fbpx

Instabilidade do mercado financeiro: como afeta seus investimentos?

Homem analisando a instabilidade do mercado financeiro
Reading Time: 3 minutes

Os investimentos não são uma linha reta. Momentos de instabilidade no mercado financeiro são normais e muito comuns. No entanto, impactam diretamente na sua carteira, seja para o lado positivo, seja para o negativo.

E é devido a esses movimentos que a diversificação de investimentos se faz tão importante. Com essa estratégia, você consegue amortecer algumas quedas e potencializar os momentos favoráveis.

Neste artigo, entenda como essa instabilidade financeira pode afetar os seus investimentos. Acompanhe!

O que é instabilidade no mercado financeiro?

A instabilidade no mercado financeiro são os cenários de alta e de queda consequentes de diversos fatores. Esses movimentos podem acontecer em períodos e em proporções diferentes.

Alguns momentos de instabilidade podem ser previstos por especialistas, já outros dependem de acontecimentos que não podem ser previamente identificados.

O que causa instabilidade no mercado financeiro?

Em primeiro lugar, ela pode ser causada tanto por fatores nacionais, quanto internacionais. Os principais gatilhos para esses movimentos são:

  • política (principalmente a econômica);
  • produção interna e externa;
  • câmbio;
  • inflação;
  • taxa de juros;
  • desemprego;
  • PIB;
  • momentos de crise no país;
  • pandemias;
  • notícias ou mudanças de gestão em empresas da bolsa.

Além desses, podem ocorrer outros diversos fatores que geram incertezas e oscilações econômicas, independentemente das proporções.

Para se precaver minimamente, saber alguns movimentos econômicos que podem gerar graves consequências financeiras é essencial. Porém, não é só de momentos ruins que se caracterizam as instabilidades. Alguns cenários são bastante favoráveis para determinadas classes de ativos.

Como a instabilidade no mercado financeiro afeta os investimentos?

Não é novidade que as instabilidades trazem impactos para os investimentos. Mas, como isso acontece?

Renda fixa

Os investimentos de renda fixa, por exemplo, têm impactos negativos em seus rendimentos quando a Selic está em queda. Porém, nesse mesmo cenário, os ativos atrelados a empréstimos e financiamentos são beneficiados.

Além disso, é em momentos como esse que investidores que adquiriram ativos prefixados podem ganhar retorno com o efeito chamado de marcação a mercado.

Moeda

O Real segue um cenário de desvalorização desde o estouro da Covid-19, e no mesmo período o dólar teve altas muito grandes. Somando isso, temos um Brasil desvalorizado economicamente perante outros países, fazendo com que o preço de commodities suba, por exemplo.

Renda variável

A renda variável é ainda mais sensível e complexa em termos de instabilidade. Podem ocorrer períodos longos de prejuízo que afetam muito os investimentos. No entanto, se a sua carteira variável for composta por ativos que se valorizam com as crises, como empresas financeiras, você poderá colher bons frutos.

Estratégias para reduzir os impactos da instabilidade no mercado financeiro

Métodos não podem evitar que as instabilidades afetem a sua carteira negativamente. No entanto, elas podem amortecer os impactos. As duas principais estratégias são: foco no longo prazo e diversificação.

O longo prazo dará tempo para a sua carteira se recuperar de movimentos negativos e de aproveitar ao máximo os bons momentos. Já a diversificação permite que a sua carteira de investimentos seja mais resiliente.

Ou seja, em momentos ruins para alguns ativos, bons para outros. No entanto, é preciso saber como diversificar, pois, o peso de cada ativo na sua carteira influencia nessa blindagem.

Um dos métodos utilizados para diversificar é o ARCA. Essa é uma metodologia que foca na diversificação entre as quatro principais classes de ativos:

  • ações;
  • real estate (mercado imobiliário);
  • caixa (renda fixa);
  • ativos internacionais.

Essa é uma proposta de composição que estabiliza as variações do mercado na sua carteira enquanto potencializa a sua rentabilidade.

Dado o contexto, o produto que une essas duas estratégias (diversificação e longo prazo) é a previdência privada. Ao contrário do que ainda é enraizado no Brasil, os planos previdenciários não são somente para aposentadoria.

Esse é um produto para qualquer tipo de investidor que tenha objetivos de longo prazo e queira uma carteira diversificada. Acesse o site da Grão e saiba mais sobre a previdência ARCA! Comece a proteger o seu patrimônio das instabilidades no mercado financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *