O que deve ser pensado antes de escolher a melhor previdência privada? Essa pergunta é bastante relevante, pois há diversos planos de previdência disponíveis no mercado.
Nesse contexto, cada ativo apresenta características específicas e é fundamental conhecê-las para ser possível fazer uma escolha inteligente. Além disso, é fundamental estar atento em relação aos seus objetivos e às suas necessidades. Em uma análise inicial, esse processo analítico pode até parecer trabalhoso. No entanto, ele vai te ajudar a escolher um bom plano.
Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo destacamos sobre a importância de fazer uma boa escolha e os principais fatores a serem analisados para escolher um bom plano de previdência. Continue conosco para saber mais.
O que é a previdência privada?
A previdência privada faz referência a um investimento no qual as pessoas fazem contribuições mensais e, posteriormente, poderão fazer o resgate (pode ser feito de uma só vez ou em parcelas mensais).
Vale destacar que os critérios de liquidez, rentabilidade e segurança variam conforme cada plano. Por isso, é fundamental ter o conhecimento das características dos planos.
Além do objetivo de aposentadoria, a previdência privada também pode ser utilizada para a realização de viagens internacionais, intercâmbio ou outras metas de longo prazo.
Investir em previdência privada funciona de maneira parecida com um fundo. Afinal, o plano de previdência compra cotas de fundos, que serão responsáveis pela rentabilidade do patrimônio aplicado. Os ativos são escolhidos por um gestor e os critérios seguem as estratégias previstas no regulamento.
Quais são os tipos de planos?
Basicamente, existem três tipos de planos de previdência e cada um apresenta características específicas. São eles:
- PGBL: é um plano fechado, ou seja, mantido pelas seguradoras. Ele possibilita o abatimento de 12% da renda tributável anual, beneficiando as pessoas que declaram o Imposto de Renda (IR) no modelo completo e contribuem para o INSS;
- VGBL: também é um plano fechado e, nesse tipo, o IR incide sobre a rentabilidade do ativo;
- plano de previdência fechado: são fornecidos por empresas e categorias profissionais, por isso, atendem a um grupo específico de pessoas.
Qual a importância de escolher a melhor previdência privada?
A escolha da melhor previdência privada vai te ajudar no desenvolvimento de uma carteira lucrativa e com boa rentabilidade. Além disso, torna-se possível garantir um futuro próspero e tranquilo com toda a sua família.
Essa questão acontece porque, com o passar dos anos, você poderá contar com uma renda complementar garantindo mais qualidade de vida na sua aposentadoria. Além disso, ao escolher uma boa previdência privada, você aproveitará melhor os benefícios relacionados ao ativo, como a ausência do come-cotas e o menor pagamento de impostos.
Quais são os principais fatores a serem analisados?
Destacamos anteriormente sobre a relevância de escolher o melhor plano de previdência privada. Por esse motivo, vamos apresentar os principais fatores a serem analisados para te ajudar a fazer uma boa escolha.
Objetivos do investidor
O primeiro fator a ser analisado no momento de escolher a melhor previdência privada são os seus objetivos. Nesse contexto é importante destacar que esse ativo é direcionado para pessoas com objetivos de longo prazo. Dessa maneira, caso esteja planejando a sua aposentadoria ou tenha interesse de realizar alguma meta de longo prazo, o plano de previdência é uma ótima alternativa para você.
Vale destacar ainda que há uma ampla variedade de fundos e é necessário conhecer as questões relacionadas à segurança, liquidez e rentabilidade. Nesse contexto é importante que o plano adéque ao seu perfil de investidor.
Instituição financeira
Também é importante verificar a reputação da instituição financeira que oferece o plano de previdência privada. Por isso, é fundamental buscar por empresas que são sólidas, consolidadas e com uma equipe com larga experiência nessa área.
A Grão atende a esses requisitos, tendo grandes parceiros em seus produtos de investimentos e contando com uma equipe com vasta experiência, com profissionais com mais de uma década de mercado financeiro.
Tipo de plano adequado ao perfil
Sabemos que existem vários tipos de planos de previdência privada e eles apresentam características distintas. Nesse contexto é fundamental estudar as estratégias de cada plano e selecionar o ativo que seja adequado ao seu perfil.
Caso o seu perfil seja conservador, é interessante buscar por planos que investem predominantemente em ativos de renda fixa e com mais liquidez.
Por outro lado, se estiver disposto a buscar melhores rentabilidades, vale a pena buscar por alternativas que investem em aplicações de renda variável.
Estratégia e formação da carteira de ativos do fundo
Destacamos anteriormente que há vários tipos de planos de previdência. Nesse contexto, é fundamental conhecer as características de cada ativo, compreender a estratégia e a formação da carteira do fundo.
Existem planos com grau maior de risco que investem boa parte dos recursos em investimentos de renda variável. Há também ativos destinados aos investidores com perfil conservador e que investem a maioria do capital em aplicações financeiras de renda fixa.
Taxas do plano
Também é importante estar atento em relação às taxas cobradas por plano. Entre alguns exemplos estão a taxa de administração e a de carregamento. Tarifas altas comprometem a rentabilidade do ativo e é importante buscar por planos que ofereçam taxas competitivas no mercado.
Valores investidos
Alguns planos de previdência têm restrições em relação aos valores investidos. Por isso, verifique qual o valor mínimo a ser investido, caso o plano tenha alguma restrição nesse sentido.
Prazos para resgate
Trata-se de um dos fatores mais importantes para escolher a melhor previdência privada. Porque o prazo para resgate diz respeito à liquidez do plano. Há alguns planos que não possibilitam o resgate antes do prazo de vencimento e ainda existem outros ativos que, se você resgatar no curto prazo, corre o risco de perder dinheiro.
Quais são os benefícios do plano de previdência privada da Grão?
O plano de previdência privada da Grão é destinado para quem tem interesse em começar a investir visando o futuro ou busca um plano previdenciário melhor do que já tem.
Esse ativo apresenta vários benefícios, principalmente para quem tem objetivos de longo prazo. Entre os principais aspectos positivos estão:
- ausência de come-cotas;
- otimização do planejamento sucessório;
- menores impostos.
Vale destacar ainda que o plano de previdência da Grão segue a metodologia ARCA, desenvolvida pelo Thiago Nigro, o Primo Rico. O plano conta com 4 tipos de ativos, são eles:
- ações brasileiras: esses ativos vão ajudar você a se expor ao mercado nacional;
- real estate: parte do capital será aportado em ativos do mercado imobiliário;
- caixa: nessa etapa há a exposição aos ativos de renda fixa; ;
- ativos internacionais: parte dos recursos são aportados em ativos de outros países, como as moedas estrangeiras (dólar, euro etc.), fundos de investimentos internacionais, ações nas bolsas estrangeiras etc.
Como é possível perceber, a escolha da melhor previdência privada é fundamental, pois essa questão vai te ajudar a ter assertividade no momento de selecionar os melhores ativos. Por esse motivo, apresentamos os principais critérios a serem analisados para te ajudar nesse importante momento.
Está interessado em saber mais sobre o que é importante analisar para escolher a melhor previdência privada? Conheça agora mesmo os especialistas em previdência da Grão e obtenha ajuda para selecionar o seu modelo de previdência na ARCA. Não perca essa grande oportunidade!