Antes de investir é importante entender todas as características do produto financeiro escolhido. Nesse sentido, você conhece a diferença entre previdência aberta e fechada?
Nem todo mundo sabe disso, mas há diferentes opções de previdência privada. Ao conhecer os aspectos de cada modalidade, você pode se planejar com mais eficiência.
Conheça os planos e encontre uma boa solução para o seu caso!
Qual a diferença entre previdência aberta e fechada?
As previdências aberta e fechada são diferenciadas pelo grupo de pessoas. Na aberta, o produto está disponível para o público geral, enquanto na fechada apenas as pessoas de determinada empresa ou classe profissional podem contratar o pacote de serviços.
No entanto, o fato de a previdência fechada ser mais exclusiva não significa que a rentabilidade seja maior. Até porque a concorrência é fundamental para que os gestores ofereçam taxas mais vantajosas e busquem estratégias mais efetivas de investimentos.
Como funciona a previdência fechada?
A previdência fechada exige que a pessoa pertença a um grupo específico para participar. É muito comum como parte do pacote de benefícios das organizações.
Assim, por exemplo, as empresas estatais, como Correios e Petrobrás, trazem esses planos para os colaboradores. Outro exemplo é a OAB, que traz planos exclusivos para advogados em alguns estados.
As empresas e associações privadas também podem contratar esses planos. Em todos os casos, os associados ou colaboradores têm a adesão opcional, não sendo obrigados a participar.
Como funciona a previdência aberta?
A previdência aberta traz produtos destinados ao público em geral. Assim como acontece na previdência fechada, os investidores também podem escolher entre os modelos VGBL ou PGBL.
Neste caso, você não precisa ter nenhuma condição especial para participar. Um exemplo é o plano ARCA da Grão, em que qualquer pessoa pode aplicar a partir de R$100,00.
Como ficam os benefícios tributários?
Os benefícios tributários não são exclusividade de nenhuma previdência privada. Independentemente da diferença entre previdência aberta e fechada, é possível pagar menos imposto de renda.
No caso da previdência aberta, o PGBL permite deduzir até 12% da renda no imposto de renda. O pagamento do tributo acontece no resgate sobre o total das aplicações.
Já o VGBL não traz deduções. Porém, ao final, o investidor paga o imposto apenas pela rentabilidade. Por sua vez, a previdência privada fechada geralmente opera com regras similares às do PGBL.
Como encontrar uma boa previdência privada?
No momento de escolher a previdência privada, é importante ficar atento às taxas cobradas e à estratégia de investimentos. Isso porque a tributação é um benefício presente em todas as categorias, não sendo um diferencial.
A Grão desenvolveu o plano ARCA para criar uma alternativa de previdência aberta. Nele, buscamos uma alta rentabilidade com taxas justas.
Em relação à estratégia de investimentos, os fundamentos do plano estão na metodologia ARCA, criada por Thiago Nigro. O método do Primo Rico usa a diversificação para gerenciar riscos e gerar ganhos de longo prazo, tendo um histórico de alta rentabilidade em 11 países diferentes.
Quanto às taxas, o plano de previdência da Grão cobra apenas a taxa de administração, que está entre as 10% mais baixas do mercado. Não há cobrança das taxas de carregamento, saída e performance, por exemplo.
Por isso, agora que você já sabe que os benefícios tributários existem na previdência aberta e fechada, o plano ARCA é uma alternativa para buscar a economia no imposto de renda combinada com uma estratégia de sucesso no longo prazo. Confira nosso conteúdo completo sobre o plano de previdência ARCA e considere essa opção para conquistar seus objetivos de longo prazo!