Economia doméstica - uma rotina consciente

Economia Doméstica: Como Reduzir os Gastos?

Selecionamos várias dicas simples e práticas para melhorar a economia doméstica.

Selecionamos várias dicas simples e práticas para melhorar a economia doméstica.

Hoje você vai conhecer um dos principais aliados do sucesso financeiro e da construção de patrimônio: a economia doméstica.

Pequenas mudanças no dia a dia, decisões financeiras mais conscientes e mais paciência podem fazer muita diferença no orçamento.

Além de permitir que sua família economize, praticar algumas dicas de economia doméstica também ajuda a guardar dinheiro.

Neste texto, você vai aprender:

  • O que é economia doméstica;
  • Dicas para economizar no dia a dia;
  • Importância de guardar dinheiro na Grão.

O que é economia doméstica?

O campo da economia doméstica é amplo e trabalha temas que envolvem decisões financeiras tomadas pela família no cotidiano.

Fazem parte dessas escolhas a forma como você cuida da sua educação e, claro, como controla o dinheiro.

Mas não se resume a isso. Até mesmo a alimentação faz parte dessas decisões que compõem a economia doméstica.

Assim, o primeiro passo é aceitar que existem várias oportunidades de economizar e criar um planejamento financeiro mais adequado.

Por aqui, mais de 65% da população tem dívidas e o número de superendividados aumenta a cada ano que passa.

Portanto, colocar em prática a economia doméstica é essencial para gastar melhor, se livrar das dívidas e guardar dinheiro.

Dicas de economia doméstica

Como colocar em prática mudanças significativas para economizar e criar hábitos? É o que vamos aprender com algumas dicas, confira:

1. A hora é agora

Você não precisa esperar o salário aumentar ou alguma situação financeira se agravar para começar a economizar. A hora é agora!

Parece óbvio pensar assim, mas procrastinar essa decisão é comum. A economia doméstica é importante e precisa começar agora.

Como anda a realidade financeira de sua família? Anote por um mês seus gastos e comece discutindo com os demais o resultado desta experiência.

2. Comece e mantenha controle financeiro

Organização é o mais importante para conseguir economizar. Então comece a registrar tudo que você ganha e gasta.

Assim, você terá a exata noção do que tem feito com seu dinheiro. E, ao mesmo tempo, quais oportunidades de mudança de hábito existem no seu orçamento.

Para começar, você pode usar o Organizador disponível no App da Grão ou nossa planilha gratuita de controle financeiro.

Acima de tudo, lembre-se de manter seus registros bem organizados. A dica é usar categorias bem definidas e com nomes que realmente façam sentido.

3. Enfrente suas dívidas de frente

O endividamento não combina com economia doméstica. Afinal de contas, você vai pagar juros, e a chance de se complicar é muito grande.

Priorize a organização das dívidas para que você possa fazer contato com os credores e realizar acordos.

Assim, sua principal meta ao dar mais atenção ao dinheiro deve ser eliminar o máximo possível de dívidas.

Priorize o pagamento das contas atrasadas. Renegocie as dívidas com juros muito elevados ou troque-as por empréstimos mais em conta.

4. Gaste menos

Pense nos 10 principais gastos fixos e variáveis que você possui no mês. Agora crie uma meta de reduzir em 10% o total desses gastos.

Você vai notar que muita coisa supérflua poderá ser facilmente evitada, enquanto outras despesas fixas vão exigir mais atenção.

Portanto, não deixe de sempre questionar seus hábitos de consumo e procure sempre reduzir gastos como uma forma de desafio.

5. Tente sempre pechinchar

Para colocar em prática a economia doméstica, nada mais inteligente do que pagar mais barato no que você precisa comprar.

Logo, pechinchar precisa ser uma ação muito praticada no dia a dia. Pesquise preços sem preguiça e sempre negocie melhores descontos.

A depender do que você precisa comprar, a diferença de preços pode passar facilmente dos 50%. Quando você se planeja e compra com paciência, garante uma bela economia.

Acima de tudo, procure sempre se organizar para pagar o máximo das compras à vista. Nada de se acostumar com parcelamentos.

6. Economize na conta de luz

Se estiver em um ambiente bem iluminado com luz natural, apague as lâmpadas durante o dia. Pode parecer pouco, mas ajuda a reduzir a conta de energia.

Ao mesmo tempo, certifique-se de que você apaga as luzes ao sair dos cômodos. E sempre que possível escolha lâmpadas de LED, que são mais econômicas.

O banho também pode sempre ser mais rápido, não é mesmo? Dois minutos por dia podem fazer uma diferença significativa na conta mensal de energia.

Outra dica interessante é usar a máquina de lavar roupas sempre na capacidade máxima. E deixar para passar tudo de uma vez depois.

Atenção também para itens de uso corriqueiro, como geladeiras e ventiladores (ou ar condicionado). Manutenção em dia é essencial.

7. Economize na conta de água

Se não vai usar a água corrente da torneira, feche-a. Isso vale para a hora de escovar os dentes e lavar louça.

Use torneiras e reservatórios mais modernos, que são capazes de aproveitar melhor a água e oferecem sistemas que permitem economia.

Atenção sempre para vazamentos. Aproveite e avalie a oportunidade de reaproveitar água.

8. Economize no supermercado

O principal item da economia doméstica que vai ajudar a economizar no supermercado chama-se lista de compras.

Sem uma lista organizada e clara, você vai andar para lá e para cá no supermercado. E, no fim, pode comprar mais do que deveria.

Assim, o primeiro passo deve ser fazer uma lista de compras. De preferência, semanal ou quinzenal. Compras menores facilitam o controle.

Além disso, procure experimentar marcas diferentes e com preços melhores. Outra ideia é programar melhor o cardápio da semana.

Por fim, não leve as crianças com você ao supermercado. Além de aumentar a ansiedade e diminuir o foco, os pequenos sempre querem levar algo mais.

Ah, a fome também não é boa companheira na hora de comprar. Você vai comprar guloseimas ou mais do que o necessário.

9. Economize na alimentação

Em muitos casos, o principal vilão são as refeições fora de casa. Tente organizar melhor as compras e faça mais refeições no próprio lar.

Comprar produtos em feiras e mercados específicos também pode ajudar a economizar, então pesquise as opções da sua cidade.

Além disso, tenha atenção aos preços de legumes, verduras e frutas, que possuem o efeito sazonalidade da colheita.

Procure se organizar de maneira que você compre os itens mais em conta. E use a criatividade para aproveitá-los nas refeições.

10. Crie renda extra

A economia doméstica também pressupõe aumentar suas receitas para ter maior capacidade de guardar dinheiro.

Assim, é fundamental que você procure sempre criar alternativas de renda extra para elevar suas receitas.

Com a possibilidade de criar receita extra, você terá estímulo para criar hábitos diferentes, além de praticar o empreendedorismo.

Preparamos um especial sobre o tema: Renda extra: 10 ideias para ganhar dinheiro.

Dica bônus: guarde e crie uma reserva financeira

Quando você se planeja, uma emergência nem sempre será suficiente para atrapalhar seus planos.

Para manter as finanças pessoais em ordem mesmo diante de situações desafiadoras, você precisa criar uma reserva financeira.

Assim, basta fazer do hábito de guardar dinheiro uma prioridade e aproveitar os momentos bons para poupar mais.

Comece hoje mesmo com a Grão!

#boraguardar na Grão

A equipe Grão está sempre pronta para ajudar você a fazer do planejamento financeiro um aliado para realização de sonhos.

Agora, você já sabe mais sobre economia doméstica. Lembre-se de que mudar algumas atitudes pode fazer uma grande diferença no final do mês (e na vida).

Todos os dias você vai encontrar dicas, sugestões, artigos, ferramentas e muita informação de qualidade nas nossas redes sociais. Então siga-nos no Instagram, Facebook e Youtube.

Para nós, guardar dinheiro é importante e queremos que você aprenda a criar sua reserva financeira do jeito certo.

Baixe nosso App e experimente a jornada de educação financeira que preparamos para você.

Photo by Kat Stokes on Unsplash

Leia também

1 comentário

  • Responder

    O texto acima foi bastante interessante!
    Já há tempo não encontrava este tipo de texto, já elaborei vários cursos sobre este tema.

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão