fbpx

Planejamento financeiro para o investidor: tudo o que você precisa saber 

Planejamento financeiro para o investidor: o que você precisa saber
Reading Time: 5 minutes

Investir é uma prática que vai muito além de comprar e vender ativos. Para obter bons resultados com seus investimentos, é preciso ter objetivos e estratégias definidas — e para traçá-las, é necessário contar com um planejamento financeiro.

Contudo, muitos investidores ainda negligenciam essa potente ferramenta capaz de potencializar a rentabilidade da carteira. Por isso, neste artigo, você entenderá a importância do planejamento financeiro para os investidores e como montar o seu. 

Planejamento financeiro: conceito

Primeiramente, é importante esclarecer o que é exatamente o planejamento financeiro. Esse termo se refere à prática da administração das finanças – tanto pessoais quanto de uma empresa, por exemplo — visando levantar dados sobre a situação atual e traçar planos para alcançar os objetivos desejados.

Sendo assim, o planejamento financeiro vai além da utilização de ferramentas para o controle dos gastos, como muitos podem acreditar. Ele está relacionado com a adoção de melhores estratégias para concretizar projetos em menos tempo.

Importância do planejamento financeiro

Uma vez que o planejamento financeiro possibilita previsibilidade e viabiliza a conquista de metas, é fácil perceber o quanto ele é importante — não apenas para investidores, mas para todas as pessoas. 

De qualquer forma, vale a pena listar quando e como o planejamento beneficia a saúde financeira de maneira geral. Entenda, a seguir, por que o planejamento financeiro é tão necessário.

1 – Para identificar um problema e resolvê-lo

Quando qualquer coisa não vai bem, normalmente o que fazemos é submeter a situação a uma análise para entendermos onde está o problema e como resolvê-lo, certo?

Inclusive, podemos pensar em alguns exemplos muito simples de como esse protocolo faz parte da rotina das pessoas. Veja: quando o carro apresenta uma falha, levamos ao mecânico para a realização de um orçamento. Ou quando estamos com um problema de saúde, fazemos exames antes de iniciar o tratamento.

E em relação à saúde financeira, o conceito também se aplica. 

É preciso fazer um levantamento dos dados e uma análise para identificarmos onde estão gargalos e desperdícios. Assim, é possível vislumbrar de forma clara as ações necessárias para organizar as finanças de maneira saudável.

Em outras palavras, quando organizamos as finanças torna-se muito mais fácil saber o que é necessário mudar, como mudar e quais os resultados esperados. 

2 – Para organizar finanças pessoais e investir melhor

Pode parecer algo simples ou até óbvio, mas quase metade dos brasileiros não controla suas despesas de nenhuma forma — sabia disso?

No entanto, a prática é indicada tanto para quem está começando a investir, quanto para investidores mais experientes.

Isso porque, planejamento financeiro significa organizar as finanças. Não à toa ele contribui diretamente para melhores tomadas de decisão a respeito das aplicações. 

Inclusive, o ideal é manter e atualizar o planejamento financeiro durante toda a vida. O motivo é simples: assim você sempre sabe como está sua situação no presente e tem ferramentas para se preparar para o futuro. 

Nesse sentido, o planejamento permite a construção de investimentos importantes para a segurança financeira — como a reserva de emergência. Ao identificar o montante necessário para pagar as contas fixas mensais, você já sabe quanto precisa aplicar com tal finalidade.

Outra vantagem do planejamento financeiro para o investidor é o auxílio na criação da reserva de oportunidade. Ela é essencial para realizar investimentos inteligentes em momentos oportunos. E isso tudo fica muito mais claro quando está desenhado em um controle detalhado. 

3 – Para alcançar a independência financeira e concretizar sonhos

Todos têm sonhos. Mas sempre há aqueles que parecem muito distantes e praticamente impossíveis. Acertamos? A boa notícia é que até para eles existem grandes chances de concretização.

Isso acontece quando o sonho deixa de ser um sonho e se transforma em um objetivo. A partir daí, todos os esforços rumam na direção dele. E aqui entra o planejamento financeiro. 

Ao identificar problemas no seu orçamento, adotar melhores hábitos financeiros, poupar e buscar por soluções para gastar menos e rentabilizar mais, você ganha fôlego (e capital!) para tirar as metas do papel.

Em outras palavras, ao colocar na planilha seus diversos objetivos de vida, você visualiza o esforço financeiro necessário para alcançá-los. A partir daí, pode traçar planos reais e consistentes para concretizar o que antes estava só no plano da imaginação.

Uma das estratégias, inclusive, é realizar investimentos adequados para cada uma das metas e assim potencializar os resultados. 

Por que investidores devem fazer planejamento financeiro?

Porque por meio do planejamento financeiro, investidores podem observar oportunidades com clareza. Isso significa possibilidade de rentabilizar ainda mais o dinheiro, de acumular patrimônio, de quitar dívidas e também de evitar desperdícios.

Na contramão, sem um planejamento financeiro, aumentam as chances de investir em ativos equivocados e que afastam objetivos. Por isso, o indicado é sempre consultar os planos a cada novo investimento que for realizar.

Além disso, o planejamento ajuda o investidor a evitar compras e aplicações por impulso, uma prática bastante prejudicial para a jornada de investimentos e interação com o mercado.

Resumidamente, é possível entender que o planejamento funciona como um mapa para o investidor. Ele contribui para que a carteira reflita exatamente as necessidades e objetivos traçados. 

Por exemplo, se nos seus objetivos estiver uma viagem para o exterior, parte da carteira poderia estar em dólar. Ao mesmo tempo, se outra meta for para daqui 10 anos, uma porcentagem do portfólio pode estar direcionada para investimentos de longo prazo — como ativos de renda variável. 

Passo a passo: como criar um planejamento financeiro

Para fazer o seu planejamento financeiro você deve seguir alguns passos básicos. Confira quais!

Passo 01: registre as entradas 

Anote os valores que entram no seu orçamento. Eles podem vir das mais diversas fontes de renda, como: salários, honorários, bonificações, prêmios, recebimento de aluguéis, ganhos com investimentos e restituição do imposto de renda. 

Passo 02: controle as despesas

O segundo passo é anotar todas as suas despesas fixas e variáveis. Em outras palavras, você deve registrar gastos com aluguel, parcelas, financiamentos, gastos com alimentação e transporte, compras, taxas do cartão ou da conta corrente, gastos com saúde e o que mais for pago durante o mês. Inclusive impostos.

Ainda, é importante lembrar dos gastos menos expressivos, como mensalidade da academia, gastos com pet shop, serviços de streaming e outras amenidades.

Todas as saídas de dinheiro devem ser contabilizadas. Para isso, você pode utilizar planilhas, sites ou aplicativos. O ideal é que seja uma ferramenta fácil de mexer e de se manter atualizada, porque a cada entrada ou saída de valor será necessário preencher a tabela.

Passo 03: faça a prospecção

Depois, você pode fazer a prospecção do quanto irá receber nos próximos meses e anos – e do quanto irá pagar. Dessa forma, será possível observar exatamente o seu patrimônio líquido.

Passo 04: estabeleça metas

Outra etapa do planejamento financeiro, não apenas necessária como muito útil, é o estabelecimento das metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, você consegue visualizar as ações necessárias para atingir seus objetivos — como, por exemplo, cortar gastos e aplicar o dinheiro em investimentos rentáveis.

Como você pode observar, o planejamento financeiro é a base para que o investidor obtenha sucesso em suas aplicações. Mais do que isso: ele é essencial para qualquer pessoa lidar com seu dinheiro de maneira sábia e eficiente. 
Por isso, caso ainda não tenha um planejamento, nossa dica é dar prioridade para este projeto. Certamente, com um planejamento é possível detectar boas oportunidades de investir e otimizar seus ganhos. Nesse momento, o assessor de investimentos pode contribuir com uma orientação completa e alinhada às suas possibilidades financeiras, perfil e sonhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *