4 Dicas para guardar dinheiro sem deixar de lado a diversão

4 Dicas para guardar dinheiro sem deixar de lado a diversão

O ano de 2020 trouxe enormes desafios para todos e, certamente, será inesquecível.

Como guardar dinheiro, sem deixar de lado a diversão? Com educação financeira e usando o aplicativo da Grão!

Entre tantas coisas importantes, a diversão e o lazer parecem ter ficado em segundo plano. É compreensível, mas com educação financeira queremos que você volte a valorizar estes pontos no seu dia a dia enquanto junta dinheiro para alcançar também seus objetivos de vida.

Com a renda em situação mais frágil e a gestão do orçamento familiar mais desafiadora, você talvez tenha cortado as despesas associadas à diversão. Uma decisão coerente, parabéns! Aos poucos, agora podemos discutir maneiras de equilibrar a necessidade de guardar dinheiro e a importância de também se divertir.

Leia também: Como sair do Endividamento ao Investimento?

4 dicas para guardar dinheiro sem deixar de lado a diversão

No texto de hoje, oferecemos 4 dicas para ajudar você a lidar com o orçamento de maneira realista, mas ao mesmo tempo sendo capaz de voltar a ter momentos de lazer ao lado da família e amigos.

Defina limites mensais de gastos

Para defender a viabilidade de guardar dinheiro sem abrir mão da diversão, é importante reforçar a importância do controle de gastos no dia a dia. O melhor jeito de colocar isso em prática é através de limites para as principais despesas mensais.

O objetivo é que você crie um “teto de gastos”, um valor máximo para as categorias mais sensíveis do seu orçamento. Na prática, cada categoria que você respeita significa uma possibilidade a mais de guardar dinheiro e também se divertir.

Enquanto você gasta menos do que o planejado com despesas de consumo, você também cria condições para juntar dinheiro na Grão e para usar parte desse dinheiro como uma reserva financeira também para experiências divertidas. Gastar menos para ter mais momentos felizes, não faz sentido?

Valorize mais a atividade que você gosta

É muito comum notar famílias tentando manter diversas atividades paralelas de lazer, com gastos cada vez maiores, mas resultados duvidosos. O tempo e dinheiro gastos realmente têm trazido momentos únicos e mais felizes? Pense bem!

Para que você se sinta melhor ao se divertir, é crucial que a atividade de lazer escolhida traga prazer na medida certa. Para isso, que tal “dar um passo atrás” e pensar melhor no que você gosta de fazer, pra valer?

Talvez um bom filme em casa ao lado família, ou um domingo experimentando receitas novas na cozinha com os amigos, seja muito mais divertido que uma saída com conhecidos que gostam de frequentar lugares caros e que você nem gosta tanto assim.

Leia também: Financiamento: quanto maior a entrada, melhor (comprove com números)

Crie um objetivo que seja uma experiência divertida

A dica anterior foi um convite para você se reconectar com o que realmente importa para você, não com o que esperam que você faça. Pois bem, isso pode ser também uma experiência divertida que você agora quer transformar em um objetivo.

E por que objetivo? Porque com ele, você torna tangível o que você deseja e consegue, com isso, inserir essa meta em tudo que faz no dia a dia. Suponha que uma viagem com a família ou amigos para um destino ainda desconhecido seja um sonho.

  • Quanto custa esta experiência?
  • Em quanto tempo você consegue juntar esse dinheiro?
  • Se guardar todo mês na Grão, vou alcançar e isso vai ser inesquecível?

Objetivo validado, é hora de colocar em prática! Partir de uma autoavaliação sobre o que é prioridade (dica 2) e ajustar as contas para abrir espaço para ela (dica 1) culminam na transformação dessa combinação em objetivo (dica 3). Só assim você vai ver sentido na jornada de educação financeira.

Aproveite melhor seu tempo livre

Muita coisa divertida pode acontecer quando aproveitamos melhor o nosso tempo livre. Comece observando o tempo que você passa nas redes sociais ou até mesmo assistindo televisão ou Youtube. Todo este tempo é divertido? Sim. Parece sempre que você está fazendo algo relacionado ao lazer? Não.

Nosso tempo livre é muito importante e não nos damos conta disso. A quantidade cada vez maior de compromissos, conteúdos para acompanhar, gente para conversar e tarefas para fazer torna o dia cansativo e aparentemente sem folgas ou momentos de lazer.

Na verdade, as brechas existem, mas normalmente estamos muito ocupados para realmente aproveitá-las. Pare. Respire fundo. Pense mais em como você tem usado seu tempo livre. Talvez você possa se divertir com uma atividade simples como ler um livro e consiga guardar dinheiro porque assim ficou menos ansioso(a). Experimente!

#boraguardar na Grão

A equipe da Grão está aqui para oferecer dicas preciosas para você tirar o máximo de sua vida financeira, equilibrando melhor suas necessidades e os momentos de lazer. Porque o seu dinheiro precisa ser seu aliado nas suas conquistas.

Todos os dias você vai encontrar dicas, sugestões, artigos, ferramentas e muita informação de qualidade em todos os nossos canais de mídia e redes sociais, então siga-nos no Instagram, Facebook e Youtube.

Os momentos de diversão devem existir para permitir dias mais leves e também a sensação de que todo o esforço vale a pena. A educação financeira pode tornar essas experiências ainda melhores. Baixe nosso App e experimente a jornada de educação financeira que preparamos para você. Vem pra Grão!

Foto de Adrienn no Pexels

Leia também

2 comentários

  • Responder

    […] Leia também: 4 Dicas para guardar dinheiro sem deixar de lado a diversão […]

  • Responder

    […] Leia também: 4 Dicas para guardar dinheiro sem deixar de lado a diversão […]

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão