O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa básica de juros para 13,75% ao ano. Assim, muitos investidores estão se questionando: como a alta dos juros afeta os investimentos?
Taxa Selic
Antes de mais nada, é importante explicar que a Selic é a taxa básica de juros da nossa economia.
Ela é usada pelo Copom para controlar a inflação. E já que os preços estão subindo muito rápido, o comitê aumentou a Selic para conter essa subida.
Por outro lado, a Taxa Selic também é peça fundamental na rentabilidade de diversos investimentos, como a poupança.
Além disso, também tem grande influência nos investimentos que rendem um percentual do CDI.
Quanto rende meu dinheiro hoje?
Para quem tem o hábito de poupar, a subida da Taxa Selic não é uma má notícia. Isso porque, com o aumento da taxa, a rentabilidade dos investimentos também cresce.
Atualmente, a poupança rende 0,5% da Taxa Selic. Então, com o aumento, a caderneta passa a ter um rendimento de aproximadamente 6,17% ao ano.
Nos outros investimentos, é preciso entender quais são as taxas que estão atreladas a eles para determinar seu rendimento.
E se a Selic subir mais?
Caso a Selic continue subindo, continuará afetando diretamente a rentabilidade da poupança e de investimentos atrelados a ela. De forma geral, a regra de rentabilidade da poupança é a seguinte:
- Quando a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 0,5% ao mês + Taxa Referencial (TR);
- Quando a Selic estiver menor ou igual a 8,5%, o rendimento é de 70% da Selic + TR.
Agora que você já sabe quanto rende o seu dinheiro com a alta dos juros, lembre-se de guardar e aproveitar essa alta.
Vale lembrar que, apesar da alta dos juros, apostar na poupança pode não ser a melhor ideia, isso porque existem outros investimentos muito mais lucrativos no mercado, como é o caso da Previdência privada. E para você entender melhor sobre o assunto, recomendamos esse outro artigo do nosso blog: poupança ou previdência privada: qual escolher a longo prazo?