fbpx

Investimento conservador a longo prazo é o melhor caminho?

Investimento conservador a longo prazo e o melhor caminho
Reading Time: 3 minutes

O investimento conservador a longo prazo é o melhor caminho para montar uma carteira de investimentos? Existe um amplo conjunto de ativos no mercado financeiro e, por esse motivo, o portfólio pode ser composto das mais variadas formas.

É natural que os investidores tenham dúvidas se é preferível contar com investimentos com menor volatilidade ou se é melhor priorizar ativos com maior potencial de rentabilidade e mais voláteis.

Leia este artigo para entender o que é o investimento conservador, a importância de diversificar a carteira e como a estratégia ARCA pode te ajudar na sua caminhada. Confira!

O que é o investimento conservador?

Os investimentos conservadores se caracterizam pelo fato de serem ativos com baixa volatilidade, ou seja, apresentam uma rentabilidade previsível.

Essas aplicações financeiras são visadas por muitas pessoas, pois há vários investidores que buscam por segurança e estabilidade. Eles apresentam uma rentabilidade previsível e riscos menores se comparados com investimentos de renda variável.

Qual a importância do investimento conservador a longo prazo?

O investimento conservador a longo prazo, ao mesmo tempo que oferece uma maior segurança e menor volatilidade para os investidores, ajuda as pessoas a potencializarem os ganhos e a diversificarem a carteira de investimentos.

Isso acontece devido ao efeito dos juros compostos. Com o passar do tempo, o montante investido da pessoa vai se acumulando, contribuindo para uma formação sólida de patrimônio.

Desse modo, podemos dizer que esses ativos vão ser grandes aliados na realização de objetivos de longo prazo. Entre alguns exemplos estão a aposentadoria, a compra de um imóvel, financiamento da universidade dos filhos, realização de intercâmbio, etc.

Qual o perfil de quem investe em ativos conservadores?

Os investimentos conservadores são indicados para pessoas que têm baixa tolerância à volatilidade — ou seja, que não se sentem à vontade para ver o patrimônio oscilando muito de tempos em tempos. Com isso, acabam optando por aplicações mais seguras, que terão menos riscos de perda de capital. Esses são considerados investidores de perfil conservador.

Além disso, os ativos conservadores são utilizados por pessoas que estão construindo a sua reserva de emergência ou ainda não têm experiência profunda sobre o funcionamento do mercado financeiro.

Nesse contexto, podemos dizer que muitas das pessoas que investem em ativos conservadores estão tendo contato inicial no mercado financeiro e estão em fase de experimentação de diferentes ativos.

Por isso, o investimento conservador é fundamental, pois vai ajudar a pessoa a passar pela fase de aprendizado sem ter grandes prejuízos.

Investimento conservador a longo prazo é realmente o melhor caminho?

Apesar de investimentos conservadores serem as opções mais visadas para investidores que têm maior aversão ao risco, no longo prazo, optar pela diversificação contando, inclusive, com ativos variáveis na carteira, pode ser uma das melhores alternativas para ter uma carteira mais rentável

Isso porque investimentos conservadores podem até ser as opções mais seguras — com algumas exceções — contudo, investimentos em renda variável tendem a trazer uma rentabilidade maior. 

No longo prazo, as duas opções (investimentos conservadores e mais arriscados) podem ser trabalhadas de forma estratégica para balancear a carteira e potencializar retornos. 

Por que devemos diversificar a carteira?

Contar com investimentos com diferentes perfis de risco é uma ótima estratégia para equilibrar a volatilidade no mercado. Somada a essa questão, seus ativos proporcionaram uma boa rentabilidade, aproveitando boas oportunidades no mercado financeiro.

Nesse caso, destinar uma parcela dos recursos financeiros em ativos mais arriscados é importante. Eles são um pouco mais voláteis, porém, no longo prazo, podem trazer mais retornos, já que estarão balanceados, caso sejam alocados da forma certa.

Como a estratégia ARCA pode te ajudar?

A estratégia a ARCA é um ótimo exemplo para potencializar os retornos por meio da diversificação a longo prazo. O plano, inclusive, pode ser utilizado por investidores que querem balancear os investimentos conservadores com investimentos mais arriscados. 

A ARCA visa aumentar os ganhos no longo prazo, investindo em produtos que trazem equilíbrio entre ativos considerados de maior e menor risco.

Agora, você deve estar se perguntando: por que isso acontece? Com nossa estratégia é possível investir em 4 tipos de ativos diferentes:

  • ações brasileiras;
  • real estate (ou investimentos no mercado imobiliário);
  • caixa ou ativos de alta liquidez;
  • ativos internacionais.

Dessa maneira, podemos dizer que a estratégia ARCA auxilia na diversificação da carteira, amplia o conjunto de investimentos e aumenta as chances de ter acesso a boas oportunidades de ativos, inclusive aqueles destinados a longo prazo.

O investimento conservador a longo prazo possui benefícios que se relacionam com a construção de patrimônio de maneira segura, garantindo um futuro próspero e tranquilo para toda família. 

Contudo, apostar em uma carteira diversificada, com ativos mais e menos conservadores, é sempre o melhor caminho para otimizar rentabilidade e potencializar ganhos no mundo dos investimentos.

Ao longo deste artigo, apresentamos para você as principais características do investimento conservador, a fim de auxiliá-lo a fazer escolhas seguras no seu portfólio. Quer contar com a estratégia ARCA na sua carteira por meio de um plano de previdência privada? Conheça agora mesmo o plano de previdência da ARCA Grão e veja como podemos ajudá-lo na construção de um portfólio de investimentos eficiente a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *