fbpx

Previdência privada para idosos: faz sentido investir?

previdência privada para idosos
Reading Time: 3 minutes

É certo que, independentemente do objetivo, quanto antes a previdência privada for planejada e iniciada, melhor. Mas, certamente você já ouviu “Investimentos e previdência são somente para os jovens”, e isso é um grande mito.

A previdência privada para idosos é uma opção eficiente e não somente como renda complementar, mas como forma de pagar menos impostos.

No entanto, com os mitos e más gestões que encontramos no mercado, muitos investidores da terceira idade tem dúvidas se essa é uma opção viável. E sim, é. Entenda por que e quando.

A previdência social para idosos

Os investimentos que focam no longo prazo tendem a ser mais vantajosos e eficientes financeiramente. No entanto, isso não quer dizer que investidores da terceira idade devem excluir a previdência privada da lista de opções.

Com o aumento da expectativa de vida e de idosos buscando ter uma vida financeira saudável, a previdência privada passou a ser uma alternativa para diferentes objetivos, como sucessão patrimonial e menores custos com imposto de renda.

Por norma, a fase de acumulação é feita enquanto o contratante estiver ativamente laboral, ou até a velhice. Portanto, pelo aumento da expectativa de vida, esse período vem aumentando.

Como funciona a previdência social para idosos

A previdência privada para idosos segue as mesmas regras dos demais contratantes. Assim, você poderá escolher o plano que melhor se adéqua ao seu objetivo, valor mensal do aporte, opções de resgate e período de acumulação.

O que mudará nessa característica de adesão a um plano de previdência privada é o saldo acumulado e o prazo de contribuição. Para exemplificar, suponha um idoso com 60 anos.

Essa ainda é uma idade bastante ativa no Brasil, por isso, um plano de previdência pode ter, facilmente, 10 anos de contribuição — que já é considerado longo prazo.

Casos em que a previdência social para idosos é vantajosa

A previdência privada tem vantagens em todas as faixas etárias. Há casos em que essa opção de investimento faz sentido até a curto prazo.

No entanto, quando se fala em curto e médio prazo e previdência para terceira idade, é importante considerar o período de carência e a tributação. Afinal, é preciso ficar de olho no Imposto de Renda.

Com isso em mente, confira algumas situações que fazem da previdência privada para idosos uma ótima alternativa.

Sucessão patrimonial

A previdência privada está entre os principais instrumentos para a sucessão patrimonial. O principal ponto aqui é a isenção do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação).

Esse é um imposto estadual que fica entre 2% e 8% (dependendo da localização em que o processo de transferência de bens está tramitando). Perante a lei, o ITCMD tributa todas as transmissões de bens e doações. Porém, para fins de legislação, a previdência privada é considerada um seguro de vida, e não herança.

Portanto, além dos benefícios tributários, os beneficiários podem receber o valor em até 30 dias após o falecimento do titular. Ou seja, além de pagar menos, torna o processo mais ágil.

Aplicações altas para renda vitalícia

A previdência privada na terceira idade também pode ser usada para gerir melhor o seu patrimônio.

Se você já tem um grande patrimônio ou aporte, mas ainda pode fazer com que ele renda e fique aos cuidados de pessoas especialistas, poderá fazer um grande aporte em um plano. Feito isso, poderá escolher o seu dinheiro em forma de renda vitalícia.

Isso quer dizer que receberá uma quantia acordada no momento da contratação até o fim de sua vida, sem se preocupar em ficar sem renda quando precisar.

É importante apenas checar com cuidado as condições estipuladas para o modelo de renda vitalícia antes de efetivar a contratação. 

Previdência privada para idosos na Grão

O Fundo ARCA é a previdência privada da Grão com as menores taxas do mercado. Esse é um dos pontos cruciais para os idosos que buscam por esse investimento. Afinal, menores custos, maior a rentabilidade e menor tempo de retorno do seu investimento inicial.

Além disso, você conta com um portfólio baseado em alto nível de diversificação entre as principais classes de ativos: ações nacionais, real estate, caixa e ativos internacionais. 

Traga o seu patrimônio para a Grão e deixe que especialistas cuidem dele com transparência e rentabilidade. Acesse o nosso site e veja como fazer parte do Fundo ARCA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *