fbpx

5 passos essenciais para atingir o sucesso financeiro

sucesso financeiro
Reading Time: 4 minutes

Qualquer que seja sua remuneração e mentalidade, o sucesso financeiro é o seu objetivo. Isso é o que todos querem, mas nem todos conseguem. Por quê? Uma das respostas passa pela necessidade de colocar em prática alguns passos essenciais.

Isso depende do seu nível de educação financeira. No entanto, essa é uma área que o Brasil ainda peca. Segundo o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 69,4% das pessoas empatam ou gastam mais do que ganham.

Além disso, 64,7% não têm segurança sobre o próprio futuro financeiro e 58% veem o dinheiro como motivo de estresse. Se você está aqui, é bem provável que tenha uma mentalidade diferente em relação à sua saúde financeira. Portanto, já deve ter uma visão bem clara do que é o sucesso nas finanças.

Ainda assim, é importante pensar sobre o assunto e verificar o que pode ser feito para conquistar esse objetivo. É o que vamos explicar neste artigo. Confira!

A ideia de sucesso financeiro

Sucesso financeiro significa ter capital suficiente para atingir as metas traçadas e fazer o que se deseja de forma confortável. Portanto, o conceito tem relação direta com hábitos financeiros saudáveis, que devem corresponder ao planejamento elaborado. Além disso, implica fazer investimentos, que ajudarão a multiplicar seu patrimônio.

Apesar de ser uma explicação simples, é preciso entender que sua compreensão é pessoal. Portanto, o sucesso de uma pessoa pode não ser a de outra. Aqui, entra a ideia da mentalidade empreendedora.

Se você tem essa perspectiva, quer investir seu dinheiro porque entende que essa é a semente de um futuro com mais riqueza, prosperidade e liberdade. Portanto, não significa, necessariamente, ter um carro importado ou fazer viagens internacionais todos os anos.

O que importa, mesmo, é saber quais são suas metas e objetivos. A partir disso, você define o que é sucesso e como alcançá-lo. Assim, também é possível transformar o seu futuro com a ajuda da educação financeira.

5 passos para o sucesso financeiro

Existem várias dicas que ajudam a atingir o sucesso nas finanças. Porém, é importante saber quais delas são realmente interessantes para quem deseja construir um futuro sustentável. A seguir, reunimos os cinco passos que permitem alcançar seus objetivos. Acompanhe!

1. Desenvolva a inteligência estratégica e emocional para lidar com o dinheiro

Engana-se quem pensa que investir é apenas alocar o capital em um produto financeiro. Para ter sucesso, é preciso usar a inteligência estratégica e emocional. Ambas são ferramentas que ajudam a tomar as melhores decisões. Vamos explicar melhor.

A inteligência estratégica abrange o conhecimento pessoal necessário para tomar boas decisões e aproveitar as oportunidades existentes. Ou seja, você consegue analisá-las e verificar quais delas são as melhores para alcançar os seus objetivos.

No entanto, o êxito dessa perspectiva também depende da inteligência emocional. Caso contrário, você deixará os sentimentos interferirem e as chances de prejuízo aumentarão. Aqui, é necessário desenvolver foco, resiliência e gestão das emoções.

Assim, você deixa de se levar pelos problemas que acontecem. Por exemplo, uma queda abrupta na bolsa de valores não assusta, porque o foco é a longo prazo. Portanto, há uma grande chance de reaver a quantia perdida.

Ou seja, com a inteligência estratégica e emocional, você sabe quais caminhos deve seguir e entende como superar os desafios. Aliás, compreende que a jornada terá problemas, mas eles podem ser superados.

2. Tenha organização e visibilidade das finanças

Após ter esses aspectos  emocionais delimitados, é necessário organizar as finanças e ter visibilidade delas. Normalmente, quem já atingiu a estabilidade financeira tem essas habilidades. Contudo, se você ainda não a alcançou, está na hora de mudar.

Perceba que ter organização e visibilidade não significa ter sucesso financeiro. Porém, esses aspectos são fundamentais. Sem eles, é impossível andar rumo à direção certa.

3. Aprenda a poupar

A capacidade de poupar dinheiro é crucial para o sucesso financeiro. Afinal, é impossível criar um patrimônio se você gasta tudo o que ganha — ou até mais. Isso implica não comprar aquilo que não é necessário e investir bem aquele dinheiro a mais.

Ainda é importante ir além da reserva de emergência. Quem tem mentalidade empreendedora sabe que precisa poupar mais de 10% da sua remuneração para construir um futuro sólido. Dessa forma, os objetivos são alcançados e você tem a tranquilidade desejada.

4. Invista o dinheiro

Os investimentos financeiros são cruciais para o alcance do sucesso. Porém, não adianta apenas alocar o capital em produtos financeiros sem ter uma estratégia traçada. É fundamental ter uma metodologia bem estruturada.

É preciso ter o suporte de um planejamento sólido para atingir seus objetivos. Dessa forma, você começa a evoluir seguramente.

Além disso, quando você poupa, está economizando. No entanto, o propósito é investir, porque esse termo se refere à multiplicação do dinheiro. Assim, você alcança sua liberdade financeira.

5. Diversifique investimentos

Por fim, é necessário seguir a regra de ouro do mercado financeiro: diversificar seus investimentos. Essa é a forma mais eficiente de multiplicar seu dinheiro e ter uma estratégia que sobreviva a qualquer cenário político e econômico.

A explicação é simples: quanto melhor diversificada for a sua carteira, menor é o potencial de perdas. Portanto, torna-se mais fácil alcançar sua estabilidade financeira.

Para te ajudar nessa missão, contar com ajuda especializada e investimentos estratégicos é fundamental. Por isso, a Grão desenvolveu um fundo de previdência pautado em uma estratégia diversificada que visa potencializar a relação de risco x retorno no longo prazo.

Contando com um produto como a previdência privada, gerido por uma boa gestora, é possível ter benefícios exclusivos, com impacto positivo em questões tributárias e alcance de objetivos futuros, que podem ajudar diretamente para que você chegue a sua própria definição de sucesso financeiro.

Então, conheça agora mesmo o nosso plano de previdência privada ARCA e entenda como podemos ajudar você a alcançar seus objetivos de sucesso financeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *