fbpx

Investir sozinho ou contar com uma gestora de fundos de investimentos? Saiba qual a melhor opção!

pessoa fazendo contas para entender se é melhor investir sozinho ou contar com uma gestora de fundos de investimentos
Reading Time: 9 minutes

Muitas pessoas querem investir, mas na correria do dia a dia ficam com dúvidas se é melhor seguir uma carreira solo ou contar com uma gestora de fundos de investimentos. Estas dúvidas são justificáveis, já que é preciso tempo e dedicação para fazer uma boa gestão dos negócios e aproveitar as melhores oportunidades.

Ao contar com uma gestora de fundos de investimentos ao invés de investir sozinho, você tem o apoio de uma instituição especializada em gerir o dinheiro das pessoas e das empresas.

Se você tem dúvidas sobre isso, acompanhe nosso artigo até o final e tire todas as suas dúvidas sobre qual é a melhor alternativa para cuidar do seu patrimônio.

O que são investimentos

Em suma, um investimento é uma aplicação de recursos cujo objetivo é conseguir retornos futuros. Para ser um bom investidor, é preciso ter conhecimentos de mercado e fazer análises sobre onde é o melhor lugar para a aplicação.

Ou seja, não é uma tarefa muito simples, pois existem alguns fatores importantes que vão impactar o seu rendimento como tipo de aplicação, regras, impostos, etc.

Por que investir?

A principal vantagem de investir é conseguir ganhar mais dinheiro com os recursos que você já tem, ou seja, é fazer o dinheiro trabalhar para você. O mercado financeiro oferece diversas possibilidades, e mesmo com as oscilações da economia mundial e brasileira, é possível, sim, ter um bom retorno quando o dinheiro é bem investido.

Além disso, investir é uma forma de garantir uma reserva financeira. Uma dúvida é se o ideal é investir sozinho ou contar com a expertise de uma gestora de fundos de investimentos. Então, é o que vamos falar agora.

Investir sozinho ou escolher um fundo de investimento?

A primeira coisa é entender como funciona um fundo de investimento. Basicamente, uma gestora de fundos de investimentos reúne recursos de diversos investidores ou cotistas e adquire ativos diferentes.

Esses ativos irão compor o patrimônio do fundo. Depois disso, são vendidas cotas desse fundo para investidores, ou seja, quem compra, não estará aplicando em uma, mas em várias modalidades diferentes de aplicações.

Um ponto importantíssimo para destacar, é a escolha certa da gestora de fundos de investimentos. Aqui na Grão trabalhamos com baixas taxas, de forma segura e confiável, com gestores de fundo que são especialistas no mercado financeiro.

Uma das maiores dores dos investidores é não ter tempo para estudar os ativos que são as melhores opções para investidor por meio de fundos. Daí, contar com gestores especializados oferecerá grande praticidade no dia a dia destas pessoas.

Investir por conta própria: como funciona?

Já falamos aqui de como uma gestora de fundos de investimentos pode ser uma excelente alternativa para cuidar do seu patrimônio, principalmente se você não tem tempo para se dedicar ao estudo do mercado financeiro.

Porém, muitas pessoas querem investir sozinhos, ou seja, desejam ser investidores autônomos, para cuidar do seu próprio dinheiro e dos seus investimentos.

Este tipo de perfil tem suas vantagens e desafios, e é sobre isso que vamos falar agora, pois se você decidir se dedicar a essa tarefa, precisará investir tempo e energia para atingir bons resultados e ter uma vida financeiramente estável e confortável.

Quais as vantagens de investir sozinho?

Se você está pensando em investir sozinho ao invés de contar com uma gestora de fundos de investimentos, é fundamental conhecer algumas vantagens de começar essa jornada.

Vamos a elas.

Visão de longo prazo

É fundamental para ter sucesso no mercado financeiro que você não tome decisões precipitadas. Por isso, essa é uma das grandes vantagens de investir sozinho: você pode ser paciente em relação aos seus investimentos.

Hoje, as pessoas são bastante imediatistas, e isso pode fazer com que os especialistas de mercado sejam obrigados a tomar decisões de curto prazo para atender a impaciência dos investidores, mesmo que estas não sejam as melhores opções para os investidores do fundo.

Daí vem mais uma vez a importância de escolher a gestora de fundos de investimentos correta. Um exemplo é que você pode esperar um tempo para o mercado reavaliar o preço de uma ação, mesmo que a empresa esteja passando por um momento mais difícil.

Essa pode ser a diferença entre ganhar ou perder dinheiro.

É você quem toma as decisões

Geralmente, as pessoas que estão dispostas a cuidar do seu dinheiro sem a ajuda de uma gestora de fundos de investimentos gostam de ter as decisões em suas mãos. E investir sozinho garantirá que você tenha essa autonomia.

Você não precisa seguir um comportamento de manada, ou seja, você é um investidor livre e tem a chance de investir seu dinheiro da forma que quiser. Além disso, ainda pode aproveitar os momentos mais oportunos para alocar seu dinheiro.

Total controle sobre os custos

Este é outro ponto importante para quem quer investir sozinho, o total controle de custos e taxas. Obviamente esta não é a principal vantagem, já que você pode escolher uma gestora de fundos de investimentos com baixas taxas, como aqui na Grão.

Quais são as desvantagens e maiores desafios de investir sozinho?

Agora que você já conhece as vantagens de investir sozinho, chegou o momento de entender os desafios de fazer isso sem a ajuda de uma gestora de fundos de investimentos.

Não diversificar os investimentos

Este é certamente um dos maiores desafios de investir sozinho ao invés de contar com uma gestora de fundos de investimentos.

Como é preciso muita dedicação para entender todos os detalhes de cada aplicação, uma pessoa que não conta com a ajuda de especialistas, tem a tendência de não diversificar os investimentos, por falta de tempo para estudar todas as possibilidades.

Obviamente existe o medo do risco, mas uma das chaves do sucesso de ganhar dinheiro com investimentos, é não apostar todas as suas moedas em apenas um único lugar.

Se acontecer algum problema ou uma crise e sua rentabilidade for prejudicada, você pode perder boa parte de seu patrimônio.

É pensando em situações como essa que a diversificação de investimentos é interessante, pois você pode até perder em uma aplicação, mas se ganhar em outras, haverá um equilíbrio das contas, o que te deixará mais próximo de seu objetivo final.

Esquecer-se do fator tempo

Já falamos aqui da impaciência dos investidores, e esse é um dos desafios de quem quer investir sozinho, já que ao começar seus investimentos, já querem enriquecer do dia para a noite.

Isso não acontece. É preciso ter paciência. Não acredite na ideia de que investimentos são um meio rápido e fácil de enriquecer.

Como falamos no início do artigo, investir é fazer com que o dinheiro trabalhe para você e cresça, mas para que isso aconteça, pode levar tempo.

Além disso, o contrário também acontece. Por exemplo, se você deixar o seu dinheiro muito tempo em poupança, o qual é um investimento com rentabilidade baixa, você pode deixar de ganhar dinheiro.

Ter mais conhecimento de mercado ou contar com a expertise de uma gestora de fundos de investimento é o que fará com que você, ao longo dos anos, invista em produtos melhores e mais atrativos.

Comprar títulos com baixa liquidez

É fundamental que você alinhe seus investimentos com os seus objetivos, para conseguir priorizar rentabilidade ou liquidez.

Para alguns investidores, é interessante aplicar em títulos que ofereçam uma liquidez razoável para casos de imprevistos, principalmente se você é um iniciante, que não possui um grande capital para investir.

Alguns fundos não te darão a possibilidade de acesso rápido, então, é preciso pensar também nesse fator ao investir seus recursos.

Não se preparar para investir

Para que você consiga uma boa rentabilidade com seus investimentos, principalmente ao investir sozinho, é muito importante que haja uma preparação para iniciar essa jornada.

Você precisa entender mais sobre o mercado de investimentos, definir algumas métricas e análises que devem ser feitas e tudo mais o que envolve colocar seus recursos sem a ajuda de uma gestora de fundos de investimentos, como:

  • Definição do método;
  • Definição das porcentagens;
  • Definição das classes de ativos;
  • Definição de limite de ativos;
  • Fazer a análise dos melhores ativos;
  • Fazer o acompanhamento frequente do seu investimento;
  • Realizar rebalanceamento de ativos;
  • Sempre acompanhar o mercado.

Em um mercado tão concorrido e disputado como esse, conhecimento significa maiores ganhos. Quando estamos falando do nosso dinheiro, qualquer vantagem pode ser essencial para um bom resultado.

Como funciona um fundo de investimento?

Apesar dos fundos de investimentos possuírem uma dinâmica própria, não é muito difícil de entender como eles funcionam. Porém, existem alguns pontos importantes que você precisa ter conhecimento.

Os fundos podem investir em ativos como ações, CDB, debêntures, moedas, derivativos e até investimentos estrangeiros. Porém, para proteção dos investidores, existem algumas regras, por exemplo, o limite de no máximo 20% do patrimônio em ativos emitidos por uma mesma instituição financeira.

Quando falamos das empresas de capital aberto e outros fundos, esse limite é de até 10% do patrimônio, e de 5% para os demais emissores, enquanto para os títulos públicos federais, não há limite.

Este é apenas um exemplo das regras que regulam os fundos de investimentos. Como as possibilidades de combinações são muito grandes, os fundos são classificados conforme os fatores de risco e composição de suas carteiras.

Porém, não são todos os fundos que são diversificados, pois nem todos vão investir no exterior ou em ações, sendo uma das vantagens do nosso plano de previdência ARCA, e que traz estes pontos.

As vantagens dos demais fundos, assim como temos no ARCA, estão nas regras tributárias, portabilidade, sucessão patrimonial, entre outras. Ele é uma boa alternativa por contar com uma carteira com 4 classes de ativos.

O plano de previdência ARCA é um tipo de fundo de previdência com características próprias, que obedecem todas as obrigatoriedades do mercado de previdência privada.

Vantagens do Fundo de Investimento

Agora vamos conhecer as inúmeras vantagens de optar por colocar os seus recursos em um fundo de investimento, especialmente se contar com uma boa gestora de fundos de investimentos para cuidar do seu patrimônio.

Diversificação

Esta é sem dúvida uma das grandes vantagens dos fundos de investimento, já que nos fundos o patrimônio fica distribuído em diferentes modalidades.

Isso certamente aumenta as chances de ganhos, além de também reduzir o risco das aplicações, já que se uma modalidade não estiver se saindo muito bem, a rentabilidade das outras pode compensar a perda.

Gestão profissional

Outra grande vantagem é contar com uma gestora de fundos de investimentos, ou seja, um gestor profissional, que será responsável por acompanhar os ativos que formarão o patrimônio do fundo.

Além disso, a depender de sua estratégia de investimento, o gestor profissional avaliará o desempenho das aplicações e, posteriormente, sugerir substituições, caso as expectativas de rentabilidade não estejam sendo atendidas.

Por falta de conhecimento ou mesmo de tempo e interesse, talvez não seja possível fazer esse acompanhamento tão de perto. Investir em fundos pode lhe dar muito mais segurança do que se fosse investir sozinho os seus recursos.

Transparência nas informações

Uma das vantagens desse tipo de investimento é que ele é totalmente regulamentado, ou seja, você saberá com transparência as informações referentes ao seu investimento, por exemplo, tipo e estratégia do fundo, prazo de duração, custos, entre outras.

A gestora de fundos de investimento também precisará periodicamente divulgar os resultados e fatos relevantes, englobando alterações no patrimônio realizadas pela gestão.

Além disso, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) faz a fiscalização dos fundos de investimentos. Isso significa que estamos falando de uma aplicação transparente e de fácil acompanhamento para o investidor.

Acessibilidade dos fundos

Ao adquirir cotas de um fundo, o investidor tem acesso a uma quantidade de ativos por um valor bem menor do que se resolvesse investir sozinho em todas essas modalidades.

Quais as desvantagens dos fundos de investimento?

Como em qualquer aplicação, quando se trata de colocar o nosso dinheiro, é fundamental avaliar os prós e contras. A seguir, vamos falar de algumas desvantagens dos fundos de investimentos.

Custos

Um ponto a ser observado é que ao aplicar em fundos de investimentos, existem alguns custos envolvidos, como a taxa de administração, cobrada para remunerar o administrador e o gestor do fundo, e incidindo sobre o patrimônio total do investimento.

Fique atento também se o fundo não cobra uma taxa de performance, significando um percentual sobre o que excede o benchmark (índice de referência) do fundo.

Por estes motivos, reforçamos ainda mais a importância de procurar uma gestora de fundos de investimentos com baixas taxas como aqui na Grão, pois caso você pague muito alto pela aplicação, seu resultado pode ser bastante comprometido.

Liquidez

Esse é um ponto importante que você deve observar em qualquer aplicação que fizer, especialmente em fundos de investimento: as condições de resgate.

Assim como há fundos com liquidez para resgate imediato ou em apenas um dia, existem outros que podem demorar muito mais tempo para o recurso cair na conta.

Isto não é necessariamente um problema, pois alguns fundos podem ter baixa liquidez, mas te trazer um bom resultado, mas é preciso ficar atento para colocar o valor que você não precisará durante um determinado período.

Como uma das vantagens dos fundos de investimento é a transparência das informações, lembre sempre que a liquidez do fundo e as suas condições de resgate devem estar descritas no regulamento da aplicação, ou seja, você não será pego de surpresa.

Menor autonomia

A falta de autonomia em relação à escolha dos ativos pode ser um ponto de desvantagem dos fundos de investimento, visto que a seleção e acompanhamento das aplicações é realizada pelo gestor.

A escolha do investidor refere-se apenas ao tipo de fundo de investimento. Nesse sentido, para os mais experientes no mercado financeiro, essa falta de autonomia em relação aos seus recursos, ou seja, não dispor do seu dinheiro da forma que desejar, pode ser um grande problema.

Como funciona uma gestora de fundos de investimento

Também conhecida como Asset Management, uma gestora de fundo de investimento é uma empresa cujo objetivo é gerenciar o dinheiro de pessoas e empresas, ou seja, administrar o patrimônio de terceiros.

Para que isso aconteça, ela pode criar fundos para os clientes investirem. Aqui na Grão, somos uma gestora de fundos de investimentos que busca muita praticidade na hora de investir.

Hoje em dia, disponibilizamos o fundo ARCA, que conta com especialistas em investimentos na gestão do fundo, além de grandes influenciadores financeiros participando da criação e investindo o seu patrimônio nele. Salientamos que não somos uma consultoria, mas sim uma gestora, então, nossa solução é escolher os melhores ativos para o fundo que gerimos.

Quem investe no plano de previdência ARCA tem acesso aos melhores ativos que selecionamos por meio desse investimento. O fundo de previdência ARCA é um produto com vantagens no longo prazo, que gerimos com uma estratégia diversificada que potencializa a relação risco x retorno.

Aqui na Grão você conta com extrema transparência e nada de burocracia. Nossa previdência é 100% digital. Além disso, pelo nosso app, você consegue acompanhar diariamente como está a evolução do seu patrimônio.

Quer saber mais? Clique aqui para saber mais sobre a nossa previdência e preencha os seus dados para que os nossos especialistas entrem em contato com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *