fbpx

Aplicativos de investimentos: 9 dicas para investir de forma segura e fácil!

homem mexendo no celular utilizando os aplicativos de investimentos
Reading Time: 9 minutes

Em um contexto no qual as ferramentas tecnológicas estão mais presentes no nosso cotidiano, os aplicativos de investimento têm ganhado destaque. Essa questão acontece por causa das diversas funcionalidades presentes nessa plataforma tecnológica.

Por meio desses softwares, mais pessoas terão a oportunidade de fazer investimentos de maneira rápida, simples e prática. Dessa maneira, podemos dizer que os aplicativos contribuem para simplificar a vida financeira e de investimentos de milhões de brasileiros.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo vamos destacar o que são os aplicativos de investimento, quais são as principais funcionalidades, as praticidades que eles proporcionam e informaremos sobre alguns cuidados para que você possa fazer uma escolha segura em relação aos apps. Continue com a gente para saber mais.

O que são os aplicativos de investimentos?

Os aplicativos de investimentos fazem referência a programas informatizados que são disponibilizados em dispositivos portáteis, como os smartphones e tablets. Para ter acesso a eles basta ter acesso à internet. Desse modo, eles poderão ser acessados em diferentes locais.

Os apps de investimentos são uma forma fácil e prática de fazer o acompanhamento dos ativos. Vale destacar ainda que existem aplicações que contam com outras funcionalidades como sugestões de investimentos, notícias do mercado financeiro etc.

Qual a importância dos apps de investimentos?

Os aplicativos de investimentos, por diferentes motivos, são fundamentais. Primeiramente, eles proporcionam praticidade para a realização de várias tarefas financeiras e burocráticas, otimizando a sua produtividade. Entre alguns exemplos estão a escolha de investimentos, realização de pagamentos etc.

Além disso, os apps têm a vantagem da flexibilidade. Essa questão acontece porque você poderá ter acesso às funcionalidades presentes no aplicativo em diferentes locais e dispositivos (smartphones, tablets, entre outros), desde que você tenha acesso à internet.

Os aplicativos diminuem a burocracia no momento de investir, pois, em poucos passos você poderá fazer a escolha dos investimentos que vão compor a sua carteira. Essa questão reduz a burocracia e proporciona facilidades no seu cotidiano.

Quais as facilidades oferecidas pelos aplicativos de investimentos?

Os aplicativos de investimentos proporcionam um amplo conjunto de facilidades e praticidades aos investidores e entre elas estão:

  • disponibilização dos ativos: os apps disponibilizam os ativos financeiros estão disponíveis na corretora. Eles ainda apresentam as características de cada investimento, como segurança, liquidez e critérios de rentabilidade;
  • evolução da carteira: você vai poder avaliar todos os meses a evolução do seu portfólio. Desse modo, torna-se possível verificar a rentabilidade de toda a sua carteira e entender quais são os ativos com melhor desempenho;
  • acompanhamento dos investimentos: os apps possibilitam o acompanhamento rápido e prático de todos os investimentos que fazem parte do seu portfólio;
  • suporte: por meio dos apps, você terá suporte 24 horas para tirar suas dúvidas e resolver problemas.

Quais as dicas para escolher os melhores aplicativos de investimentos?

Sabemos que existem diversos aplicativos de investimentos no mercado e nem sempre é fácil escolhê-los. Por esse motivo, na sequência do conteúdo vamos apresentar as melhores práticas que vão te ajudar a escolher o melhor apps para você acompanhar a performance dos seus investimentos.

1. Reputação da empresa fornecedora do app

O primeiro aspecto a ser considerado na escolha dos melhores aplicativos de investimentos é a própria empresa do aplicativo.

Nesse momento é importante analisar a reputação da empresa que fornece o aplicativo. Verifique se ela presta bons serviços e se realmente está preocupada em ajudar e fornecer suporte ao cliente.

A boa notícia é que existem sites nos quais você pode verificar a reputação das empresas facilmente, como o Reclame Aqui.

Além disso, fique atento às avaliações dos clientes em relação aos serviços prestados pela empresa e também a usabilidade do próprio aplicativo.

2. Preocupação com a segurança da informação

A segurança da informação é outro elemento fundamental e isso ganha ainda mais importância no meio on-line devido ao crescimento dos ataques no meio virtual.

Nesse momento é importante escolher por aplicativos que prezam a segurança da informação. Procure por empresas com boa reputação e que realmente busquem garantir a proteção dos dados, especialmente os de caráter sigiloso.

Sobre essa temática é importante destacar que as empresas devem garantir a privacidade dos dados e por isso é necessário estabelecer diretrizes. 

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma legislação que está em vigor no Brasil e prevê justamente a maneira pela qual as informações devem ser tratadas pelas empresas, incluindo as instituições financeiras.

3. Presença ou ausência de taxas

Há algumas instituições financeiras, como bancos e corretoras, que cobram taxas. Elas podem ter as mais variadas naturezas. Há instituições que cobram taxas por transação, taxas mensais etc.

Por esse motivo, é importante buscar por aplicativos com menos presença de taxas, pois essa característica vai contribuir para melhorar a rentabilidade do seu portfólio.

4. Avaliação do suporte

Priorize os aplicativos de investimento que tenham diversos canais de contato e tenha suporte 24 horas. Ambas as questões demonstram que a empresa está realmente preocupada em prestar suporte e ajudar os investidores.

5. Verificação dos investimentos disponibilizados

Pode parecer óbvio, mas verificar os investimentos disponibilizados é uma das melhores estratégias para escolher os aplicativos de investimentos.

Dê preferência aos aplicativos que contam com aplicações financeiras que atendam ao seu perfil de investidor. Dessa maneira, você terá a oportunidade de escolher os ativos conforme as suas necessidades.

Ao escolher os aplicativos, com uns investimentos que atendam aos seus interesses, você vai ter um grande aliado nos seus investimentos. Isso porque, os apps proporcionam outro conjunto de praticidades que vão te ajudar no desenvolvimento de um portfólio lucrativo.

6. Atentar à usabilidade da ferramenta

Esteja atento às questões relativas à usabilidade. Nesse contexto é válido optar por aplicativos com uma curva de aprendizado otimizada e que sejam intuitivos, ou seja, fáceis de utilizar. Com isso, em pouco tempo você vai conhecer o conjunto de funcionalidades disponibilizadas.

Além disso, é importante que o app seja amigável para diversos dispositivos móveis e tenha uma interface amigável, incluindo para smartphones e tablets.

O tempo de carregamento é outro detalhe importante, pois se o sistema for leve o tempo que for reduzido, diminuem-se os tratamentos e você terá mais facilidade para fazer os investimentos.

7. Estabilidade do aplicativo

A estabilidade do sistema é outro elemento fundamental. Isso porque, sabemos que há vários elementos de alto impacto no mercado financeiro. Quando essa questão acontece, pode acontecer problemas na plataforma de investimentos como travamentos e instabilidades.

Por isso, antes de escolher um aplicativo é importante procurar por um programa com bom histórico de desempenho que seja estável. Dessa maneira, você vai evitar dores de cabeça, pois vai contar com um sistema estável e confiável.

8. Funcionalidades do app

A análise das funcionalidades é uma das melhores práticas para a escolha dos aplicativos de Investimentos. 

Assim, é importante que o programa forneça o básico e recursos adicionais como notícias, conteúdos educativos sobre o mercado financeiro, informações gráficas para facilitar as análises etc.

Verifique também se o programa conta com funcionalidades que atendam às suas necessidades. Em caso positivo, você vai poder contar com uma ferramenta que vai ser uma grande aliada na sua jornada dos investimentos.

9. Sinergia com o perfil de investidor

O perfil de investidor é outra questão a ser considerada no momento de escolher os melhores aplicativos de investimentos. Procure os aplicativos nas quais há a disponibilização de investimentos que sejam compatíveis com a sua necessidade, ou seja, o seu perfil de investidor.

Desse modo, na maioria das vezes, as instituições financeiras que fornecem o volume e variedade de ativos tendem a ser uma boa ideia, pois elas contam com ativos destinados aos investidores com diferentes perfis. 

Existem investimentos seguros e outros destinados às pessoas com perfil mais arrojado, mas com ótimo potencial de retorno.

O que é o ARCA?

O fundo de previdência ARCA, disponibilizado pela Grão, é baseado na metodologia ARCA. Nesse método, os investidores dividem o portfólio de investimentos em 4 partes, são elas:

  • ações brasileiras: esses ativos vão ajudar você a se expor ao mercado de ações brasileiro. Com isso, torna-se possível aproveitar o potencial de ganhos e ter acesso às oportunidades em empresas listadas na nossa bolsa;
  • real estate: nessa parte do método há o direcionamento para as oportunidades de ativos do mercado imobiliário, como os fundos imobiliários. Dessa maneira, você vai poder explorar o ganho financeiro deste mercado;
  • caixa: nessa etapa há a exposição aos ativos mais seguros e com maior liquidez, contribuindo para proteger o seu patrimônio. No plano de previdência ARCA, porém, há a inclusão de ativos de renda fixa variados nessa classe, não somente os com maior liquidez e segurança;
  • ativos internacionais: eles vão ajudar a ampliar o acesso aos investimentos que podem proporcionar ótimas oportunidades. Entre alguns ativos de outros países estão as moedas estrangeiras (dólar, euro etc.), fundos de investimentos internacionais, ações nas bolsas estrangeiras, entre outras possibilidades.

Quais as vantagens de investir seguindo a metodologia?

A metodologia ARCA vai ajudar você a diversificar o patrimônio e a fazer escolhas inteligentes relacionadas ao mundo dos investimentos. 

Isso acontece porque, por meio desse método, torna-se possível ter um direcionamento no momento de fazer as escolhas dos ativos.

Além disso, a metodologia ARCA auxilia os investidores a terem conhecimento de um amplo conjunto de ativos. Quem investe seguindo esse método vai se aprofundar nas ações brasileiras, no mercado imobiliário e em ativos internacionais.

O método também ajuda as pessoas a selecionarem ativos mais seguros, como os investimentos em renda fixa, contribuindo para a preservação do patrimônio e o desenvolvimento de um portfólio diversificado.

Dessa maneira, podemos dizer que essa metodologia ajuda os investidores a balancear os ativos. Isso porque, os investimentos vão ser divididos em 4 quadrantes e cada um terá cerca de 25% do seu portfólio.

Vale ressaltar que, na ARCA Grão, essa divisão é um pouco diferente. Isso em virtude de exigências regulatórias de produtos de previdência e também para otimização do retorno da carteira. Dessa forma, os ativos estão dispostos da seguinte maneira:

  • Ações: 30%.
  • Real Estate: 10%.
  • Caixa: 40%.
  • Ativos internacionais: 20%. 

Por que investir com a ARCA?

Investir utilizando a metodologia de ARCA proporciona um amplo conjunto de benefícios e entre os principais estão:

  • estratégia simples e didática: os investidores vão saber lidar melhor com os investimentos, simplificando as terminologias do mercado financeiro e ajudando a aproveitar boas oportunidades. Além disso, fazemos questão de mostrar cada passo e de ajudar os investidores a tomarem melhores decisões;
  • desenvolvimento de melhores estratégias: a metodologia ARCA é clara e vai auxiliá-lo a fazer planejamentos efetivos dos investimentos. Com isso, torna-se possível desenvolver melhores estratégias de acordo com o seu perfil de investidor e as suas necessidades;
  • decisões melhores com os investimentos: o método ajuda as pessoas a tomarem melhores decisões relacionadas aos investimentos. Isso acontece porque você vai ter profundo conhecimento sobre um amplo conjunto de ativos, vai fazer um planejamento eficaz e ainda desenvolverá melhores estratégias;
  • organização de ativos: quem utiliza o método ARCA conseguem organizar e alocar os ativos de forma eficiente. Essa questão acontece porque se evita uma concentração muito grande de um tipo de investimento na sua carteira de investimentos;
  • melhor gestão do patrimônio: com os ativos organizados e uma estratégia de investimentos devidamente planejada, podemos dizer que a metodologia ARCA ajuda os investidores a otimizarem a gestão de todo o patrimônio;
  • diversificação da carteira: isso acontece porque quem segue essa metodologia faz aportes em quatro tipos de ativos diferentes do mercado financeiro;
  • proteção patrimonial: você vai investir em diferentes tipos de ativos, contribuindo para a redução do risco do seu portfólio;
  • acesso às boas oportunidades: com a ARCA, você terá acesso a mais oportunidades de investimentos. Dessa maneira, aumentam-se as chances de você ter ativos com ótima rentabilidade.

Como funciona o app da Grão?

O aplicativo da Grão está disponível para smartphones na App Store e na Play Store. Ele possibilita que os investidores tenham um acesso rápido e prático aos investimentos e ativos financeiros disponibilizados pela instituição financeira.

Por meio dessa plataforma torna-se possível investir no plano de previdência ARCA e, assim, diversificar a sua carteira de investimentos. Com isso, o seu portfólio vai ter investimentos com diferentes perfis de risco, contribuindo para a proteção do patrimônio.

Quais os benefícios do app da Grão?

O aplicativo da Grão proporciona um amplo conjunto de benefícios aos investidores. Confira alguns deles:

App otimizado exclusivamente para o investimento no plano de previdência ARCA, com a jornada criada diretamente para esse objetivo

O aplicativo da Grão foi desenvolvido especialmente para investidores que desejam investir no plano de previdência ARCA. Com isso, toda a jornada desde o primeiro clique é toda feita com esse objetivo.

Assim, você consegue realizar o passo a passo de forma simples, rápida e intuitiva, contratando o seu plano de previdência em alguns minutos. 

Acompanhamento diário da evolução do seu patrimônio

Após a contratação e confirmação do plano, você consegue ter um acompanhamento diário da rentabilidade do seu investimento, podendo saber o quanto está rendendo e o patrimônio total acumulado. 

Disponibilização da alocação da carteira do ARCA Grão em tempo real

Uma funcionalidade exclusiva do app da Grão é que é possível ver todos os fundos presentes na carteira e a porcentagem alocada em tempo real. Sendo assim, você tem acesso a todas as informações com transparência e pode saber mais sobre onde o seu dinheiro está sendo aplicado. 

Portabilidade direto no app

Está insatisfeito com o seu plano de previdência? Caso você queira transferir o seu plano atual para o ARCA Grão, é muito mais simples: é possível fazer todo o procedimento diretamente pelo app. Com isso, salvo algumas pequenas exceções, você consegue portabilizar seu plano de forma fácil e sem a necessidade de passar pelo atendimento, diminuindo a burocracia.  

Principais dúvidas sobre o fundo e previdência privada disponíveis em nosso FAQ

Além de tudo, ainda é possível ter acesso a um FAQ com todas as informações sobre o plano ARCA Grão e a previdência privada de modo geral. Sendo assim, você consegue tirar todas as suas dúvidas antes de investir ou quando desejar.

Conte com os apps de investimentos

Como é possível perceber, existem diversos aplicativos de investimentos. O conhecimento desse tema vai te ajudar a fazer uma escolha acertada e, consequentemente, desfrutar dos principais benefícios proporcionados por estas funcionalidades.

Para fazer uma boa escolha é importante considerar a empresa do app, as taxas cobradas, o suporte e as questões relativas à segurança da informação. 

Procuramos compartilhar algumas dicas relevantes para poder te ajudar a fazer uma boa escolha e a desfrutar dos benefícios proporcionados pelos apps.

Agora que você já sabe como escolher os melhores aplicativos de investimentos para investir de forma segura e fácil, conheça o aplicativo da Grão e veja como ele pode ajudar a impulsionar a sua jornada de investimentos. O app está disponível para sistemas Android e iOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *