fbpx

Rendimentos do INSS: o que são e como consultar?

dois idosos sentados na frente de um computador consultando os rendimentos do INSS
Reading Time: 3 minutes

Todo aposentado ou pensionista, precisa informar os rendimentos do INSS na declaração de Imposto de Renda. Mas, você sabe acessar o informe de rendimentos do INSS? E ainda mais sabe dizer exatamente o que eles representam?

Para que você saiba essas respostas, fizemos este artigo. Assim, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre esse tema.

calculadora e papéis da previdência para analisar os rendimentos do inss
Crédito: Pexels

O que são os rendimentos do INSS?

O INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social. Em resumo, ele é o órgão responsável pelas aposentadorias públicas às quais os cidadãos têm direito. Nesse sentido, os rendimentos do INSS são, justamente, os valores que uma pessoa física recebeu do órgão previdenciário. 

Esses valores podem ser recebidos tanto por quem já é aposentado, quanto por quem é pensionista e recebe um auxílio-doença, por exemplo.

No momento em que você fizer a sua declaração de Imposto de Renda, é necessário atestar todos os valores que você recebeu no ano.

Ou seja, é preciso atestar os recebimentos e benefícios que foram adquiridos via INSS. Dessa forma, você vai precisar de um comprovante de rendimento.

pessoa contando dinheiro do rendimento do Inss
Crédito: Creative Commons/ Filipe Castilhos/Sul21.com.br

Como emitir?

Para emitir o Informe de Rendimentos ou extrato do INSS é bem fácil. Você pode baixar gratuitamente pela internet, por meio do site Meu INSS.

É só se cadastrar, criando uma senha de acesso, e então fazer o login. Preencha com os seus dados pedidos. 

Se não souber os números dos seus documentos de cabeça, lembre-se de reuni-los antes de realizar o cadastro. Serão pedidos o número do RG, CPF e número de beneficiário do INSS.

Com o cadastro feito, você conseguirá ter acesso às principais informações sobre a sua situação com o INSS.

Procure pelo “Extrato de Imposto de Renda” na aba de acesso. Então, o Informe de Rendimentos pode ser baixado e salvo no seu computador em um documento PDF.

Pelo aplicativo

Você pode acessar esse documento também pelo aplicativo do INSS. O recurso já está disponível para celulares com sistema operacional iOS ou Android e facilita bastante o processo.

Assim como no site, o aplicativo, depois de instalado, vai pedir o seu login de acesso. Caso você ainda não tenha um, cadastre-se seguindo o passo a passo do aplicativo.

Talvez seja necessário permitir que o aplicativo utilize seus dados pessoais. São eles o número de telefone, a conta Gov.br e o endereço de e-mail. Dessa forma, ele consegue garantir que é você mesmo que está realizando o acesso.

Além disso, no primeiro acesso, o aplicativo também confirmará sua identidade realizando perguntas sobre as contribuições prestadas ao INSS nos últimos anos. Responda tudo com atenção.

Quando chegar a tela inicial do aplicativo, serão apresentados diversos serviços. Selecione a opção “Extrato de Imposto de Renda” e faça o download do documento.

homem idoso mostrando seus rendimentos do inss
Crédito: Pexels

Imposto de Renda INSS

O cálculo do Imposto de Renda para aposentados e pensionistas do INSS é feito seguindo a regra geral. Se você tiver outras fontes de ganhos além do INSS, não se esqueça de declará-las também. 

A Receita cruza todas as informações do seu CPF, por isso, ela tem acesso aos seus rendimentos e gastos.

Você pode ter que pagar uma alíquota de até 20% em impostos. E a declaração é obrigatória para quem ganha mais de R$28.559,70 no ano e também para quem tem bens como imóveis.

É possível restituir valores gastos com educação, saúde e dependentes. Dependendo da sua condição, você talvez nem precise pagar imposto, apenas declarar os rendimentos.

Caso a sua declaração não esteja correta e você caia em uma malha fina, poderá pagar uma multa. Por isso, se tiver dificuldades, procure por um contador para o auxiliar.

Evite problemas com a Receita Federal

Declarar corretamente os seus rendimentos do INSS vai te ajudar a não ter problemas com a Receita Federal.

Além disso, você consegue ter um controle de quanto tem recebido de benefício por meio desse extrato.

Agora que você já sabe mais sobre os rendimentos do INSS, que tal ler um pouco sobre organização financeira e aposentadoria complementar? Assim, você consegue ter uma graninha a mais para pensar melhor na sua aposentadoria.

E se estiver pensando em investir em uma previdência privada, aproveite para conhecer o plano de previdência ARCA da Grão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *