fbpx

Como investir para ter uma vida financeira saudável? Veja 3 passos simples para te ajudar

Vida financeira saudável: imagem mostra mão masculina fazendo calculos financeiros.
Reading Time: 3 minutes

Você sabe como investir para ter uma vida financeira saudável? O entendimento desse tema é fundamental, pois vai te ajudar a otimizar a saúde financeira da sua família e garantir um futuro próspero com as pessoas queridas.

Nesse contexto, o conhecimento dos principais passos vai ser um grande aliado para implementar as melhores práticas. Por esse motivo, na sequência do conteúdo vamos abordar dicas valiosas que vão te ajudar a ter uma vida financeira saudável. Acompanhe a seguir.

Por que investir ajuda a ter uma vida financeira saudável?

Os investimentos financeiros são um dos principais segredos para se ter uma vida financeira saudável, pois ajudam no crescimento do patrimônio de forma sólida e sustentável.

Além disso, investir ajuda a assegurar disciplina e a diversificar os atuais investimentos, contribuindo para otimizar a performance e melhorar a segurança do portfólio.

Não há uma quantidade e nem uma frequência de investimentos ideais, pois ambos devem se adaptar à sua realidade e devem estar de acordo com o seu orçamento doméstico.

Por fim, mas não menos importante, para ter uma vida financeira saudável é fundamental diversificar os investimentos. Essa prática ajuda a evitar prejuízos e perdas patrimoniais.

Quais os passos para investir para ter uma vida financeira saudável?

O entendimento dos principais passos para investir vai te ajudar a ter uma vida financeira saudável e a ter um futuro próspero.

1. Realizar planejamento financeiro

Sem dúvida, o primeiro passo sobre como investir para ter uma vida saudável é fazer um planejamento financeiro efetivo. Essa prática vai te ajudar a conhecer a realidade financeira da sua família.

Desse modo, você vai conhecer as fontes de receitas, os custos mensais e a situação das finanças. Esses conhecimentos vão te ajudar a entender as suas necessidades de curto, médio e longo prazos.

Por fim, mas não menos relevante, o planejamento das finanças vai te auxiliar a traçar estratégias eficientes para o alcance dos seus objetivos. Com isso, torna-se possível realizar os seus sonhos aproveitando os recursos financeiros da melhor forma possível.

2. Entender quais são os objetivos a médio e longo prazo

Após fazer o planejamento das finanças, chega o momento de compreender quais são os seus objetivos de médio e longo prazo. Em uma análise inicial, pode parecer apenas uma questão burocrática.

Porém, ao compreender os seus objetivos você vai ter mais assertividade no momento de escolher os investimentos. Isso porque, será possível construir um portfólio conforme os seus objetivos.

Caso, por exemplo, tenha interesse em fazer um intercâmbio, custear a universidade dos filhos ou mesmo se aposentar, os planos de previdência são uma ótima alternativa.

3. Pesquisar investimentos alinhados com o perfil do investidor

Não deixe de pesquisar também investimentos que estejam alinhados com o seu perfil. Essa simples prática vai te ajudar a escolher ativos que vão atender às suas necessidades.

Vale ressaltar que há 3 perfis mais comuns de investidor, são eles:

  • conservador: são pessoas que prezam pela segurança e têm receio de uma grande volatilidade do patrimônio. Nesse caso, os ativos de renda fixa são uma ótima escolha, pois ajudam a proteger contra oscilações;
  • moderado: admitem correr alguns riscos para obter melhores rentabilidades na carteira. As pessoas com esse perfil podem investir em fundos de investimento, fundos multimercados etc;
  • arrojado: são investidores que não têm medo de arriscar e buscam melhores rentabilidades. Por isso, podem investir em ações, fundos cambiais, fundos multimercados, entre outros.

Qual a importância da diversificação?

A diversificação dos investimentos é um passo fundamental para ter uma vida saudável. Isso se dá por diversos motivos. Primeiramente, essa prática ajuda a proteger o seu patrimônio contra perdas patrimoniais, evitando grandes prejuízos financeiros.

Além disso, por meio da diversificação você terá acesso a um amplo conjunto de ativos financeiros. Dessa forma, torna-se possível ter acesso a boas oportunidades de investimentos no mercado, aumentando as suas chances de fazer aportes em ativos lucrativos e rentáveis.

Como é possível perceber, investir é fundamental para ter uma vida financeira saudável. Por meio dessa prática torna-se possível realizar sonhos, desenvolver o patrimônio e garantir um futuro próspero com toda a sua família. Por isso procuramos te apresentar dicas valiosas para te ajudar a alcançar os seus objetivos.

Está interessado em saber mais sobre como investir para ter uma vida financeira saudável? Confira agora mesmo as redes sociais da Grão e receba mais conteúdos relevantes sobre o tema. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *