual a mais adequada ao perfil do investidor. Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos o que é a previdência privada e o que é o CDB.

Além disso, destacaremos sobre as principais diferenças entre esses dois ativos e o que levar em consideração para fazer uma boa escolha. Boa leitura.

O que é a previdência privada?

A previdência privada funciona de maneira semelhante a um fundo de investimentos e ela é composta por um amplo conjunto de ativos. 

Por conta dessa característica, os critérios de rentabilidade, liquidez e segurança variam conforme cada ativo. Por isso, é fundamental conhecer as características de cada plano.

Por meio desse ativo, os investidores podem fazer contribuições mensais e, posteriormente, fazer o resgate (pode ser feito de uma só vez ou em parcelas mensais).

O que é o CDB?

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa e de baixo risco. Essa aplicação é disponibilizada pelas instituições financeiras (bancos, corretoras, etc.) para captar recursos.

Desse modo, quem investe nessa aplicação empresta capital para a instituição financeira em troca de uma remuneração. Na maioria das vezes, a rentabilidade é atrelada ao CDI, que costuma ser próximo ao valor da Selic (taxa básica de juros da economia nacional).

O que levar em consideração para escolher a previdência privada ou CDB?

Caso as suas metas sejam de curto e médio prazo , o CDB tende a ser mais vantajoso (inclusive se você pretende montar uma reserva de emergência, já que os CDBs de liquidez diária são uma ótima opção para esse objetivo). Se os seus objetivos forem de longo prazo, os planos de previdência privada são os ideais, porque eles rendem mais em prazos mais longos.

Sobre a rentabilidade da previdência privada, é importante destacar que os planos não possuem a incidência do come-cotas, que é um imposto cobrado de forma antecipada em outros fundos de investimento. Além disso, principalmente se você optar pela tabela regressiva, a tendência é que você pague menos IR ao manter o investimento por mais tempo. Por isso, o produto é uma boa alternativa para objetivos de longo prazo, como a aposentadoria, um intercâmbio, etc.

Qual investimento é melhor: previdência privada ou CDB?

Trata-se de uma das  dúvidas mais frequentes por parte dos investidores. Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois a escolha do melhor ativo depende do seu perfil de investidor e das suas necessidades.

A previdência privada tem algumas vantagens em relação ao CDB. Entre elas estão os benefícios tributários (menor pagamento de impostos) e a melhor rentabilidade em longos prazos.

No entanto, também é possível investir nos dois ativos para ter uma carteira mais dinâmica e diversificada. Isso porque os planos de previdência privada funcionam de maneira semelhante aos fundos, ou seja, são compostos por um amplo conjunto de ativos e alguns deles possuem os próprios CDBs dentro do portfólio.

Como é possível perceber, o entendimento sobre qual investimento é melhor é fundamental, pois vai te ajudar a fazer boas escolhas sobre qual aplicação é mais vantajosa para o seu perfil, incluindo a escolha entre previdência privada ou CDB.

Nesse contexto é muito importante conhecer as características de ambos os ativos e o seu perfil de investidor para que você possa escolher as melhores aplicações e possa utilizá-las conforme as suas necessidades.

Neste conteúdo, destacamos sobre qual investimento é melhor previdência privada ou CDB foi útil para você? Siga as redes sociais da Grão e fique por dentro das principais novidades do tema. Estamos no Instagram, no Facebook e no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *