fbpx

Fundo de previdência privada: como funciona na prática e como investir em um?

Como funciona o fundo de previdência privada.
Reading Time: 8 minutes

Você sabe o que é e como funciona o fundo de previdência privada? Essa é uma dúvida presente por parte de muitos investidores, pois esse ativo conta com diversas características que ajudam as pessoas a realizarem os objetivos a longo prazo de maneira eficiente.

Vale destacar ainda que esse fundo de investimento não é válido somente para quem tem objetivo de se aposentar. Esse ativo é bastante útil também para pessoas que estão com metas a longo prazo,  como a realização de intercâmbio, o início de um curso, entre outras possibilidades.

Diante desse cenário, vale a pena conhecer o que é e as características desse importante ativo no mercado financeiro. Pensando nisso, neste conteúdo, explicaremos o fundo de previdência privada, como ele funciona e para quem esse ativo é indicado. Continue conosco para saber mais!

O que são os fundos de investimentos?

Os fundos de previdência privada referem-se a uma aplicação financeira coletiva, na qual várias pessoas investem em um mesmo fundo.

Vale destacar que o fundo é composto por vários investimentos e os valores aplicados são administrados por uma gestora. A maneira pela qual cada fundo é gerido varia conforme os critérios de cada ativo.

Dessa maneira, podemos dizer que os fundos de investimentos são uma aplicação financeira coletiva e o ativo é gerido por um especialista. Por isso, esse patrimônio pode estar na forma de imóveis, títulos públicos, ações, entre outras muitas possibilidades.

O que é o fundo de previdência privada?

O fundo de previdência privada refere-se a um plano previdenciário gerido por uma instituição financeira privada. Nesse ativo, a pessoa realiza contribuições mensais e, depois de um tempo específico, chega-se o momento de resgatar  o saldo acumulado no plano.

Vale destacar que esses ativos são bastante vantajosos em um prazo maior. Visto que a rentabilidade deles é sempre um percentual acima da inflação, contribuindo para o crescimento sólido de um patrimônio com o passar do tempo.

Assim como os fundos de investimento, o fundo de previdência privada investe em vários ativos do mercado financeiro. Desse modo, a rentabilidade, o risco e a liquidez variam conforme as condições de cada ativo.

Como investir em um fundo de previdência?

Sabemos que existe um amplo conjunto de fundos de previdência no mercado financeiro. Nesse contexto, nem sempre é fácil fazer uma boa escolha, pois é importante se atentar a diversos fatores.

Entre as principais questões a serem consideradas estão o entendimento dos seus objetivos e necessidades, a escolha de uma instituição financeira confiável e os critérios utilizados para escolher o plano.

Conhecimento dos seus objetivos

O primeiro passo para investir em um fundo de previdência de maneira acertada é ter conhecimento dos seus objetivos. Ao compreender sobre essa questão, você terá mais segurança no momento de escolher o melhor ativo.

Entendimento das suas necessidades

Outro fator na escolha do fundo previdenciário é o entendimento das suas necessidades. Aqui, focar nos objetivos centrais pelos quais você pretende investir, será primordial para fazer a melhor escolha.

Além disso, é importante entender sua disposição para riscos, já que existem diversos fundos com características mais conservadoras ou arrojadas, sendo necessário optar por aquele que mais atende suas necessidades no momento do investimento. 

Escolha uma instituição financeira

Após entender seu perfil e suas necessidades, chega-se o momento de escolher a instituição financeira pela qual você investirá. Dê preferência para empresas com boa reputação no mercado e com experiência. 

Na sequência, só é necessário abrir uma conta em um banco ou em uma corretora, definir o quanto você investirá no fundo de previdência privada e, posteriormente, colher os lucros obtidos pelo investimento.

Escolha do ativo

Por fim, você escolherá o plano de previdência  que mais se adéque às suas necessidades e que te auxilie no alcance dos objetivos.

Para quem esse ativo é indicado?

Muito se pensa que o fundo de previdência privada só é indicado para as pessoas interessadas em aposentar. No entanto, devido às vantagens proporcionadas por esse ativo, especialmente aos investidores focados no longo prazo, o investimento pode ser utilizado para os mais diversos objetivos.

Agora, você deve estar se perguntando: para quais objetivos o fundo de previdência privada pode ser útil? Abordaremos sobre essa questão com mais detalhes na sequência do conteúdo.

Aposentadoria

O fundo de previdência privada tem várias utilidades e uma delas é a aposentadoria. O ativo possibilita que a pessoa realize aportes mensais (inclusive podem ser feitos de maneira automática) e, posteriormente, o indivíduo poderá fazer o resgate do valor acumulado.

Nesse contexto, o investidor pode fazer o aporte do valor acumulado de uma só vez ou poderá estabelecer valores mensais de aporte.

Além disso, ao investir no fundo de previdência privada, você pagará menos impostos, contribuindo para otimizar a rentabilidade e a performance do ativo, principalmente a longo prazo.

Dessa maneira, podemos dizer que o fundo de previdência privada proporcionará uma renda complementar em relação à aposentadoria do INSS. Com isso, você mantém seu padrão, garantindo mais qualidade de vida e conforto a toda sua família.

Investir para os filhos

Não podemos esquecer que o fundo de previdência privada é um ótimo veículo para as pessoas que pensam no futuro de seus filhos. Assim é possível criar um fundo para investir na educação deles, ou até mesmo oferecer novas experiências como um intercâmbio.

Também é possível acumular uma reserva financeira para quando seus filhos forem adultos, proporcionando mais estabilidade para os passos dos filhos no futuro.

Intercâmbio

Assim como nas viagens internacionais, a realização de um intercâmbio demanda planejamento de longo prazo. É necessário pesquisar pelas instituições que oferecem o programa, as condições de hospedagem, o número de dias que você deseja estar em terras estrangeiras etc.

Em uma análise inicial, toda essa questão pode parecer burocrática. No entanto, a experiência é bastante recompensadora. Além de impulsionar o seu aprendizado em um novo idioma, você terá contato com novas culturas, conhecerá novas pessoas e lugares.

Diante de todas essas questões, o intercâmbio é um objetivo de longo prazo. Ao contar com um fundo de previdência privada, você terá uma boa reserva financeira para fazer o programa da melhor forma possível.

Objetivos acadêmicos

Muitos objetivos acadêmicos demandam planejamento de longo prazo, principalmente os cursos de graduação e pós-graduação. Já que eles exigem mais tempo e geram mais despesas.

Imagem de celular com app Grão aberto para começar a investir na previdência

A maioria dos cursos de graduação duram entre quatro e seis anos. Há muitas pessoas que fazem cursinhos pré-vestibulares para ser aprovado em um bom curso. Ainda há despesas com alimentação, moradia, transporte, entre outras.

O planejamento financeiro é bastante útil nessas situações. Nesse contexto, ao contar com um bom fundo de previdência privada, você pode conseguir acumular boas economias para realizar o sonho de iniciar uma graduação ou pós-graduação.

Metas de longo prazo

Pelo fato de ter uma rentabilidade acima da inflação e fornecer benefícios tributários, o fundo de previdência privada é uma ótima ideia para realização de objetivos de longo prazo. Porque o ativo tem boas rentabilidades e te auxiliará a realizar os seus objetivos de forma eficiente.

O que é o fundo de previdência ARCA?

O fundo de previdência ARCA refere-se a um ativo cuja alocação dos recursos baseia-se na  metodologia ARCA, criada e desenvolvida pelo Thiago Nigro.

Nesse fundo previdenciário, os recursos são investidos em quatro tipos de ativos e com os seguintes percentuais:

  • 30% da carteira são investidos em ações brasileiras por meio dos fundos de ações;
  • 10% são alocados em fundos imobiliários;
  • 40% são destinados aos fundos de renda fixa;
  • 20% são investidos em ativos internacionais e isso se dá por meio dos ETFs.

Quais são as vantagens de investir no fundo de previdência ARCA?

Se considerarmos as características que destacamos anteriormente, investir no fundo de previdência aberta proporciona vários benefícios para os investidores. Muitos desses aspectos positivos estão relacionados à proteção patrimonial, melhores rentabilidades e realização de objetivos.

Diversificação da carteira

Uma das principais vantagens de investir no fundo é que ele te ajudará a diversificar o portfólio de investimento. Você fará aportes em quatro tipos de ativos no mercado.

Proteção do patrimônio

Este tópico está diretamente relacionado ao tema anterior. Ao investir em vários tipos de ativos torna-se possível diminuir o risco do seu portfólio.

Por meio do fundo ARCA, você fará aportes em mercados distintos e em investimentos com características diferentes. Dessa forma, caso um ativo específico, eventualmente, desvalorize, outro investimento poderá compensar, mitigando os prejuízos.

Podemos dizer, portanto, que o fundo de previdência privada ajudará a proteger seu patrimônio de grandes perdas, ajudando no desenvolvimento de um portfólio lucrativo e rentável.

Melhor rentabilidade

O fundo de previdência privada apresenta vantagens tributárias, pois não há incidência do come-cotas, ou seja, o imposto de renda não incide duas vezes ao ano.

Essa questão por si só já otimiza a rentabilidade. Além disso, por meio do fundo ARCA, você terá a chance de investir em vários ativos. Desse modo, torna-se possível ter o acesso a melhores oportunidades de investimentos.

Realização de objetivos

Por conta da eficiência da estratégia  e das outras vantagens pelas quais destacamos anteriormente, podemos dizer que o fundo previdenciário ajudará você a realizar vários objetivos. Entre eles estão:

  • intercâmbio;
  • a viagem internacional;
  • o início de uma graduação;
  • a aposentadoria.

Independência financeira

Considerando todos os aspectos positivos nas quais destacamos anteriormente, podemos dizer que o fundo de previdência privada ARCA auxilia os investidores a alcançarem a tão sonhada independência financeira.

Essa questão acontece porque o patrimônio se acumula com o passar do tempo e sempre com percentual acima da inflação. Com isso, você poderá desfrutar de um futuro próspero com toda a sua família.

Quanto deve ser investido no fundo de previdência ARCA?

Trata-se de uma das dúvidas mais frequentes por parte dos investidores. A forma pela qual os investidores alocam o patrimônio influencia bastante na rentabilidade do portfólio.

Sobre essa pergunta devemos destacar que não existe uma resposta exata. A quantia pela qual será investido no fundo de previdência varia conforme sua realidade financeira.

Primeiramente, é necessário verificar qual é a quantia total que você tem disponível para investir. Na sequência, define-se o percentual que você investirá no ativo.

Para tomar essa decisão de maneira acertada é fundamental compreender sua situação financeira e saber suas necessidades.

Invista também de acordo com seus objetivos pessoais e profissionais. Nesse contexto, você poderá destinar os investimentos no fundo de previdência ARCA para os objetivos de médio e longo prazo.

Qual é o momento ideal para se investir no fundo?

Assim como muitas pessoas não sabem sobre a quantia que deve ser investida no fundo ARCA, mesmo investidores com profundo conhecimento sobre investimentos, podem ter dificuldades para entender o momento certo de investir no ativo.

Da mesma maneira que a pergunta anterior, não existe uma resposta exata. O momento ideal para investir no fundo varia conforme sua realidade financeira e seu perfil de investidor.

Primeiramente, esse ativo é mais indicado para investidores com perfil moderado ou arrojado. As pessoas com essa característica estão dispostas a arriscar para obter melhores oportunidades de investimentos. Além disso, têm conhecimentos em relação ao funcionamento do mercado financeiro.

Para investir no fundo é importante ter uma reserva de emergência formada para situações de curto prazo. Essa quantia deve estar investida em ativos com alta liquidez, como os títulos públicos ou outros ativos com liquidez diária.

O que é a metodologia ARCA?

O método ARCA foi desenvolvido pelo Thiago Nigro e refere-se a uma abreviação que abrange os seguintes tipos de ativos:

  • A: Ações Brasileiras: esses ativos te ajudarão a se expor ao mercado nacional. Com isso, torna-se possível aproveitar o potencial de ganhos e ter acesso a bons ativos no mercado financeiro;
  • R: Real Estate: trata-se de um termo originário da língua inglesa que traduzindo para o nosso idioma significa mercado imobiliário;
  • C: Caixa: nesse momento, os investidores se expõem a ativos mais seguros e com alta liquidez, contribuindo para a proteção patrimonial;
  • A: Ativos internacionais: ampliam o acesso às aplicações financeiras e te ajudarão a conhecer boas oportunidades. Entre alguns exemplos estão o câmbio, ações em bolsas internacionais, fundos etc.

Portanto, ao seguir o método, o seu portfólio de investimentos vai ter  quatro tipos de ativos. Com isso, torna-se possível diversificar sua carteira, proteger seu patrimônio e aproveitar mais oportunidades de investimentos.

Para quem a metodologia é indicada?

Diante das características abordadas, podemos dizer que os fundos de previdência privada e os investimentos que utilizam da metodologia ARCA são indicados para pessoas com perfil de investidor moderado ou arrojado.

Visto que as pessoas com esse perfil tem experiência sobre o funcionamento do mercado financeiro, conhecem os termos técnicos relacionados ao mercado e estão dispostas a arriscar parte do seu patrimônio em busca de melhores rentabilidades no portfólio.

Como é possível perceber, o fundo de previdência privada conta com um amplo conjunto de características úteis para pessoas com diversos objetivos e perfis de investidor. Por esse motivo, é fundamental ter o conhecimento das características desse ativo para que você possa escolher o melhor investimento com segurança.

Aproveite para conhecer agora mesmo sobre a Grão e veja como podemos ajudá-lo a fazer boas escolhas com os fundos previdenciários. Não perca essa grande oportunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *