fbpx

Confira 5 vantagens dos fundos de previdência privada para compor sua carteira

confira as vantagens do fundo de previdencia privada
Reading Time: 4 minutes

Ter dúvidas sobre o fundo de investimento de previdência privada é natural. Até porque a modalidade segue regras específicas em relação à tributação, além da existência de diversas opções no mercado, que podem trazer vantagens distintas.

Neste conteúdo, explicamos porque o investidor deve considerar a previdência privada. Além disso, apresentamos 5 vantagens que podem ser encontradas neste produto financeiro. Continue a leitura e encontre excelentes oportunidades!

Os fundos de previdência privada são um bom investimento?

Um fundo de previdência funciona de forma parecida a outros ativos dessa categoria. Isto é, o investidor compra cotas por meio da figura da seguradora do plano de previdência, e a gestora responsável cuida dos investimentos.

Somado a isso, a previdência privada tem benefícios tributários. Trata-se, independentemente de escolher entre PGBL ou VGBL, de uma forma de pagar menos imposto de renda.

Nesse sentido, podemos dividir as vantagens do fundo de previdência privada em dois grupos:

  • benefícios tributários que estão presentes em todos os fundos;
  • ganhos que dependem das decisões tomadas pela gestão de investimento.

Um dos motivos para que os fundos de previdência sejam pouco visados é que os grandes bancos costumam cobrar altas taxas e entregar baixa rentabilidade. Em tais casos, o investidor tem apenas o benefício tributário.

Contudo, nada impede que você busque um produto financeiro com ótimas taxas e rentabilidade. E, somando o desempenho do fundo com a tributação mais favorável, pode-se encontrar o melhor de dois mundos: excelentes ganhos e menos impostos.

Quais são as vantagens do fundo de previdência privada?

As vantagens do fundo de previdência privada indicam uma excelente alternativa para compor a carteira de investimentos. Confira os benefícios de investir nesse produto financeiro.

1. Tenha mais eficiência tributária

Todos os fundos de previdência privada vão apresentar mecanismos para pagar menos impostos. Além disso, existe flexibilidade para se planejar de diferentes formas.

O Plano Garantidor de Benefício Livre (PGBL), por exemplo, permite a dedução do IR  de até 12% da sua renda bruta tributável  caso você invista esse valor nesse modelo de previdência. Contudo, no momento do resgate, o investidor paga o imposto sobre o montante (juros e capital investido).

Já o Vida Garantidor de Benefício Livre (VGBL) não apresenta deduções no imposto de renda. Porém, ao final, a tributação é calculada apenas sobre o lucro do investimento (juros).

Ambos apresentam, ainda, a ausência de tributação periódica ( o imposto conhecido como come-cotas): na previdência, o dinheiro vai acumulando, sem ser reduzido, até o resgate. Igualmente, permitem a opção entre regime progressivo ou regressivo do IR, ou seja, entre ser tributado pela renda ou tempo de investimento, respectivamente.

2. Utilize uma estratégia de investimento qualificada

A próxima vantagem, assim como as demais, pode estar presente em alguns fundos e não em todos. Trata-se de adotar estratégias de investimento qualificadas, a fim de gerenciar riscos e tomar as melhores decisões.

De certa forma, as competências e experiências dos gestores de investimento se tornam um recurso compartilhado entre os cotistas. Com isso, mesmo os leigos podem contar com as melhores análises e estratégias em favor de seus investimentos.

Entre as estratégias, existe a possibilidade de acessar ativos restritos. Alguns produtos não são disponibilizados para o investidor comum, chamado de investidor de varejo. Contudo, estão à disposição dos gestores profissionais.

3. Conte com ótimas taxas de administração

As taxas cobradas dos fundos de investimento em previdência já são mais vantajosas que em outros tempos. Com a concorrência, cada vez mais os investidores podem encontrar ótimas condições no mercado.

Aliás, diversas cobranças são opcionais. Por exemplo, a taxa de carregamento, aplicada aos depósitos, não está presente em todos os fundos. Igualmente, existe a possibilidade de isenções de taxas de resgate e performance.

Um cuidado é entender que, embora pertençam à mesma categoria, os fundos de previdência privada trazem condições diferentes. Por isso, sempre será importante comparar a proposta de cada produto, identificando suas vantagens e desvantagens.

4. Praticidade e acessibilidade

Os fundos de investimento em previdência também são bem práticos e acessíveis. É possível começar a investir com pouco dinheiro e sem grandes conhecimentos sobre o mercado financeiros.

Logicamente, o sucesso depende da escolha de uma boa gestora. A gestora de investimentos é a responsável por tomar as decisões que vão impactar o desempenho do fundo. Para isso, essa empresa precisa contar com um time de especialistas.

5. Rentabilidade acima do mercado

Ao somar benefícios tributários ao ganho com a performance do fundo, a previdência privada potencializa o retorno dos investidores. É algo que acontece, especialmente, no longo prazo.

Aqui na Grão,  com o objetivo de atingir um ótimo desempenho no longo prazo, desenvolvemos um produto com todas as vantagens dos fundos de previdência privada: o fundo ARCA, baseado na metodologia de investimentos do Thiago Nigro, o Primo Rico, e apresenta um ótimo histórico em análise feita em 9 países.

Entre outros princípios, as decisões tomadas usam da diversificação para gerenciar riscos e produzir uma excelente rentabilidade no longo prazo. Aliás, o acrônimo “ARCA” é uma referência aos tipos de ativos que vão compor o fundo:

  • ações brasileiras;
  • real estate;
  • caixa;
  • ativos internacionais.

Com esse norte, os estrategistas da Grão, que contam com muita bagagem e qualificação  no mercado financeiro, tomam as melhores decisões para o desempenho do fundo. Ademais, o Fundo ARCA oferece excelentes condições para você começar a investir e aproveitar as vantagens do fundo de previdência privada:

  • aplicação mínima de R$100,00;
  • depósito mensal opcional com mínimo de R$100,00;
  • opção de PGBL ou VGBL;
  • ausência de taxa de carregamento;
  • isenção das taxas de performance e resgate;
  • taxa de administração entre as 10% mais baixas do setor de previdência.

Sendo assim, você pode contar com todas as vantagens do fundo de previdência privada, buscando não só benefícios tributários, mas uma ótima rentabilidade. Logo, tem uma excelente alternativa para sua carteira de investimentos.

Agora que você já sabe que, além dos benefícios tributários, um bom fundo de previdência depende das competências e experiências dos gestores, conheça a Grão e entenda os diferenciais do fundo ARCA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *