fbpx

Existe hora certa para começar a pensar na aposentadoria?

começar a pensar na aposentadoria
Reading Time: 4 minutes

Muitas pessoas ainda ficam em dúvidas sobre qual o momento certo para começar a pensar na aposentadoria. Afinal, quando é a hora certa para investir?

A dúvida da maioria é saber se não seria cedo ou tarde demais para investir em previdência privada. Contudo, veremos que não existe uma data limite nem para um lado, nem para o outro.

Então, se você deseja conhecer as alternativas para ter mais tranquilidade na aposentadoria, continue a leitura e entenda os benefícios de começar a investir hoje!

Qual é a hora certa para começar a pensar na aposentadoria?

A hora certa é agora! A previdência privada é um pacote de serviços, que inclui um investimento de longo prazo. Se você achar o produto certo, seguirá a lógica de qualquer outro: o patrimônio cresce com juros sobre juros. Somado a isso, existem os benefícios tributários.

Não existe cedo demais

Os juros compostos (juros sobre juros) significam que, após receber o pagamento da remuneração pelos recursos destinados ao fundo, o rendimento é reinvestido. Logo, na próxima vez em que os juros forem aplicados, a quantia será maior.

É um processo que se repete várias e várias vezes com o tempo. Até por isso, a previdência privada é acessível: quantias pequenas investidas com consistência podem, pouco a pouco, gerar grandes resultados com o tempo.

Quanto antes você começar a investir, maior será o efeito dos juros compostos. Logo, não existe cedo demais.

Não existe tarde demais

Um diferencial da previdência privada é o benefício tributário. Por ter vantagens em relação ao imposto de renda, os planos são interessantes mesmo para quem já está próximo da aposentadoria.

Todos os tipos de previdência permitem o pagamento do tributo apenas no resgate, reduzindo o impacto do leão nos investimentos. Além disso, os planos PGBL e VGBL trazem ganhos específicos.

No PGBL, o investidor pode deduzir 12% da renda bruta tributável, desde que a quantia seja destinada à previdência privada. Ao final, será pago o imposto sobre o total resgatado,   incluindo a rentabilidade. Já no VGBL, você não tem dedução, mas só paga imposto sobre os rendimentos.

A vantagem do PGBL, portanto, é  receber de volta um dinheiro que seria destinado ao governo. Já o VGBL tem ganhos em relação à tributação no resgate, potencializado quando a pessoa faz a declaração simples do IR (que traz uma dedução padrão de 20%).

Ao encontrar o produto certo, com boa rentabilidade e taxas baixas, não existe tarde demais para investir. Mesmo quem já está aposentado poderia considerar o investimento, tendo em vista as vantagens nos impostos.

Resumindo, quanto mais cedo uma pessoa começar, mais fácil é atingir os objetivos. Contudo, o produto não é restrito a quem se antecipa. Afinal, além da rentabilidade do investimento, você terá uma tributação mais favorável.

Como se planejar para uma aposentadoria mais tranquila?

Começar a pensar na aposentadoria é se planejar para ter mais tranquilidade no futuro. Vimos que, quanto antes, melhor. Mas como fazer isso? Confira algumas dicas para começar!

Trate o assunto como prioridade

A previdência privada deve ser vista como uma das prioridades de investimento. Procure se organizar financeiramente, podendo destinar recursos para começar o quanto antes. Afinal, no longo prazo, o efeito dos juros sobre juros será ainda maior.

Defina o objetivo financeiro

Parte do planejamento é entender qual é o objetivo financeiro. Saber o que você deseja é fundamental para definir a forma de resgate e a quantia que precisa ser alocada.

O resgate é como o dinheiro será retirado no futuro. Se o objetivo é complementar a aposentadoria, naturalmente os recursos podem ser sacados em parcelas — como se fosse um salário. Já se o propósito é comprar um imóvel, pode ser necessário fazer um saque com valores mais elevados, por exemplo.

Para alcançar o objetivo, o investidor precisa definir quanto vai contribuir para com a previdência privada. É importante pensar a tributação antes de decidir, uma vez que, dependendo do valor e do tipo de plano, a estratégia pode ser combinada com as deduções no imposto de renda.

Procure boas alternativas

Ao começar a pensar na aposentadoria, muitas pessoas ainda têm resistência à previdência privada. Isso ocorre porque existem produtos que apresentam baixa rentabilidade.

Porém, não é nada causado pela previdência privada, mas por não ter achado o produto certo.

 Dois pontos de atenção são indispensáveis:

  • taxas;
  • rentabilidade.

Todos os planos de previdência privada têm algum ganho em relação à tributação. No entanto, as taxas cobradas pelas gestoras podem variar bastante. Igualmente, o resultado depende de uma estratégia de investimentos consistente, que gere uma boa rentabilidade.

A dica é considerar que existem vários produtos na mesma categoria, avaliando, caso a caso, quais são as condições oferecidas.

Conheça as soluções de previdência privada da Grão

A previdência privada combina o poder de receber juros compostos dos investimentos financeiros com uma tributação mais favorável. Aqui na Grão, oferecemos alternativas para você alcançar uma boa rentabilidade e conquistar seus objetivos.

O Fundo ARCA, por exemplo, utiliza uma estratégia de investimentos diversificada para que, passando pelos altos e baixos da economia, você tenha uma ótima rentabilidade no longo prazo. O que, junto ao benefício tributário da previdência, gera uma ótima perspectiva para você se aposentar.

A abordagem do fundo de investimentos segue a metodologia ARCA, criada por Thiago Nigro, o Primo Rico. Nela, os ativos são escolhidos entre ações nacionais, real estate (setor imobiliário), caixa (renda fixa) e ativos estrangeiros.

Assim, o patrimônio tem grande resiliência para lidar com diferentes cenários e alcançar os resultados pretendidos.

Essa alternativa de previdência privada também traz condições bastante favoráveis para qualquer pessoa começar a investir:

  • opção de PGBL ou VGBL;
  • investimento mínimo de R$100,00;
  • aportes de mínimos de R$100,00;
  • taxa de administração entre as 10% mais baixas do mercado;
  • não efetuar cobranças de taxa de carregamento, performance e resgate.

Quanto antes você começar a pensar na aposentadoria, melhores serão os resultados. E o Fundo ARCA foi pensado para que você alcance os seus objetivos e tenha um futuro mais tranquilo.

Conheça agora mesmo as soluções de previdência privada da Grão e comece a planejar a sua aposentadoria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *