fbpx

Previdência privada na carteira de investimentos: uma poderosa opção para o longo prazo

Carteira de investimentos: pessoa segurando uma carteira com notas de dinheiro.
Reading Time: 8 minutes

Por diferentes motivos, a previdência privada é um ótimo ativo para fazer parte da sua carteira de investimento. Essa questão acontece por conta dos diversos benefícios proporcionados para as pessoas que investem pensando a longo prazo. Entre os principais aspectos positivos estão questões tributárias, a portabilidade e o planejamento sucessório.

Diante de todo esse cenário, podemos dizer que a previdência privada é uma ótima aliada no portfólio de investimentos de longo prazo, pois vai ajudar o seu patrimônio a aumentar com o passar do tempo devido ao efeito dos juros compostos.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo abordaremos sobre os principais benefícios da previdência privada e informaremos sobre os motivos pelos quais esse ativo pode ser uma ótima estratégia para sua carteira de investimentos. Continue conosco para saber mais sobre o tema.

O que é a previdência privada?

A previdência privada refere-se a um ativo disponibilizado para pessoas físicas e jurídicas que apresenta critérios de rentabilidade específicos. Eles variam conforme cada fundo.

Por meio desse plano, as pessoas podem fazer contribuições mensais e posteriormente poderão fazer o resgate (pode ser feito de uma só vez ou em parcelas mensais).

As regras de liquidez, rentabilidade e segurança variam conforme cada plano. Por isso, é fundamental verificar as características de cada ativo.

Em comum, os planos de previdência privada apresentam características que apresentam maiores benefícios no horizonte de longo prazo. Por esse motivo, muitas pessoas que buscam se aposentar, fazer viagens internacionais, realizar um intercâmbio ou outros objetivos de longo prazo optam por esse investimento.

Além disso, o plano de previdência funciona de maneira semelhante a um fundo. O gestor do plano faz vários investimentos seguindo a estratégia prevista no ativo.

Dessa maneira, se considerarmos as características descritas, podemos dizer que a previdência privada é uma ótima alternativa para você diversificar o seu patrimônio de forma prática e obter boas rentabilidades a longo prazo.

Quais são os tipos de plano de previdência privada?

Existem vários tipos de planos de previdência privada no mercado financeiro. Cada categoria apresenta características específicas e nesse contexto é fundamental ter conhecimento das propriedades relacionadas a cada tipo de aplicação financeira.

Isso porque, ao entender sobre esse tema, você vai ter mais assertividade no momento de escolher o tipo de plano previdenciário que mais se adéqua as suas necessidades.

Sobre esse tópico é importante mencionar que os planos de previdência privada podem ser classificados conforme alguns critérios que abordaremos logo na sequência do conteúdo.

PGBL ou VGBL

São os dois tipos de modelos de previdência privada que são disponibilizados para os investidores.

Apesar das semelhanças, há algumas diferenças entre esses planos e a tributação é a principal delas. No VGBL, o Imposto de Renda incide sobre a rentabilidade. No PGBL, por sua vez, há a incidência sobre o total a ser resgatado.

Vale ressaltar ainda que no PGBL você pode abater 12% da renda tributável anual do Imposto de Renda, contribuindo para a redução do tributo a ser pago. No entanto, só faz sentido optar por essa modalidade caso você seja contribuinte do INSS e faço declaração completa do imposto.

Plano de previdência fechado ou aberto

Também conhecido como fundo de pensão, os fundos de previdência fechados atendem um grupo específico de pessoas. Nessa situação, o indivíduo pode ser funcionário de uma empresa ou pertencer a uma categoria profissional.

A previdência fechada possibilita a redução de até 12% das contribuições e apresenta características específicas em relação ao resgate. Na maioria das vezes, o beneficiário não consegue fazer o saque dos recursos de maneira antecipada.

Por isso, ele precisa esperar a aposentadoria ou desligamento da empresa para poder fazer o resgate do montante acumulado.

Muitas empresas e categorias profissionais proporcionam esse benefício para ajudar as pessoas a terem uma renda complementar na aposentadoria e, consequentemente, garantirem um futuro próspero e tranquilo.

Já os planos de previdência abertos são aqueles disponibilizados por bancos, corretoras e seguradoras e que não há restrições para que investidores pessoa-física contratem. 

Portanto, basta que você avalie a qualidade do plano e as condições e solicite a contratação deste plano junto à instituição escolhida. 

Tributação regressiva ou progressiva

Esse critério considera o tipo de tributação. No regime progressivo, o IR vai aumentando com o passar do tempo.

No regressivo, a retenção do IR vai de 35% a 10% e é uma opção vantajosa para quem deseja fazer o saque a longo prazo. Quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menos imposto você vai pagar.

A previdência privada é voltada para qual tipo de investidor?

Considerando as características mencionadas, a previdência privada é um ativo direcionado para investidores com perfil moderado ou arrojado. Isso porque, são pessoas com uma reserva de emergência já formada e com experiência em relação ao funcionamento do mercado financeiro.

Desse modo, esses investidores estão abertos a conhecerem um amplo conjunto de alternativas de aplicações financeiras para obterem melhores rentabilidades e, consequentemente, otimizar a performance do portfólio.

Qual a importância da diversificação?

Não há muitos segredos em relação à relevância da diversificação. Por meio dessa prática, os investidores apostam em ativos diferentes que possam gerar resultados a curto, médio e longo prazo.

Essa estratégia é fundamental para maximizar o retorno dos investimentos e otimizar o resultado de todo seu portfólio.

Em uma análise inicial, pode-se pensar que a diversificação é uma tarefa trabalhosa, pois é necessário escolher alguns ativos financeiros. No entanto, se considerarmos os principais aspectos positivos, essa prática é fundamental.

Primeiramente, a diversificação vai proteger o seu patrimônio contra grandes perdas, evitando prejuízo no seu portfólio.

Além disso, você terá acesso a um conjunto maior de ativos financeiros, aumentando a chance de conhecer investimentos com boa rentabilidade, contribuindo para otimizar a lucratividade da sua carteira.

Quais os diferenciais da previdência privada?

A previdência privada é uma ótima alternativa para se investir em um prazo maior. Essa questão acontece devido aos diversos aspectos positivos proporcionados e muitos deles estão relacionados com questões tributárias, praticidades e outros aspectos jurídicos

Ao conhecer sobre os diferenciais, nos quais vamos abordar na sequência do conteúdo, você vai saber aproveitar esse ativo de maneira favorável no seu portfólio, contribuindo para o sólido crescimento patrimonial.

Isenção de come-cotas

O primeiro aspecto positivo da previdência privada é não haver a incidência do come-cotas (Imposto de Renda cobrado duas vezes por ano).

Vale destacar que o come-cotas está presente na maioria dos investimentos de renda fixa e prejudica a rentabilidade de muitos ativos.

Benefícios tributários

A questão tributária é bastante relevante na previdência privada, pois otimiza os rendimentos do plano. Primeiramente, há a possibilidade de abater 12% da renda tributável nos planos PGBL.

No VGBL, se você optar pelo plano regressivo, a alíquota do Imposto de Renda pode chegar a 10%, menor do que a maioria dos investimentos de renda fixa. Além disso, você ainda paga IR somente sobre a rentabilidade, o que potencializa ainda mais o seu retorno.

Possibilidade de portabilidade

A portabilidade é uma das principais praticidades da previdência privada. Caso você não esteja satisfeito com o plano, você poderá migrar o seu investimento rapidamente para outra instituição financeira sem burocracias. Muito prático, não é mesmo?

Planejamento sucessório

A previdência privada é um ativo que não entra no inventário. Por esse motivo, trata-se de um dos investimentos mais eficientes para a sucessão patrimonial.

Além disso, é importante destacar que os planos de previdência possibilitam a inclusão de um ou mais beneficiários. Eles podem ser o futuro herdeiro que o investidor pode destinar o patrimônio.

Dessa maneira, torna-se possível reduzir os gastos no planejamento sucessório e reduzir as burocracias também.

Rentabilidade a longo prazo

Por conta das características destacadas anteriormente, a previdência privada proporciona boas rentabilidades no longo prazo. Primeiramente, há os benefícios tributários e eles ajudam a otimizar os lucros do ativo.

Somada a essa questão, os ativos de previdência privada apresentam um rendimento acima da inflação, contribuindo para um sólido crescimento patrimonial do seu portfólio.

Crescimento sólido patrimonial

A previdência privada é um investimento que proporciona sólido crescimento patrimonial, principalmente a longo prazo. Essa questão acontece devido ao efeito dos juros compostos e benefícios tributários.

Dessa maneira, o montante investido vai se acumulando com o passar do tempo, ajudando você a realizar um amplo conjunto de objetivos.

Estímulo a poupar

Os planos previdenciários também incentivam a pessoa a poupar todos os meses e com regularidade. Isso porque você pode fazer a programação de débitos mensais. Desse modo, todos os meses torna-se possível investir de maneira automática na previdência.

Essa questão é fundamental, pois a disciplina e a regularidade são dois dos principais segredos para o sucesso dos seus investimentos no mercado financeiro, incluindo as aplicações de previdência privada.

Personalização

A personalização é um dos principais aspectos positivos proporcionados pela previdência privada. Essa questão acontece porque você pode aplicar o seu capital em um plano que atenda aos seus anseios, podendo ser ativos mais conservadores, moderados ou agressivos.

Flexibilidade

Esse aspecto está diretamente relacionado com o assunto que comentamos anteriormente. Você vai ter a liberdade de escolher o melhor plano e, em caso de necessidade, poderá trocar rapidamente sem burocracias e migrar rapidamente para outro plano, inclusive de outra instituição financeira.

Melhor gerenciamento

Ao investir em uma previdência privada, você vai contar com um gestor profissional. Ele vai se encarregar em fazer o acompanhamento do desempenho das aplicações, contribuindo para a obtenção de melhores resultados no portfólio de investimentos.

Além disso, você não vai precisar ficar muito tempo estudando sobre os mais diversos tipos de investimentos, pois em apenas uma aplicação, o gestor vai se encarregar de fazer as escolhas para você.

Por que a previdência privada pode ser uma ótima estratégia para compor a carteira de investimentos?

Por diversos motivos, a previdência privada é uma ótima alternativa para compor a sua carteira de investimentos. Primeiramente, trata-se de um ativo voltado ao longo prazo e vai ajudar o seu patrimônio a crescer de maneira sólida com o passar dos anos.

Além disso, a previdência é um investimento prático. Com uma simples aplicação, o seu capital vai ser direcionado para vários ativos. Dessa maneira, você vai diversificar os seus investimentos de maneira eficiente e eficaz, pois não será necessário pagar taxa de corretagem a cada novo investimento que você for fazer.

Qual o momento ideal para começar a investir na previdência privada?

Não há uma resposta exata para essa pergunta. Essa questão acontece porque o melhor momento para investir na previdência privada varia conforme as necessidades de cada indivíduo.

No entanto, de modo geral, quanto antes começar a investir, melhor. Isso porque, você vai poder colher os benefícios do investimento e obter melhores resultados no longo prazo.

Sobre esse tópico é importante mencionar que para investir na previdência privada é relevante ter conhecimentos sobre o funcionamento do mercado financeiro, entender os seus objetivos e formar uma reserva de emergência para imprevistos.

Como funciona o plano de previdência ARCA?

Trata-se de uma metodologia desenvolvida pelo Thiago Nigro,  fazendo uma breve referência aos seguintes ativos:

  • A: Ações Brasileiras: esses ativos vão ajudar você a se expor ao mercado brasileiro. Com isso, torna-se possível aproveitar o potencial de ganhos e ter acesso às oportunidades;
  • R: Real Estate: trata-se de um termo originário da língua inglesa que traduzindo para o nosso idioma significa mercado imobiliário, ou seja, investe-se em ativos desse segmento mercadológico;
  • C: Caixa: há a exposição aos ativos mais seguros, contribuindo para proteção patrimonial;
  • A: Ativos internacionais: eles ampliam o acesso aos investimentos e proporcionam ótimas oportunidades. Entre alguns exemplos estão as moedas estrangeiras (dólar, euro, etc.), fundos de investimentos internacionais, ações nas bolsas estrangeiras, etc.

Ao seguir a metodologia ARCA, o seu portfólio terá 4 tipos de ativos. Com isso, você diversifica a carteira, protege o patrimônio e terá acesso a mais oportunidades no mercado financeiro.

Quais as vantagens dele para os investidores que buscam diversificação?

O plano de previdência é bastante vantajoso para quem busca diversificar o portfólio. Essa questão ocorre porque você vai precisar fazer apenas um investimento para diversificar a sua carteira.

Com isso, torna-se possível reduzir gastos com taxas de corretagem, diminuindo os custos relacionados aos investimentos. Somada a essa questão, você vai economizar tempo, pois não será necessário ficar estudando vários ativos para diversificar seu portfólio.

Dessa maneira, você terá mais tempo para acompanhar os seus investimentos e desenvolver novas estratégias que possam tornar a sua carteira mais lucrativa e eficiente.

Quais as vantagens de contar com uma boa gestora de fundo previdenciário?

Contar com uma boa gestora de fundo previdenciário, como a Grão, é fundamental para o sucesso da estratégia. Primeiramente, as empresas especializadas no setor contam com profissionais experientes, que estão preparados para prestar um bom suporte para você, ajudando a sanar as suas dúvidas.

Outro aspecto positivo é que as melhores gestoras de fundo previdenciário tem reputação positiva no mercado.

Por fim, mas não menos relevante, as empresas especializadas no assunto contam com gestores experientes e estão preparados para estabelecer boas estratégias para ajudar o seu fundo a obter bom resultado.

Como é possível perceber, a previdência privada é uma ótima alternativa para os investimentos a longo prazo. Essa questão acontece por causa dos diversos benefícios proporcionados por esse ativo. Entre eles estão as vantagens tributárias e o planejamento sucessório.

Por esses motivos, procuramos apresentar para você o ativo visando te ajudar a aproveitá-lo da melhor maneira possível em seu portfólio de ativos, contribuindo para melhorar a performance de toda a sua carteira de investimentos.

Está interessado em saber mais sobre o porquê a previdência privada pode ser uma ótima alternativa para longo prazo? Entre no nosso site e conheça agora mesmo o plano de previdência ARCA. Não perca essa grande oportunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *