fbpx

CDI e CDB: quais as diferenças? Confira!

pessoa na frente do computador com papéis analisando diferença entre CDI e CDB
Reading Time: 5 minutes

O mercado financeiro é cheio de siglas e algumas delas bem parecidas. Por exemplo, você sabe qual a diferença entre CDI e CDB?

Esses termos que frequentemente vemos em notícias geralmente são abreviações para siglas de taxas, investimentos financeiros ou instituições.

Para ficar por dentro dessas notícias, é preciso saber o que elas significam de antemão. E para investir bem, também. Afinal, você precisa saber o que cada investimento e taxa representa e como eles afetam o rendimento do seu dinheiro. Certo?

Só assim você conseguirá escolher qual a melhor opção para o seu perfil de investidor e o seu objetivo de investimento. Mas, calma, nós te ajudamos nessa missão. Neste artigo vamos tirar todas as suas principais dúvidas sobre CDI e CDB.

Afinal, qual a diferença entre CDI e CDB?

Apesar de terem siglas parecidas e ambos estarem ligados a bancos, existe diferença entre CDI e CDB.

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário. É uma taxa, referente a um número, que pode ser uma medida de rentabilidade de um investimento. 

Já o CDB é a abreviação de Certificado de Depósito Bancário. Parece a mesma coisa, não é mesmo? Mas, não é.

O CDB é um investimento em si, um título, um papel da Renda Fixa. Ele rende uma porcentagem do CDI, que é a taxa. E pode ser prefixado ou pós-fixado.

mulher sentada na mesa analisando a diferença entre CDI e CDB - Grão
Crédito: Pexels

CDB pré e pós-fixado

O CDB prefixado é aquele em que você já sabe quanto vai resgatar ao final do tempo de aplicação. Nesse caso, a taxa de juros é pré definida.

Já o CDB pós-fixado pode pagar 90% ou 100% do CDI, que pode variar ao longo do tempo. Assim, você sabe o cálculo de rentabilidade, mas não exatamente qual será o valor final.

Alguns CDBs pós-fixados também são atrelados a outros índices que não o CDI. É o caso do CDB que rende 100% da taxa Selic ou 100% do IPCA.

Esse último é interessante porque ele garante proteção contra a inflação. Isso porque o IPCA significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo. 

É a principal taxa que mede a variação dos preços dos produtos no Brasil. Portanto, um investimento atrelado ao IPCA é recomendado para investimentos de longo prazo.

Ao que estão atrelados o CDI e o CDB?

Quando falamos de CDI e CDB, estamos falando, como os próprios nomes já dizem, sobre transações bancárias.

O CDI é uma taxa que mede a média de juros aplicado sobre empréstimos entre bancos. Isso porque, todos os dias, ao final do horário comercial, os bancos são obrigados a fechar no azul. Essa regra é imposta pelo Banco Central e vale para todas as instituições brasileiras.

Isto é, eles nunca podem terminar o dia sem dinheiro no caixa. O que pode acontecer por conta das movimentações feitas pelos clientes. Caso mais pessoas saquem do que depositem dinheiro, por exemplo.

Para isso, quando o saldo fica negativo, eles fazem empréstimos com outros bancos. E esses empréstimos têm juros, que resultam na taxa CDI.

Já o CDB é quando você compra um título de dívida do banco e ganha sobre os juros recebidos pelo banco. Ou seja, você está emprestando o dinheiro para o banco.

Enquanto, ao comprar um título do Tesouro Direto, você empresta seu dinheiro para o governo federal e recebe os juros por isso, no CDB você está emprestando para um banco.

várias moedas de pessoa entendendo a diferença entre CDI e CDB - Grão
Crédito: Pexels

CDB e CDI hoje

Assim como ocorre o fechamento de caixa dos bancos, o CDI é uma taxa diária. No entanto, ele não costuma sofrer tanta oscilação com essa frequência. Além disso, existe um CDI diário, um mensal e um anual. Mas, a taxa comumente utilizada é a anual.

O CDI costuma ficar sempre 0,10 pontos abaixo da taxa Selic. Para exemplificar, se a Selic estiver em 13,75% ao ano e o CDI em 13,65%.

Os títulos CDB podem variar em suas condições de rentabilidade e data de vencimento. No entanto, eles vão sempre acompanhar uma porcentagem do CDI.

Quanto rende um CDB?

Um CDB hoje que rende 100% do CDI, por exemplo, terá o mesmo rendimento do CDI acumulado no período em que ficar aplicado. 

Se o CDI foi de 13,65% no período, por exemplo, o dinheiro renderá esses mesmos 13,65% pelo mesmo período.

Esse é um valor de rendimento muito comum, não só em CDBs, mas em algumas contas em bancos digitais, por exemplo.

Melhor que a poupança?

Outro ponto a se destacar aqui é que, deixar o seu dinheiro rendendo a 100% do CDI em um investimento atrelado à ele, é mais vantajoso do que deixar na poupança.

Isso porque a poupança pode render de duas formas: se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês mais a variação da TR, caso a Selic esteja igual a ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da Selic mais a variação da TR. Ou seja, mesmo a Selic sendo 0,10 pontos maior que o CDI, a essas porcentagens, o investimento atrelado ao CDI sai ganhando.

Sem contar que a poupança só rende no seu aniversário. Ou seja, se você tirar o dinheiro antes de completar um mês do depósito, você perde o rendimento. E isso, como vimos acima, não acontece nas contas digitais.

CDI e CDB ou Tesouro Direto?

Assim como o CDB, o Tesouro Direto tem diferentes opções de títulos. O mais comum, o Tesouro Selic, rende 100% da taxa Selic.

Como o CDI fica um pouco abaixo da Selic, ter uma rentabilidade de 100% da Selic é melhor do que 100% do CDI. Além disso, a liquidez do Tesouro Selic é diária e você pode resgatar em qualquer dia útil dentro do horário comercial. 

Agora, entre um CDB que rende 100% do CDI, acrescido a algum outro índice, como o IPCA, é preciso fazer contas e identificar qual a opção mais vantajosa.

Considere a sua necessidade de liquidez, o seu tempo de investimento e periodicidade da aplicação.

Além disso, não se esqueça de se atentar às taxas e impostos. No final das contas, isso acaba fazendo a diferença.

notas de dólares em cima da mesa para analisar a diferença entre CDI e CDB - Grão
Crédito: Pexels

Semelhanças e diferenças

Na hora de escolher um investimento, leve em consideração que os CDBs têm:

  • Baixo risco, por ser renda fixa;
  • Pode ser com ou sem liquidez diária;
  • Imposto IOF é regressivo e cobrado apenas se o resgate for feito nos primeiros 30 dias;
  • Imposto de Renda é regressivo, ou seja, quanto maior for o período de investimento, menor será a alíquota de imposto no momento do resgate. Ele incide apenas sobre o rendimento do período. A alíquota máxima cobrada é de 22,5% para investimentos inferiores a 180 dias e a mínima é de 15%, para aplicações acima de 720 dias. 

os títulos do Tesouro Direto têm:

  • Baixo risco, por ser renda fixa;
  • Pode ser com ou sem liquidez diária;
  • Imposto IOF é regressivo e cobrado apenas se o resgate for feito nos primeiros 30 dias;
  • Imposto de Renda regressivo, com alíquota mínima de 15% somente sobre o rendimento do período.

Siglas parecidas, mas funções diferentes

A principal diferença entre o CDI e o CDB é que eles têm funções diferentes. Enquanto o CDI é uma taxa e varia, o CDB é um produto.

Agora que você já sabe tudo sobre essas duas siglas, fica mais fácil optar por um investimento. Além disso, já comparamos o CDB com alguns outros ativos aqui neste artigo, mas sempre vale pesquisar mais.

Compare as opções de papéis do Tesouro e CDBs disponíveis. Decida sobre a renda pré ou pós-fixada de acordo com o seu objetivo.

E, antes de comprar um título no aplicativo da corretora, tenha certeza de que o prazo de resgate está de acordo com a sua necessidade.

Gostou de saber a diferença entre CDI e CDB e Ficou interessado em investir no Certificado de Depósito Bancário? Leia nosso artigo sobre previdência privada ou CDB, e entenda qual escolher para sua carteira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *