fbpx

Qual o seu perfil de investidor? Saiba aqui!

Mulher analisando qual seu perfil de investimento
Reading Time: 4 minutes

Entender qual o seu perfil de investidor é uma etapa fundamental da estratégia de investimentos. Isso porque o perfil de investidor considera sua maneira de lidar com o dinheiro, suas possibilidades e ajuda a definir em quais ativos aplicar capital. 

Consequentemente,  ao saber em qual perfil você se encaixa, é possível administrar melhor suas finanças e obter resultados mais interessantes com suas aplicações.

Afinal, mesmo sendo cada vez mais fácil abrir conta em uma corretora de valores, existem inúmeros tipos de investimento – e é necessário escolher os mais adequados à sua realidade.

Aqui entra, portanto, o seu perfil como um dos pontos decisivos. Quer entender mais? Continue acompanhando!

Por que conhecer seu perfil de investidor é tão importante?

Conhecer seu perfil de investidor é mais do que importante: é necessário. 

Inclusive, praticamente qualquer corretora de valores, banco ou outra instituição financeira irá perguntar qual é o seu perfil de investidor no momento do seu cadastro. Sem isso, não é possível avançar.

Nesse sentido, um investidor pode ser definido entre três perfis: conservador, moderado ou arrojado. Saber em qual deles você se encaixa irá pautar as suas decisões, ou de seu gestor, a respeito de quais ativos você deve escolher e quais deve evitar.

Isso porque investimentos diferentes apresentam níveis distintos de riscos. Por sua vez, o risco tem a ver com a volatilidade ou a flutuação dos ganhos de cada investimento. 

E o perfil do investidor está ligado justamente à tolerância aos riscos. 

Mesmo você querendo ou precisando ter retornos elevados com suas aplicações, não vale a pena investir em ativos muito voláteis se o seu perfil for conservador. Porque quando o cenário se tornar negativo, muito provavelmente você ficará preocupado, estressado ou nervoso – e não conseguirá esperar que o panorama mude para melhor. O que geralmente acontece. 

Para entender seu perfil de investidor, é preciso ser sincero consigo mesmo e o mais realista possível. 

Você pode fazê-lo preenchendo um questionário, que geralmente tem cerca de 12 perguntas. Alguns sites disponibilizam essa reflexão gratuitamente na internet. Ainda, é possível ter acesso a ele ao entrar em contato com uma assessoria de investimentos, corretora de valores e até mesmo num banco.

Cabe mencionar que o perfil de investidor é algo que pode mudar com o tempo. De maneira geral, quanto mais uma pessoa investe e aprende sobre o mercado financeiro, mais riscos ela passa a tolerar. 

Isso não é uma regra, mas é importante entender que alterações no perfil podem acontecer. Portanto, é interessante reavaliá-lo de tempos em tempos.

O que é perfil de investidor e para que serve?

O perfil de investidor é uma classificação que ajuda a entender o nível de risco com o qual uma pessoa se sente mais confortável em assumir. Ele serve para pautar diversas decisões durante a jornada dentro do mercado financeiro. Uma delas é em quais tipos de ativos a pessoa deve investir. 

Segundo uma pesquisa feita pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) e divulgada pela revista Exame, 69,8% dos investidores entrevistados disseram não saber os motivos que levaram a escolher um investimento em detrimento ao outro. 

E isso é um erro considerável, especialmente daqueles que estão começando a investir.

A falta de conhecimento do mercado e de si mesmo pode levar a perda de dinheiro ou de tempo. Para conquistar bons resultados, é preciso investir com sabedoria. E isso significa ter metas, objetivos e estratégias alinhadas com aquilo que você almeja e consegue fazer.  

Tipos de perfil de investidor

Conheça mais detalhes sobre cada um dos perfis de investidor para saber qual é o seu. 

Conservador

Investidores de perfil conservador são aqueles menos tolerantes a riscos e que não se sentem confortáveis com instabilidade. Geralmente, preferem ativos com pouquíssima variação, cujos rendimentos são bastante previsíveis. 

Sendo assim, investidores conservadores costumam alocar seu capital em ativos de renda fixa, ou naqueles cujo retorno não é dos mais expressivos do mercado. 

Não é uma regra, mas o perfil Conservador costuma ser mais indicado para quem está começando a investir.

Pode-se dizer que existe um grande número de investidores conservadores no cenário local. Entretanto, esta realidade está mudando nos últimos anos. 

Os brasileiros têm se interessado por investimentos um pouco mais voláteis, como as ações na Bolsa de Valores. Isso se deve ao fato da popularização de ativos como as criptomoedas e da facilidade de acesso à informação.

Influenciadores e pessoas conhecidas na mídia comentando mais sobre investimentos também têm despertado o interesse do público. No entanto, apesar de ser positivo o aumento do número de investidores, é preciso tomar cuidado com a falta de conhecimento qualificado antes de expor o dinheiro a riscos.       

Arrojado

O perfil arrojado, também chamado de ousado, é o tipo de investidor que consegue lidar com riscos elevados. 

Primeiro, porque ele tem mais controle das suas expectativas e não costuma se assustar com quedas bruscas de ativos. Geralmente, isso acontece porque ele tem familiaridade com esse aspecto dos investimentos mais arriscados e que, geralmente, são de alguma forma muito rentáveis. 

E segundo, porque pessoas com este perfil têm a possibilidade de lidar com possíveis prejuízos sem prejudicar seu orçamento.

Como você pode perceber pela descrição, a maioria dos investidores arrojados são pessoas com larga experiência no mercado, com grande patrimônio e que investem há alguns anos. E eles agem dessa forma porque sabem que os retornos e rendimentos podem ser muito maiores. 

Os investidores de ações mais voláteis na Bolsa de Valores quase sempre são os de perfil mais arrojado.

Moderado

Moderado é o perfil de investidor que fica entre o Conservador e o Arrojado. Sendo assim, este tipo de investidor está disposto a arriscar um pouco e a aceitar estratégias mais criativas na composição da sua carteira. 

O investidor de perfil moderado busca um retorno maior sobre suas aplicações do que o Conservador, mas isso não significa que irá arriscar ao máximo como nas estratégias mais arrojadas. 

Isso porque o Moderado ainda busca alguma previsibilidade. Geralmente, é um investidor com conhecimento intermediário do mercado financeiro e dos ativos, mas que não está há muitos anos expondo seu dinheiro. 

Este tipo de investidor costuma fazer aportes em fundos imobiliários, fundos de investimentos e em algumas ações de commodities. Entretanto, os Moderados geralmente diversificam seus investimentos de forma equilibrada, fazendo aportes também em ativos de renda fixa. 

Invista de acordo com o seu perfil

Agora que você já sabe o que é o perfil de investidor e como são as características de cada um, avalie sua situação financeira e suas prioridades para entender quais níveis de risco está disposto a aceitar. 
Tendo definido seu perfil de investidor, lembre-se da importância de alocar seu dinheiro de acordo com ele. Ainda, você pode contar com uma assessoria de investimento profissional para orientar de acordo com seu perfil e objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *