fbpx

Taxa de administração da previdência privada: tudo sobre ela

Confira tudo sobre a taxa de administração da previdência privada.
Reading Time: 4 minutes

Ao investir, um dos fatores que devem ser considerados são os custos envolvidos. Afinal, eles podem influenciar na rentabilidade líquida obtida. Por exemplo, ao pesquisar planos de previdência privada, é importante conhecer as taxas cobradas, como a taxa de administração.

Ela tem um papel fundamental para a manutenção do fundo atrelado ao plano escolhido pelo investidor. Contudo, é preciso avaliá-la corretamente para encontrar alternativas de investimentos que proporcionem um bom custo-benefício.

Quer entender melhor como funciona essa cobrança e como avaliá-la ao investir? Continue a leitura deste conteúdo e aprenda tudo sobre a taxa de administração da previdência privada!

O que é a taxa de administração?

A taxa de administração é uma cobrança realizada pela instituição responsável por administrar um fundo de investimento. Na prática, ela tem como finalidade remunerar a gestão profissional e cobrir todos os gastos relacionados à estrutura e funcionamento do veículo financeiro.

Afinal, ao investir, você conta com o serviço de diversos profissionais que farão a gestão do portfólio do fundo, enquanto você se expõe aos resultados obtidos por ele. Veja alguns serviços e custos cobertos por essa cobrança:

  • pagamento dos participantes do fundo, como gestor, administrador, custodiante, auditor etc;
  • atividades de tesouraria;
  • escrituração de emissão e resgate de cotas e entre outros.

Nos planos de previdência privada, incide a taxa de administração tendo em vista que eles são vinculados a um fundo de investimento.

Como funciona a cobrança dessa taxa?

Uma característica bastante relevante da taxa de administração é que ela é cobrada sobre o patrimônio total do fundo. Assim, cada investidor paga a parcela referente à sua participação, conforme o número de cotas adquiridas — inclusive via previdência privada.

Por esse motivo, a taxa é cobrada independentemente dos resultados do fundo. Ainda, o valor não é fixo, já que depende das quantias movimentadas pelo veículo financeiro.

Para viabilizar a cobrança, a taxa é estabelecida em um percentual anual, mas ela é provisionada diariamente e cobrada mensalmente, de maneira proporcional. E não precisa se preocupar: o desconto é feito automaticamente do patrimônio alocado do investidor.

Como ela impacta a rentabilidade do investimento?

Como a taxa de administração é uma cobrança feita sobre o patrimônio alocado por meio do seu plano de previdência privada, ela afeta os resultados obtidos. Isso porque uma parte dos recursos que poderiam trazer rendimentos são usados para quitar o montante devido para remunerar a administração.

Tendo em vista que a ação dos juros compostos ao longo do tempo potencializa o retorno, os descontos frequentes reduzem o potencial de ganhos. Porém, tenha em mente que isso não significa que a taxa de administração é um ponto negativo. Os fundos de investimento trazem vantagens importantes, como diversificação e praticidade.

Imagem de celular com app Grão aberto para começar a investir na previdência

Então o segredo é pensar no custo-benefício: avalie as vantagens do fundo, o potencial de resultados e demais características para considerar se a taxa, de fato, é atrativa. Além disso, vale evitar fundos com taxas muito elevadas. Já que elas são cobradas sobre o patrimônio, independentemente do resultado obtido, quando o valor é excessivo ele tende a prejudicar o desempenho da sua carteira de investimentos.

Por que é preciso analisar essa taxa ao investir?

Considerar a taxa de administração ao investir ajudará a encontrar alternativas que sejam realmente vantajosas para a sua carteira. Escolher um fundo com uma cobrança muito elevada e que não se justifique pelos resultados obtidos pode corroer a rentabilidade líquida, fazendo com que você não conquiste bons resultados no longo prazo.

Entretanto, vale destacar que essa não é a única taxa que deve ser analisada. Os planos de previdência privada podem contar com outras cobranças, como:

  • taxa de performance: valor cobrado sobre a rentabilidade obtida que ultrapassar o benchmark do fundo. Ele pode incidir a cada 6 meses e precisa observar questões como a linha d’água para que possa ser descontado;
  • taxa de carregamento: pode incidir no momento das alocações, resgates ou portabilidade, sempre sobre o valor movimentado.

Vale saber que a taxa de administração é a mais tradicional. Porém, as taxas de performance e de carregamento nem sempre são cobradas: é possível encontrar diversas alternativas no mercado financeiro sem esses encargos. Logo, pode ser interessante procurar alternativas desse tipo para ajudar a potencializar a rentabilidade líquida do seu investimento.

Como é a taxa de administração do plano de previdência ARCA?

Como você viu, é fundamental procurar um plano de previdência privada que tenha uma taxa de administração atrativa para que a contratação seja realmente vantajosa. Nesse sentido, vale a pena contar com o plano de previdência ARCA Grão.

Ele garante acesso a todos os benefícios de uma previdência privada, como otimização no planejamento tributário e na sucessão patrimonial, além de possibilidades de complementar a aposentadoria ou realizar outros objetivos de longo prazo. Porém, ele ainda apresenta vantagens específicas devido à estratégia utilizada e as taxas cobradas.

Saiba mais sobre essa alternativa!

Estratégia do fundo ARCA

A estratégia segue a metodologia ARCA, do Primo Rico, e é focada na diversificação, com segurança e rentabilidade no longo prazo. Para isso, a gestão aloca recursos da seguinte forma:

  • 30% em ações brasileiras;
  • 10% em Real Estate ( fundos imobiliários);
  • 40% em caixa (alternativas da renda fixa);
  • 20% em ativos internacionais, garantindo maior diversificação.

Taxas cobradas no plano de previdência ARCA

O fundo foi desenvolvido para trazer melhores resultados e um ótimo custo-benefício aos investidores. Por esse motivo, o plano de previdência cobra uma taxa de apenas 0,59% ao ano — um valor bastante atrativo em comparação a outras alternativas do mercado.

Além disso, não há cobrança de taxa de performance e de taxas de carregamento. Dessa forma, os seus recursos podem aproveitar um maior potencial de retorno no longo prazo.

A taxa de administração é uma cobrança importante para viabilizar a manutenção do fundo atrelado à previdência privada escolhida. Contudo, ao investir, é essencial avaliar os valores cobrados e as demais taxas incidentes para encontrar uma alternativa que garanta o melhor custo-benefício para a aplicação dos seus recursos.Quer contar com um plano de previdência privada com taxa de administração mais atrativa? Conheça mais sobre a Grão e a previdência ARCA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *