Nunca é cedo demais para pensar no futuro. Por mais que esse “futuro” seja algo que ainda vai levar muito tempo para acontecer, como 20, 30 ou até mesmo 40 anos. Desse modo, aplicar dinheiro em previdência privada na juventude deve se tornar cada vez mais comum.
Ao contrário do que muitos pensam, a previdência privada não é um assunto exclusivo para investidores mais experientes. De fato, pessoas que já estão casadas, com filhos e mais próximas da aposentadoria são mais propensas a fazê-lo.
Entretanto, o público mais jovem também não só pode, como deve considerar o investimento em previdência. Esse tipo de aplicação é sempre atrelado à aposentadoria. Sendo visto como uma das melhores formas de complementar o INSS. Mas não se resume a isso.
O plano de previdência privada abrange os mais variados objetivos a longo prazo, como, por exemplo, estudar no exterior, montar o próprio negócio ou tirar um ano sabático para viajar. Assim, investir na previdência privada na juventude pode ser uma das melhores maneiras de viver seus sonhos futuramente.
Logo abaixo, vamos te explicar melhor qual é a importância de acumular patrimônio em plano de previdência privada, mesmo sendo jovem. Inclusive, mostrando 7 motivos que fazem da aplicação a mais ideal para planejar seu futuro desde cedo.
Acompanhe!
A importância de investir em previdência privada na juventude
Em um primeiro momento, investir em previdência privada na juventude realmente pode parecer algo sem tanto sentido para você. Pessoas mais jovens tendem a ser imediatistas e deixam essa coisa de “pensar no futuro” para quando estiverem um pouco mais velhos, com 30 ou 35 anos, por exemplo.
Nesse sentido, todos os ganhos dos jovens costumam ser usados essencialmente para seu custo de vida. O que envolve os gastos de aluguel, água, luz, internet, alimentação e academia. Assim como, estudos, lazer e viagens. E, quando decidem investir, dificilmente o fazem em aplicações de longo prazo.
Além de não gostar muito da ideia de pensar no futuro logo cedo, os investidores mais jovens não são tão pacientes. A ansiedade influencia na sua tomada de decisão mais facilmente. Então, preferem aqueles ativos que podem dar resultados de forma mais rápida ― ainda que ofereçam também mais riscos.
Contudo, começando a entender o que o plano de previdência privada tem de vantagem frente a outras opções de investimento, mesmo para quem ainda tem seus 18, 19 ou 20 anos, a importância de aplicar suas reservas na modalidade fica mais evidente.
Embora muitos investidores relacionem o plano de previdência privada somente com a aposentadoria, o ativo serve para diferentes metas. Assim também, o investimento favorece quem tem aplicações a mais tempo. O que resulta em mais rentabilidade e benefícios fiscais no Imposto de Renda, por exemplo.
Então, quanto antes você começar a investir em ativos que garantam segurança e realizações no futuro, como o plano de previdência privada, melhor. É uma modalidade vantajosa para investidores de diversas idades. Inclusive, para aqueles que são mais jovens e iniciantes no mercado financeiro.
9 motivos para investir em previdência privada na juventude
Ainda não está convencido sobre a aplicação de patrimônio em previdência privada na juventude? Sem problemas! Vamos te mostrar agora mesmo os 9 principais motivos para investir na modalidade quanto antes e garantir o futuro dos sonhos. Confira!
1. Usar o tempo a seu favor
Uma das principais vantagens de aplicar dinheiro em previdência privada na juventude é que você pode usar o tempo a seu favor. A quantidade de anos em que você contribui faz toda a diferença na modalidade. Sobretudo, em termos de rentabilidade e tributação.
Pessoas que preferem investir no ativo só depois dos 30 anos, por exemplo, não terão o mesmo acúmulo de patrimônio e tempo de redução da alíquota de IR a pagar no momento do resgate em comparação a quem fez isso com apenas 20 anos de idade. Ou seja, começar cedo pode mudar significativamente seus resultados para melhor.
2. Melhor rentabilidade
A previdência privada é um investimento vantajoso principalmente no longo prazo. Com isso, pelo fato de você investir pensando em deixar o dinheiro aplicado por anos, é possível tomar mais risco. Afinal, ativos de perfil mais arrojado costumam precisar de tempo para gerar retorno. Entretanto, quando isso acontece, eles tendem a vir muito acima de opções conservadoras.
Sendo assim, podendo esperar o prazo para que esses ativos performem bem, o investidor consegue uma melhor rentabilidade para a sua carteira, construindo um bom patrimônio ao mesmo tempo que aproveita as vantagens tributárias da previdência.
3. Benefícios tributários
Quanto à tributação do plano de previdência na juventude, a vantagem é que você tem acesso a taxas menores do Imposto de Renda por mais tempo quando investe enquanto jovem. No modelo PGBL (Plano de Gerador de Benefício Livre), por exemplo, é possível deduzir até 12% de tributação anual.
Além disso, os investimentos feitos na tabela regressiva acima de 10 anos podem chegar a uma alíquota de somente 10% no momento do resgate, menor que muitos investimentos do mercado e que outros tipos de fundos de investimento. Com isso, você acumula diversas vantagens tributárias ao longo dos anos e potencializa o seu investimento.
4. Sem come-cotas
Diferentemente de outros tipos de fundo de investimento , o plano de previdência privada não tem o famoso come-cotas, isto é, a retenção antecipada semestral do Imposto de Renda. Assim, você pode acumular seu patrimônio na modalidade sem precisar se preocupar com o tributo sobre seus ganhos a cada 6 meses.
Em outros tipos de fundos, como os de renda fixa e multimercado, o come-cotas abocanha 20% dos ganhos obtidos no curto prazo e 15% da rentabilidade de ativos de longo prazo, nos meses de maio e novembro. Na previdência privada, por sua vez, o pagamento do IR só precisa ser feito no momento do resgate ou recebimento da renda.
5. Resgate e recebimento da renda garantidos
Falando em resgate e recebimento da renda, o plano de previdência privada na juventude não conta com nenhuma limitação ou risco em relação à retirada, ou transformação do montante. Sobretudo, porque o investimento tem seguradoras como um de seus pilares essenciais.
Elas garantem a disponibilidade do patrimônio acumulado no momento em que você quiser resgatá-lo ou transformá-lo em renda. Então, o risco do cliente não contar com o dinheiro aplicado por vários anos é extremamente baixo ou inexistente, mesmo em casos de falência da instituição. Até porque o patrimônio do fundo é separado do da seguradora, o que garante a minimização do risco de inadimplência.
Até porque as seguradoras são fiscalizadas e reguladas recorrentemente por órgãos competentes. Sendo o principal a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), um órgão vinculado ao Ministério da Economia. Ele pode intervir nas seguradoras para proteger os interesses dos investidores, caso for necessário.
6. Fácil portabilidade
Ao investir em previdência privada na juventude, a portabilidade do montante também não é nada para se preocupar. É possível transferir o valor aplicado para outra instituição sem qualquer burocracia. O que já não acontece em fundos não previdenciários.
Na previdência, não é necessário resgatar o investimento da instituição para só então transferi-lo para outra. A migração pode ser feita internamente, facilitando a vida do investidor. E o melhor: a opção livra você de pagar qualquer taxa por conta da portabilidade.
7. Preparar sua aposentadoria
Por que não pensar em aposentadoria mesmo enquanto ainda é jovem? Embora seja um futuro distante para você, planejar essa etapa da jornada vale a pena. A terceira idade é conhecida popularmente como a melhor fase da vida, por ser um momento de desfrute e descanso.
Para isso, porém, você precisa se preparar. Definitivamente, deixar sua aposentadoria nas mãos do Governo, confiando apenas no INSS, não é uma boa ideia. Assim também, não é tão interessante acumular patrimônio para a aposentadoria com 40 ou 50 anos, pois os resultados podem ser bem menores.
Então, se você quer manter seu padrão de vida ou até mesmo melhorá-lo na aposentadoria, o melhor a se fazer é investir o quanto antes pensando nesse objetivo. Após décadas de trabalho, tudo o que você não quer é enfrentar dificuldades financeiras na melhor idade, concorda?
8. Sucessão patrimonial
Por mais que você seja jovem, talvez você já tenha filhos ou planeje tê-los em breve. Neste caso, não é nenhuma loucura pensar em sucessão patrimonial, não é? Afinal, os filhos serão aqueles que vão continuar o seu legado na terra, dando sequência àquilo que você começou.
Ao investir em previdência privada na juventude, você consegue acumular patrimônio não só para alcançar seus objetivos, mas também ajudar seus descendentes a fazê-lo. Por sua vez, os herdeiros podem resgatar o montante sem tantos custos e burocracia, pois o inventário não é necessário na modalidade.
Vale ainda um adendo: mesmo que você não tenha ou não planeje ter filhos, ainda assim é possível repassar o seu patrimônio investido na previdência com facilidade. Afinal, você pode colocar qualquer pessoa de sua confiança como beneficiário: esposa, pais, tios, avós, etc. Assim, essa pessoa pode ter acesso ao patrimônio com maior facilidade e não fica desamparada em caso de falecimento.
9. Diversificação de carteira
O plano de previdência privada na juventude ainda funciona muito bem em uma estratégia de diversificação de carteira. Então, você não precisa investir tudo o que tem na modalidade para conseguir bons resultados lá na frente, quando chegar a hora do usufruto.
Aliás, montar um portfólio que tenha diferentes ativos favorece o próprio investidor, que fica exposto a diferentes graus de risco e pode ter diferentes estratégias para gestão de patrimônio, com aplicações de curto, médio e longo prazo.
Investindo em previdência privada na juventude com a Grão
Portanto, se você é jovem e ainda não começou a investir ou até já tem valores aplicados, mas não em previdência, talvez seja hora de repensar isso. A previdência privada na juventude tem vantagens exclusivas e garante o futuro dos sonhos para quem confia na modalidade.
É uma ótima opção para diversos objetivos a longo prazo. Desde o complemento da renda futura, em relação à aposentadoria, até a viagem no exterior para estudar, por exemplo. Assim como comprar uma casa na praia para momentos de lazer e montar o próprio negócio.
Ao investir desde cedo, você pode conquistar resultados mais expressivos. O tempo de contribuição faz a diferença no acúmulo de patrimônio, faz toda a diferença. De modo que a rentabilidade do montante e benefícios relacionados à tributação do Imposto de Renda podem ser muito melhores do que na média.
Sem contar os outros diferenciais da previdência, como ausência do come-cotas, menor alíquota de imposto no resgate, recebimento de renda garantidos (caso seja a sua preferência) e fácil portabilidade. Para investir em previdência privada na juventude, aproveitando todas essas vantagens, conte com a Grão.
Nós temos um plano com estratégia pautada na diversificação para melhorar a rentabilidade, no qual você pode aplicar seu patrimônio em previdência privada sem grandes riscos ou preocupações. Assim como acompanhar o desempenho do portfólio de forma simples e prática, diretamente pelo nosso aplicativo.O aplicativo da Grão está disponível para download nas lojas de aplicativos Play Store e APP Store, isto é, tanto para Android quanto para iOS. Baixe-o agora mesmo e comece a investir em previdência privada na juventude por meio da metodologia ARCA!