Na última semana, dia 16 de setembro, foi anunciada a grande novidade que estávamos reservando. Em vídeo divulgado em seu canal do Youtube, Primo Rico, o influenciador Thiago Nigro, finalmente revelou todas as informações sobre o Fundo Arca Grão, o seu primeiro produto de investimentos.
O Arca Grão é um fundo de previdência privada que conta com todas as principais vantagens desse produto de investimentos. Um dos grandes diferenciais é que ele segue a metodologia A.R.C.A., estratégia de diversificação idealizada pelo Thiago Nigro.
Abaixo, reunimos as principais informações sobre o fundo que lançamos em parceria com o Thiago Nigro e o Bruno Perini. Confira!
A metodologia Arca
O fundo Arca Grão seguirá a metodologia Arca, idealizada por Thiago Nigro, para a gestão de sua carteira pública no canal Primo Rico.
Na estratégia original, o influenciador divide os seus aportes em quatro principais classes de ativos:
- ações e negócios locais;
- Real Estate (imóveis e fundos imobiliários);
- caixa (renda fixa);
- ativos internacionais.
A intenção da estratégia é dividir a carteira de investimentos nesses quatro tipos de ativos de forma igual (25%), promovendo diversificação, diluindo os riscos e maximizando os retornos.
Caso algum ativo comece a diminuir muito a participação, o investidor deve fazer seus novos aportes neles, a fim de reequilibrar a divisão da carteira.
No Fundo Arca Grão, a estratégia Arca será usada como base. Porém, será adaptada devido às exigências regulatórias dos produtos de previdência privada, mas também para maximizar a eficiência do investimento.
A divisão do portfólio do Fundo Arca Grão será a seguinte:
- 30% em ações (fundos de ações);
- 10% em Real Estate (fundos imobiliários);
- 40% em caixa (fundos de renda fixa);
- 20% em ativos internacionais (ETF que replica o S&P 500).
A eficiência da estratégia Arca
Antes do lançamento do fundo, foram realizados backtests que comprovaram a eficiência da estratégia Arca.
Foram considerados nove países para análise e, em todos, o método Arca bateu a inflação e a taxa livre de risco local (como é a Selic, no Brasil).
Conheça a lista de países analisados:
- Alemanha;
- Austrália;
- Brasil;
- China;
- Estados Unidos;
- Japão;
- México;
- Reino Unido;
- Turquia.
Características do fundo Arca Grão
O Fundo Arca Grão é um produto de previdência privada. Ele, no entanto, está longe de ser um ativo comum.
O intuito do lançamento do fundo é revolucionar o mercado de previdência privada, que costuma reunir altas taxas para os clientes e produtos de baixa qualidade.
A seguir, separamos algumas características do fundo Arca para te ajudar entender melhor a sua eficiência. Acompanhe!
Taxa de administração de 0,59% ao ano
Esse valor de 0,59% coloca o Fundo Arca Grão entre os 10% dos fundos do mercado com as menores taxas de administração.
Vale salientar que muitos desses fundos, que estão entre os 10%, são os chamados fundos de investimento “master” — o que significa que não estão disponíveis para pessoas físicas investirem.
Assim, o Fundo Arca garante uma taxa exclusiva dentro do seu mercado, o que ajuda a potencializar a rentabilidade do investidor.
Taxa de saída de 0%
A taxa de saída é cobrada em alguns fundos no momento do resgate dos valores. O percentual incide sobre o montante retirado do fundo, o que pode impactar e muito a rentabilidade do investidor.
No Fundo Arca Grão, não há cobrança de taxa de saída.
Taxa de performance de 0%
A taxa de performance, como o nome indica, é um valor cobrado quando o fundo ultrapassa o benchmark. Geralmente, a gestora cobra uma porcentagem sobre o que excede o índice.
No Fundo Arca Grão, não é cobrado a taxa de performance.
Rebate com valor devolvido ao cliente
A taxa de rebate é uma espécie de comissão paga às instituições responsáveis por distribuir o fundo, como bancos, corretoras e gestoras. Geralmente, ela está embutida na taxa de administração.
Como no Fundo Arca não existe a cobrança da taxa de rebate, a taxa de administração do fundo é bem baixa. Com isso, o valor retorna ao cliente em forma de rentabilidade, já que há menos taxas a serem pagas.
Valor mínimo de investimento de R$ 100,00
Além de tudo, o aporte inicial para começar a investir no Fundo Arca é bastante acessível. Com apenas R$ 100 é possível fazer seu primeiro investimento — esse valor é menor que o mínimo solicitado no Tesouro Selic.
Outra vantagem é que não é obrigatório fazer aportes recorrentes, como acontece em outros fundos. Com isso, o investidor tem liberdade para investir mais no momento que puder, tornando o investimento ainda mais acessível.
Principais distribuidoras do Fundo Arca Grão
O Fundo será distribuído em algumas das principais plataformas de investimento do Brasil. Até o momento, já são novem nomes confirmados e existe a expectativa de anúncio de outros até a data de lançamento, que será no dia 10 de outubro. Confira alguns nomes:
- XP;
- Rico;
- BTG Pactual;
- Inter;
- Warren;
- Órama;
- ModalMais;
- Genial;
- Grão Investimentos.
Além disso, a Grão terá sua própria plataforma de investimentos no Fundo Arca Grão, que será divulgada em breve para todos os clientes.
Principais gestores presentes no Fundo
O Arca Grão será um fundo de fundos. Ou seja, dentro de cada uma das quatro classes de ativos da metodologia ARCA, haverá diversos gestores diferentes.
O que todos têm em comum é que são instituições consolidadas e contam com os melhores profissionais do Brasil. Confira, a seguir, os principais nomes em cada classe de ativo!
Caixa (renda fixa)
Os fundos de renda fixa presentes no portfólio do Arca Grão são de instituições com anos de histórias e bilhões sob gestão, como:
- Icatu;
- Capitânia;
- ARX;
- Sparta.
Ações Brasil (bolsa brasileira)
A parte de ações da carteira contará com gestores renomados, com anos de experiência no mercado e que utilizam diferentes estratégias de investimentos. O intuito é diversificar o portfólio e garantir mais eficiência no longo prazo.
Algumas gestoras de fundos de ações que vão estar na carteira são:
- Bogari;
- Alaska;
- Ibiúna;
- IP Capital Partners;
- Guepardo;
- Oceana;
- Trígono;
- Absolute.
Ativos internacionais (ETF)
Para exposição a ativos internacionais, a estratégia será simplificada. Afinal, bater o S&P 500 — principal índice da bolsa dos EUA — de forma consistente no longo prazo é tarefa difícil.
Por isso, a parte de ativos internacionais da carteira será representada pelo ETF IVVB11, administrado pela Black Rock, sendo o principal instrumento que replica o S&P 500 no Brasil.
O S&P500 tem exposição a algumas das maiores empresas do mundo, como:
- Apple;
- Google;
- Microsoft;
- Meta;
- Coca-Cola;
- Disney.
Real Estate (fundos imobiliários)
A parte de Real Estate do Fundo Arca Grão será composta por fundos imobiliários. Eles serão de algumas das maiores gestoras do mercado financeiro, que negociam FIIs com alta liquidez e valor patrimonial. São elas:
- Credit Suisse;
- Kinea;
- Vinci Partners.
Vantagens do fundo Arca
O Fundo Arca Grão conta com diversas vantagens que tornam o investimento ainda mais atrativo ao investidor. Veja, abaixo, quais são elas!
Melhores gestores e equipes do Brasil
O Arca Grão é um fundo de fundos. Nele, existem alguns dos melhores gestores do Brasil, com anos de sucesso e consolidação no mercado financeiro.
Acesso a fundos de investimentos fechados
No Arca Grão, existem alguns fundos que só são liberados para investidores profissionais, contando com um custo de aquisição bastante alto. Assim, o investidor comum terá acesso a ativos que ele não conseguiria comprar no mercado tradicional.
Diversificação de Portfólio — uma cota oferece acesso a uma cesta com aproximadamente 28 ativos
Além de haver ativos fechados, o fundo tem uma grande variedade, permitindo investir de forma diversificada com pouco dinheiro.
Rebalanceamento mensal realizado pela equipe da Grão
Diferentemente da metodologia Arca aplicada na prática, no Fundo Arca Grão, não é necessário fazer os rebalanceamentos por conta própria. A equipe de gestão fará isso para você, escolhendo as melhores opções do momento.
Exposição a diversas estratégias com especialistas
Os fundos do portfólio foram selecionados de forma minuciosa para reunir diferentes estratégias. Com isso, dentro de um único ativo, você tem opções que te ajudam a aproveitar o melhor de diversos cenários, potencializando a relação risco x retorno.
Reversão dos rebates
Aqui, o que é recebido dos gestores por aplicar nos ativos deles, se tornará ganho para o seu investimento. Assim, o Fundo promove a reversão da taxa de rebate paga aos distribuidores. Com isso, você terá mais rentabilidade.
Por que escolher a previdência privada?
O Fundo Arca Grão foi desenvolvido como um fundo de previdência privada por conta de diversas vantagens que esse produto promove. Conheça elas!
Vantagens tributárias
Os produtos de previdência privada promovem uma série de vantagens tributárias ao investidor. Entre elas, é possível deduzir do imposto de renda até 12% de sua renda bruta anual tributável ao selecionar o modelo PGBL.
No VGBL, também há vantagens tributárias, como o fato de pagar imposto de renda somente na fase de fruição e sobre o valor do resgate, o que potencializa a rentabilidade do investimento.
Ausência de come-cotas
Os fundos de previdência privada não têm come-cotas, o que é uma grande vantagem para o retorno do investimento.
O come-cotas é a antecipação do imposto de renda cobrada semestralmente em alguns fundos de investimento. Assim, a cada seis meses, parte do seu retorno é tributado.
Na previdência privada isso não acontece. Com isso, seu investimento tem mais tempo para aproveitar o efeito dos juros compostos. Assim, ao final, a rentabilidade será maior que em um fundo impactado pelo come-cotas.
Portabilidade
Os fundos de previdência privada têm como vantagem a portabilidade. Dessa forma, caso você esteja insatisfeito com seu produto e queira trocar, esse procedimento é possível e sem custos.
Você pode trocar de previdência dentro ou fora da mesma instituição. A única restrição é que essa portabilidade só pode ser de PGBL para PGBL ou VGBL para VGBL.
Assim, a previdência privada é um produto que garante maior liberdade ao investidor, podendo escolher a melhor opção e que mais se encaixa aos seus objetivos.
Sucessão patrimonial
Outra vantagem da previdência privada é a facilidade que o investidor tem na sucessão patrimonial.
Caso o indivíduo faleça, a transferência do valor para os herdeiros é facilitada. Isso porque a previdência privada não precisa passar pelo inventário.
Logo, não há uma grande burocracia para retirada do dinheiro e os herdeiros não ficam desamparados nesse momento.
Conclusão
O Fundo Arca Grão é um produto cujo objetivo é modificar como a previdência privada é enxergada pelo mercado, promovendo maior transparência e menores taxas ao investidor.
Estão ansiosos para começar a investir no Fundo Arca Grão? Fiquem tranquilos, pois o lançamento está próximo e acontece no dia 10 de outubro de 2022.Enquanto isso, convidamos você a se inscrever na nossa lista de espera e saber todas as informações sobre o Fundo e o mercado de previdência privada antes de investir!