fbpx

Fundo de investimento do primo rico: vale a pena?

fundo de investimento do primo rico
Reading Time: 6 minutes

Você sabia que o Primo Rico — Thiago Nigro — e Bruno Perini lançaram um novo fundo de investimento? O plano de previdência do Fundo ARCA Grão é voltado para quem tem objetivo de longo prazo, possui uma estratégia pensada com cuidado e pode ser interessante para diversos tipos de investidores.

Se você está visando ter renda ou um capital maior no momento de sua aposentadoria, ou tem outras finalidades de longo prazo, precisa conhecer esse fundo. 

Entendendo mais sobre o investimento, você poderá tomar decisões com mais embasamento e segurança, buscando alternativas adequadas para sua situação e expectativas.

Ficou interessado em conhecer o fundo de investimento do Primo Rico? Então continue a leitura deste conteúdo para entender as principais informações sobre ele!

Quem é o Primo Rico e Bruno Perini?

Antes de conhecer o fundo de investimento do Primo Rico e de Bruno Perini, vale a pena entender quem são essas duas personalidades do mundo dos investimentos.

O Primo Rico, na verdade, é Thiago Nigro. Ele é conhecido por esse apelido por conta de seu canal no Youtube, que é acompanhado por milhões de pessoas mensalmente. 

Lá, ele fala sobre investimentos, finanças, mercado financeiro, economia e outros assuntos relacionados a esses temas.

O canal do Primo Rico e suas redes sociais são o segundo maior do mundo quando o assunto é finanças e investimentos. 

Para chegar até lá, Thiago Nigro fez faculdade de relações internacionais na ESPM e se formou em 2008. Já durante essa graduação ele se interessou pelo mercado financeiro.

Thiago tem uma história interessante no seu começo com os investimentos. Quando ele fez 18 anos, ganhou R$ 5 mil de seus pais e investiu todo o dinheiro em ações na bolsa de valores. 

Contudo, em uma semana, ele perdeu todo o valor investido. Ele utiliza esse exemplo até hoje como uma forma de aprendizagem e informação.

Ainda assim, em 2011, Thiago Nigro fundou a Investpartner, um empreendimento de investimentos e consultorias nessa área. Ele permaneceu como sócio até 2015, quando passou a se dedicar a outros projetos próprios.

Já Bruno Perini é o fundador do site Você MAIS Rico, que tem a finalidade de aumentar a educação financeira de seus leitores. Além disso, Perini é sócio no Grupo Primo, junto com Thiago Nigro.

Sua formação é em engenharia pelo exército e ele criou o seu site mais famoso ainda em 2012, quando começou a escrever sobre suas experiências com investimentos no Você MAIS Rico. 

Atualmente, ele também tem um canal no Youtube que atinge milhões de pessoas, falando sobre finanças e investimentos.

Juntos, criaram o fundo de previdência ARCA Grão, utilizando todos os seus conhecimentos financeiros e de investimentos para proporcionar uma alternativa para os investidores interessados em cumprir seus objetivos de longo prazo.

O que é um fundo de previdência?

Você já conhece um pouco da história e da relevância do Thiago Nigro e de Bruno Perini. Agora, vale a pena entender como funciona um fundo de previdência privada. Com essas informações, será possível verificar se as características desse investimento são adequadas para seus objetivos.

Primeiro, você deve entender os fundos de investimentos. Eles são veículos financeiros em que um gestor profissional monta uma carteira com ativos buscando alcançar um objetivo predeterminado. 

Dessa forma, o gestor precisa seguir as estratégias propostas pelo fundo, conforme os documentos publicados — como o regulamento, o prospecto e as lâminas.

Para captar recursos, os fundos negociam cotas. Elas representam uma fração ideal do patrimônio montado pelo gestor. Portanto, as cotas variam de valor conforme as movimentações do patrimônio. Quando o patrimônio se valoriza, as cotas também sobem de preço e vice-versa.

Vale a pena saber que os cotistas não têm poder de decisão sobre as negociações realizadas com o patrimônio do fundo. 

Quem é responsável por essas negociações é a gestora, que terá liberdade para aplicar suas decisões sobre o patrimônio. Contudo, como você viu, ela sempre deve seguir as estratégias definidas nos documentos oficiais do veículo.

As cotas dos fundos de investimento podem ser negociadas por meio da plataforma de instituições financeiras. Dessa maneira, se você quer participar de um fundo, deve conhecer a carteira, a gestora e ler com atenção os documentos lançados pelo veículo.

Os fundos de previdência privada são categorias de fundos de investimento. Então todos esses detalhes que você conheceu se aplicam aqui: gestora responsável pela carteira, compra de cotas e estratégias. 

Contudo, eles têm algumas regras que podem ser mais interessantes para quem deseja investir no longo prazo.

Primeiro, os fundos de previdência possuem duas fases: a de acumulação e a de usufruto. Na primeira, o investidor faz aportes recorrentes ao fundo, com o objetivo de acumular patrimônio. 

Depois, na fase de usufruto, o investidor resgata os valores investidos somados à rentabilidade obtida por meio do recebimento de uma renda mensal, cota única ou outra forma previamente definida.

Quais são os benefícios desse investimento?

E quais são os benefícios de investir em fundo de previdência privada? Para entender essa questão, você precisa conhecer outros diferenciais desses investimentos. Confira a seguir:

Tributação

Primeiro, é possível escolher entre dois tipos de planos: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) ou Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

No primeiro, você poderá descontar os aportes realizados ao fundo da base de cálculo do seu Imposto de Renda (IR) anualmente. Esse desconto tem um limite igual a 12% de suas receitas brutas durante o ano. Dessa forma, há um benefício fiscal para quem opta por esse plano.

No entanto, no PGBL, ao resgatar os valores investidos mais os ganhos, o Imposto de Renda incide sobre todo o valor recebido. No VGBL não há o benefício fiscal de desconto dos aportes realizados no IR anual. Contudo, ao resgatar os valores, o IR incide apenas sobre a rentabilidade obtida pelo fundo.

Ainda, é possível escolher entre duas tabelas de tributação: a progressiva e a regressiva. A progressiva funciona como a norma padrão do IR, com uma alíquota que vai de 7,5% a 27,5%, dependendo do valor recebido. 

Já na tabela regressiva a alíquota vai de 35% a 10% dependendo do tempo de investimento (quanto maior o período, menor a alíquota).

Isso pode trazer uma redução do imposto pago se comparado a outras alternativas de investimento de longo prazo.

Diversificação

Outro benefício importante é poder contar com a diversificação do patrimônio investido. Bons fundos de previdência optam por alocar os recursos de forma diversificada, se expondo a diferentes riscos. 

A ideia é não deixar todo o patrimônio refém de apenas uma variável, o que pode trazer prejuízos relevantes.

Contudo, não adianta apenas pulverizar os valores investidos. A gestora precisa ter uma estratégia sólida para encontrar investimentos descorrelacionados ou com correlação negativa. 

Ainda, buscar formas de dolarizar a carteira também é fundamental para manter a segurança e seguir o câmbio do dólar frente ao real.

Como funciona o fundo de investimento do Primo Rico?

Agora que você já sabe como funcionam os fundos de investimentos e os benefícios da previdência privada, você conhecerá o Fundo ARCA da Grão.

Ele é um plano de previdência privada que se baseia na estratégia ARCA, criada e difundida pelo Primo Rico — Thiago Nigro — que você já conhece. Esse nome é uma sigla, veja só o que significa cada letra:

  • A: ações do Brasil;
  • R: real estate — exposição ao mercado imobiliário;
  • C: caixa;
  • A: ativos internacionais.

Como você percebe, a diversificação e a potencialização da rentabilidade é o foco desse fundo. Ele investe em ativos internacionais, nacionais e, até mesmo, no mercado imobiliário. 

Isso traz exposição a diferentes riscos, aumentando a segurança da carteira e trazendo mais solidez para a estratégia.

Dessa forma, se você tem um objetivo de longo prazo — ainda que não seja a aposentadoria — pode encontrar diversos benefícios com esse fundo. 

Vale ressaltar alguns diferenciais importantes: o fundo de investimento ARCA Grão do Primo Rico não cobra taxa de performance, taxa de saída ou taxa de carregamento. Assim, sua rentabilidade líquida é potencializada.

Ademais, você pode escolher entre os planos PGBL ou VGBL, trazendo mais autonomia para suas decisões e adequação para seus objetivos. 

Nesse contexto, se você realiza a declaração completa de IR e contribui para o INSS, pode ter benefícios com o PGBL. Em outros casos, avaliar a escolha do VGBL é uma atitude a se considerar.

Como investir no Fundo ARCA?

Você ficou interessado em investir no fundo de investimento do Primo Rico? Então deve saber que o procedimento para realizar os aportes é bem simples. Primeiro, o investimento é de R$ 100,00 o que pode se adequar a diversas capacidades financeiras.

Além disso, para começar a investir no fundo do Primo Rico basta baixar o App Grão no seu celular, fazer o cadastro de forma online e transferir valores por pix ou outras formas. 

Depois, é só encontrar a alternativa entre as diversas opções da Grão e iniciar o aporte no fundo. Sem burocracias.

Entendeu como funciona o fundo de investimento do Primo Rico, as estratégias aplicadas pela Grão e os benefícios de utilizar fazer aportes em uma previdência privada? Não se esqueça de que é preciso considerar diversos fatores para escolher seus investimentos, então analise bem a carteira, os gestores e a estratégia dos fundos de seu interesse.

Quer iniciar seus investimentos no Fundo ARCA? Então entre em contato com a Grão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *