fbpx

Como funciona o rendimento da poupança?

homem segurando cofinho de porquinho para poupar e analisar o rendimento da poupança
Reading Time: 5 minutes

Você sabe como funciona o rendimento da poupança? Ela é o investimento mais tradicional no Brasil, no entanto, pouca gente sabe como ela funciona.

O cálculo da rentabilidade da poupança leva em conta a taxa Selic — uma taxa mutável que pode variar e ficar em patamares baixos — isso acaba tornando esse investimento menos lucrativo.

Mesmo assim, segundo o Banco Central, a captação líquida (total de depósitos menos os resgates do período) da caderneta de poupança bateu recorde de R$20,6 bilhões em 2020.

Por que será que as pessoas continuam mantendo o dinheiro na poupança então? Simples: falta de informação.

Por isso, neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o rendimento da poupança. Além de mostrar quais opções de investimentos podem ser mais atrativas no cenário atual para fazer sua reserva de emergência.

Como calcular juros da poupança

O rendimento da poupança, que pode ser chamado de taxa poupança ou índice de remuneração, pode ser calculado de duas formas:

  • Quando a taxa Selic está maior que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 0,5% ao mês + Taxa Referencial (TR); 
  • Quando a Selic está menor ou igual a 8,5%, o rendimento é de 70% da Selic + TR.
mãos femininas contando dinheiro para analisar o rendimento da poupança
Crédito: Pexels

Qual o melhor banco para poupança?

A regra de rentabilidade poupança é a​ mesma em qualquer banco​ que ofereça esse tipo de aplicação. Tanto para conta exclusiva, quanto para conta vinculada à sua conta corrente.

Por isso, não existe um “melhor banco para poupança” em relação à rentabilidade. A Caixa paga de juros da poupança o mesmo que o Banco do Brasil, o Bradesco, ou qualquer outro.

Considere, na hora de escolher um banco, as facilidades que ele oferece na operação e as taxas que ele cobra para o tipo de conta que você deseja.

Afinal, se você pretende abrir uma conta poupança atrelada à corrente, pagará as taxas dessa da modalidade corrente.

Rendimento da poupança hoje

Com a regra de da Selic acima de 8,5% ao ano, hoje a poupança está rendendo 0,5% + Taxa referencial.

Contudo, temos investimentos rendendo valores muito maires do que esse, ou seja, ao deixar dinheiro na poupança, você não só pode estar ganhando pouco dinheiro, como pode, na verdade, perdendo dinheiro, do ponto de vista de valor de compra.

Mais um ponto importante a ser levado em conta quando falamos de rendimento da poupança, é que ela só rende em seu aniversário. Isso quer dizer que, se você depositar dinheiro na poupança hoje, só receberá o rendimento daqui a 30 dias. Considerando que você não mexa nesse dinheiro, é claro. Caso contrário, você perde a rentabilidade. 

pessoa usando calculadora de celular para calcular rendimento da poupança - Grão
Crédito: Pexels

Vale a pena investir na poupança em 2023?

Como você pode ver com os cálculos de rendimento da poupança descritos acima, não vale a pena investir na poupança em 2023. Afinal, um investimento que dá retornos melhores que a inflação mal pode ser chamado de investimento, não é mesmo?

Hoje, existem diversos tipos de ativos disponíveis no mercado financeiro. E muitos deles são tão seguros quanto a poupança. Basta que você abra sua cabeça para isso, pesquise e entenda como eles funcionam. Dessa forma, você consegue encontrar qual investimento é ideal para cada objetivo financeiro seu.

Abaixo você vai ver algumas opções que, em comparação com a poupança, são mais vantajosas.

Quanto o CDI rende em relação à poupança?

Ok, você já sabe que a poupança não é a melhor opção de investimento, mas o que rende mais que a poupança então?

Como eu disse ali acima, investimentos que levam em conta o rendimento do CDI são mais atraentes que a poupança.

Isso porque, apesar da taxa CDI ser sempre 0,10 pontos menor do que a Selic, os investimentos geralmente levam em conta 100% ou mais do CDI.

Isso quer dizer que, ao contrário da poupança, você não precisa esperar 30 dias para colher o rendimento. Ele é calculado diariamente e automaticamente.

Tesouro Direto

Outra opção mais vantajosa do que a poupança é o Tesouro Direto. Inclusive, ele é considerado o investimento mais seguro que existe no Brasil. Isso porque, ao deixar o seu dinheiro na poupança, você está “emprestando” ele para o banco. Ao aplicar em um investimento CDI, também.

Já no Tesouro Direto você está emprestando o seu dinheiro para o governo federal. E as chances do governo quebrar são bem menores do que as de um banco, certo? O Tesouro Selic rende 100% da Selic e tem liquidez diária, o que já o coloca bem à frente da poupança.

Também existem outros títulos do tesouro, pré e pós-fixados. Deles, o Tesouro IPCA, por exemplo, tem uma proteção contra a inflação. Pondere a sua necessidade de investimento, se é de curto ou longo prazo e escolha o título que melhor se adequar.

Outros investimentos

Alguns outros investimentos conservadores que têm uma rentabilidade mais atrativa que a da poupança são:

  • CDBs — Certificados de Crédito Bancário;
  • LCIs — Letras de Crédito Imobiliário;
  • LCAs — Letras de Crédito do Agronegócio;
  • Fundos DI.

Todos eles fazem parte do que chamamos de Renda Fixa. Um grupo de investimentos que são previsíveis, assim como o rendimento da poupança.

Ao contrário da Bolsa de Valores, por exemplo, onde você nunca sabe se seus papéis vão ganhar ou perder valor.

Além disso, dentro da Renda Fixa, existem: 

  • Os prefixados, onde você sabe exatamente quanto vai receber no vencimento;
  • Os pós-fixados, onde você sabe o cálculo de rendimento, mas não exatamente quanto vai receber (assim como é na poupança, já que depende da Selic, uma taxa que pode variar).
porquinho com moedas de uma pessoa que está analisando o Rendimento da poupança
Crédito: Pexels

Vale realmente a pena aplicar na poupança?

Apesar do imenso universo de investimentos que temos à nossa disposição, a poupança ainda é a aplicação mais tradicional. Crescemos já com a mentalidade de que guardar dinheiro é colocá-lo na poupança, que é segura e estável. Mas, isso não é bem verdade.

Como vimos, hoje existem opções muito mais rentáveis e igualmente (ou até mais) seguras.

O ideal é sempre pesquisar e aos poucos, você vai conhecendo melhor o mercado financeiro e as opções de investimentos. Dessa forma, com certeza, conseguirá ter lucros maiores do que na poupança. 

E se você quer melhorar sua forma de investir e começar a aplicar em ativos para obter além do rendimento da poupança, siga nossas redes sociais! Estamos no InstagramLinkedIn e YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *