fbpx

6 vantagens da portabilidade de previdência privada

vantagens-da-portabilidade-de-previdencia-privada
Reading Time: 7 minutes

Investir pensando na aposentadoria e em outros objetivos de longo prazo é importante para conquistar mais tranquilidade financeira no futuro. Nesse cenário, conhecer as vantagens da portabilidade de previdência privada pode ser um diferencial relevante.

Isso porque o processo permite que investidores que estão investindo em produtos ruins possam solucionar a questão de maneira prática, buscando melhores condições para alocação do capital. Entretanto, ao buscar essa possibilidade, é normal que surjam dúvidas, principalmente porque a instituição de origem do plano atual tentará evitar a conclusão da migração.

Por esse motivo, é importante buscar informações confiáveis para entender mais sobre o funcionamento do processo e as vantagens que a portabilidade de previdência privada pode trazer. Quer saber mais? Continue a leitura e esclareça o assunto!

Como funciona o processo de portabilidade?

A portabilidade de previdência privada é o processo que permite transferir o seu plano para outra instituição ou fundo. Dessa forma, você tem oportunidades de ajustar a sua estratégia de investimento e ampliar as chances de conquistar os seus objetivos.

Na prática, ela funciona de modo semelhante à portabilidade de telefonia, na qual você consegue manter o número de telefone, mas mudar a operadora e as condições do contrato. Aqui, a ideia é modificar o seu plano de previdência privada sem precisar ter custos elevados ou perder benefícios tributários.

Entretanto, para compreender o processo, vale a pena se aprofundar sobre algumas informações:

Limitações em relação à troca de plano

Primeiro, a portabilidade de previdência só pode ser feita entre planos do mesmo tipo. Na prática, existem duas possibilidades de contratação:

Ao migrar o seu plano de previdência, só é possível ir de PGBL para PGBL ou VGBL para VGBL. Caso deseje trocar o plano, será preciso fazer o resgate e uma nova contratação — exigindo atenção aos impactos do processo para identificar se ele é realmente vantajoso.

Já a tabela de tributação pode ser alterada, caso a intenção seja passar da tabela progressiva para a regressiva. O contrário não é possível. Ainda assim, a opção traz mais flexibilidade para o seu planejamento.

Tipo de migração

A migração pode ser feita de maneira interna ou externa. No primeiro caso, os recursos são mantidos na instituição, mas há mudança no fundo de previdência ligado a ele. 

Já no segundo, você altera a gestora, corretora, seguradora ou banco relacionado ao plano. Também é possível fazer a migração total ou parcial do saldo, a depender das suas necessidades.

Prazo para a portabilidade

A portabilidade só pode ser solicitada após o período de carência do plano contratado — geralmente, de 60 dias. Além disso, ela só é concedida durante o período de acumulação ou contribuição. Ou seja, realizando os aportes frequentes.

Após o início do usufruto, quando o investidor começa a receber os benefícios relacionados ao plano de previdência, não é mais possível fazer a portabilidade. Então fique atento aos prazos para se planejar corretamente ao solicitar a portabilidade.

Quais são as 6 vantagens da portabilidade de previdência privada?

Se você tem dúvidas sobre a realização da portabilidade da previdência privada, confira 5 vantagens que ela proporciona!

1. Evita a necessidade de resgate do investimento

O primeiro benefício é que o processo acontece sem que seja necessário fazer o resgate do investimento já existente para a realização de um novo plano. Como o saque leva à realização de eventuais lucros e obtenção de renda, o montante será tributado, reduzindo o valor que será alocado novamente.

Ainda, vale destacar que esse tipo de estratégia se torna mais trabalhosa e burocrática. Por outro lado, a portabilidade acontece com bastante praticidade. Basta sinalizar à nova instituição que será responsável pelo plano para o qual você deseja migrar e ela realizará todos os procedimentos para viabilizar a transferência.

2. Pode reduzir as taxas do investimento

Cada instituição financeira e fundo de previdência privada podem ter cursos específicos. Por esse motivo, existem diversas taxas envolvidas que devem ser consideradas na contratação e manutenção do seu plano. Veja as principais:

  • taxa de administração: é cobrada para remunerar o gestor do fundo e custear toda a estrutura necessária para a manutenção do investimento. Ela é definida em um percentual anual, variando entre cada fundo;
  • taxa de performance: pode ser cobrada em alguns fundos caso a gestão conquiste resultados que superam o benchmark definido. Ela incide apenas sobre o montante que ultrapassar o indicador;
  • taxa de carregamento: pode ser cobrada em alguns planos de previdência, cobrando valores sobre os aportes realizados ou na saída de recursos;
  • taxa de rebate: essa é uma taxa pouco conhecida, paga pelas gestoras de fundos para os distribuidores que comercializam os planos de previdência, por exemplo. A depender da forma de investimento, o investidor terá custos indiretos por causa dessa cobrança.

Com tantas cobranças, é possível que você perceba que o seu plano atual cobra valores excessivos, que corroem o potencial de retorno do seu investimento. Ao recorrer à portabilidade, você tem oportunidade de buscar condições mais atrativas e custos menores.

3. Evita custos no processo de mudança

Se o resgate da previdência privada funciona como um gatilho para cobrança de impostos e outros encargos, a opção pela portabilidade funciona como forma de reduzir custos no prazo. Isso é vantajoso por um motivo simples: a realização de resgate para fazer um novo investimento diminui o capital investido e, por consequência, o potencial de resultados ao longo do tempo.

Ainda que, futuramente, você precise arcar com as taxas, o valor alocado até então ajudará a ampliar os seus resultados. No final, os seus ganhos serão maiores ao evitar os custos que seriam resultantes de um resgate do plano de previdência de maneira antecipada, com objetivo de migrá-lo.

4. Preserva os benefícios da tabela de tributação

Entre as vantagens da portabilidade de previdência privada, é importante destacar as questões relacionadas à tabela de tributação. Especificamente em relação ao plano com tabela regressiva, que reduz o Imposto de Renda conforme o prazo de aplicação, é normal ter dúvidas. Ela funciona assim:

  • até 2 anos: 35%;
  • de 2 a 4 anos: 30%
  • de 4 a 6 anos: 25%;
  • de 6 a 8 anos: 20%;
  • de 8 a 10 anos: 15%;
  • acima de 10 anos: 10%.

Na portabilidade, os investidores tendem a se preocupar com o que acontece com o tempo de investimento até o momento de transferência. Afinal, ao mudar o plano, a contagem é afetada? A boa notícia é que, na prática, todo o prazo se mantém.

Se você tem um plano contratado há 5 anos, por exemplo, ele se manterá na contagem após a portabilidade, permitindo que você aproveite a vantagem tributária do plano regressivo sem preocupações.

A exceção acontece apenas se houver mudança na tributação: se você tinha escolhido o regime progressivo, mas passará para o regressivo, a contagem começará do zero.

5. Permite escolher um plano adequado ao seu perfil de investidor

Mesmo que você tenha escolhido um plano adequado ao seu perfil de investidor no momento da contratação, essa característica pode passar por mudanças ao longo do tempo. Por exemplo, um investidor conservador pode se tornar mais arrojado conforme aprende mais sobre o mercado financeiro e constrói o patrimônio.

Já um investidor mais arrojado pode se tornar conservador diante da proximidade com a aposentadoria ou mudanças nas condições de vida. Existem várias outras situações que podem modificar o seu perfil e, consequentemente, o tipo de plano mais adequado para as suas necessidades.

Portanto, vale a pena avaliar as alternativas do mercado para buscar um plano de previdência privada que tenha um nível de riscos e potencial de retorno que se alinhem com o seu perfil.

6. Possibilita contar com serviços e planos melhores

Uma das principais vantagens da portabilidade de previdência privada é a possibilidade de buscar planos mais atrativos. Ou seja, com as facilidades desse processo, você pode trocar o seu plano que não oferece boa rentabilidade por outro melhor, que possa ajudar na construção do seu patrimônio.

Afinal, será possível encontrar planos ligados a fundos de previdência diversificados, que tenham uma estratégia mais robusta para trazer resultados consistentes no longo prazo. Assim, a migração pode ajudar a conquistar uma aposentadoria mais tranquila e com retornos que ajudem a manter o padrão de vida desejado.

Como fazer a portabilidade de previdência privada?

Para aproveitar todas as vantagens da portabilidade de previdência privada, é preciso entender como realizar o processo. A migração começa com a avaliação do seu plano atual e a comparação dele com outras alternativas do mercado.

Questões como taxas cobradas, potencial de retorno, histórico e outros dados são relevantes para guiar a sua escolha. Lembre-se de que o objetivo de fazer a portabilidade é aproveitar os benefícios, então avalie as possibilidades com atenção para encontrar as melhores oportunidades para investir o seu capital.

Após definir para onde migrar a sua previdência, é hora de iniciar a solicitação do processo, que deve ser feita para a instituição responsável pelo novo plano. Se for uma portabilidade externa, ela entrará em contato com a instituição original para realizar as demais etapas do processo.

É importante ter em mente que o processo é totalmente gratuito. A única cobrança que pode ser feita é a taxa de saída, que pode ou não ser cobrada, mas que é uma cobrança do seu plano atual.

Conte com a Grão ao fazer a portabilidade!

Se você busca um plano de previdência privada para auxiliar na conquista dos seus objetivos de longo prazo, precisa conhecer o ARCA Grão. Esse é um fundo de previdência que surgiu com uma metodologia diferenciada, focada na diversificação e na segurança no longo prazo, enquanto busca resultados mais atrativos que o restante do mercado.

Características do ARCA GRÃO

Um dos diferenciais do ARCA Grão é a sua estratégia de investimentos bastante diversificada. Para tanto, a alocação do fundo é feita seguindo estas proporções:

  • Ações: 30%
  • Real Estate (mercado imobiliário): 10%;
  • Caixa (renda fixa): 40%;
  • Ativos internacionais: 20%.

Além disso, a única taxa que você paga no investimento é a taxa de administração. Nesse caso, vale destacar que ela é bastante baixa: apenas 0,59% ao ano.

Passo a passo da portabilidade GRÃO

Para trazer ainda mais facilidade para os investidores, todo o processo de portabilidade pode ser feito diretamente no aplicativo, em poucos cliques e sem a necessidade filas. Veja o passo a passo:

  • baixe o app Grão e faça o seu cadastro;
  • durante o cadastro, vamos te perguntar se você deseja fazer uma nova contratação ou solicitar portabilidade. Selecione a opção pela portabilidade.
  • informe o número do seu processo Susep e do certificado ou apólice do plano atual;
  • selecione a modalidade (PGBL e VGBL) e o regime tributário (progressivo ou regressivo) do plano de origem;
  • defina o valor do resgate — aquele que será transferido para a Grão;
  • informe os beneficiários do novo plano na Grão;
  • confirme a solicitação e digite sua senha;
  • acompanhe o processo.

O aplicativo será atualizado conforme o andamento da portabilidade, passando por 4 etapas: solicitada, em análise, aprovada e efetuada. Após a última fase, você já estará com o plano totalmente migrado para a sua nova previdência privada.

Escolhendo um bom plano, você terá condições de aproveitar todas as vantagens da portabilidade de previdência privada e otimizar a sua estratégia de investimento. Portanto, avalie as oportunidades do mercado para tomar as decisões mais adequadas para ajudar na construção do seu patrimônio.

Quer contar com um plano de previdência privada com potencial de otimizar a sua estratégia no mercado financeiro? Solicite a portabilidade no app Grão: basta fazer o download do aplicativo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *