Como organizar o pagamento de contas para não ter sustos

Pagamento de Contas: Como Se Organizar?

Entenda como organizar o pagamento de contas de forma prática e simples.

Com toda a certeza pagar contas não pode ser considerada diversão. Apesar de ser uma das tarefas mais comuns no dia a dia, ela não é prazerosa. Além disso, é preciso organizar o pagamento de contas para não se esquecer de nenhuma.

Para tornar essa atividade mais simples, preparamos esse conteúdo com várias dicas para você se organizar. Dessa maneira, vamos mostrar como organizar o pagamento de contas, e ainda:

  • Opções para ordenar os boletos;
  • Como pagar contas pela internet;
  • Aplicativo para pagar contas.

Como organizar o pagamento de contas?

Conta de água, conta de luz, gás, internet, telefone, aluguel, cartão de crédito, plano de saúde e tantas outras. Às vezes parece que elas se multiplicam, não é verdade? 

E o que dizer da sensação de que quando você termina de pagar tudo já vem o mês seguinte? De fato, não sei o que é pior.

Porém, não temos para onde escapar. A não ser, claro, que você esteja pensando seriamente em se mudar para uma caverna e viver sem energia elétrica.

Eu não acredito que esse seja o caminho para grande parte das pessoas. Portanto, é preciso fazer uma limonada dos limões e organizar as contas a pagar.

Faça uma agenda de pagamentos

Dessa forma, o melhor é organizar o pagamento de contas de maneira que se encaixe no seu orçamento. Por exemplo: quem recebe uma vez por mês, pode concentrar o vencimento da fatura para o dia seguinte ao pagamento.

Por outro lado, quem recebe quinzenalmente ou tem pagamento variável ao longo do mês, pode distribuir as contas. Ou seja, coloque mais perto do seu pagamento as contas prioritárias e as outras em outros dias.

Nesse sentido, o ideal é ter uma lista do vencimento das contas, com data, valor e descrição. Assim que fizer o pagamento, faça uma marcação indicativa. De tal forma que você terá um arquivo com todas as contas que pagou e os detalhes do pagamento.

Organizar os boletos para pagar

Outra dica é organizar as contas do mês em uma pasta-catálogo. Pode ser daquelas bem simples, que têm envelopes plásticos. Desse modo, você pode separar cada envelope para um tipo de conta.

Por exemplo, no primeiro envelope você guarda o aluguel. Em seguida, a conta de luz, depois a conta de gás. Logo após, o cartão de crédito. Assim por diante.

Por fim, você terá todos os boletos para pagar guardados no mesmo lugar e terá mais controle dos pagamentos. 

Esconder boleto na gaveta não resolve

Sem dúvida, quando as finanças pessoais não são uma prioridade, frequentemente elas saem do controle. Por estarem sem controle, damos de ombros e nosso bolso passa a ser uma parte que não dominamos.

Em conclusão, toda situação não dominada acaba se tornando uma fonte de ansiedade e angústia. E por consequência, se transforma em frustração.

Com intuito de aplacar estes sentimentos, muitas pessoas escondem suas contas, ignoram os boletos e simplesmente gastam mais para “compensar”. Ou seja, pioram a situação.

No entanto, você sabe que a atitude certa é assumir a responsabilidade pela atual realidade financeira. Em outras palavras, encarar de frente a conta e o boleto. Nada de esconder boletos na gaveta, combinado?

Organizar o pagamento de contas online

Algumas formas de ter o controle de contas a pagar é usar a tecnologia a seu favor. Ou seja, débito automático, DDA, lembretes e aplicativos.

Por exemplo, boletos como água, luz, telefone e outros serviços, permitem o débito automático. Dessa forma, você não corre o risco de esquecer de pagar algum boleto e não precisa se preocupar com multas. Assim sendo, também não fica com o nome na Serasa ou no SPC.

No entanto, é preciso ficar atento para ter saldo na conta. Uma vez que, se não houver saldo, você vai acabar no cheque especial. O que pode ser pior – ter mais juros – do que pagar o boleto com atraso.

Por fim, você deve observar que alguns serviços podem ter a interrupção do fornecimento em caso de atraso. É o caso da conta de luz e de água, por exemplo.

Uma alternativa ao débito automático são os lembretes no calendário do celular. Você pode colocar alertas para a data de vencimento da conta e assim não atrasar o pagamento.

O que é DDA?

Outra forma de organizar o pagamento de contas pela internet é usando o DDA (Débito Direto Autorizado). O nome é bem parecido com débito automático, mas eles são bem diferentes.

Nesse caso, o DDA é um sistema bancário eletrônico. Ele permite que todos os boletos de cobrança no seu CPF sejam recebidos eletronicamente pelo seu banco. Dessa forma, é possível verificar online – pelo site ou aplicativo do banco – se existem contas a pagar no seu nome.

Aplicativo para pagar contas

Na Grão, você não apenas guarda o seu dinheiro, mas também pode usar o aplicativo para pagar contas. Com o app, você organiza melhor as prioridades no orçamento para lidar com as contas de um jeito mais tranquilo.

Aproveite a conta digital grátis e use o seu saldo para fazer pagamento dessas mesmas contas. A Grão é sua poupança digital. E além de oferecer rentabilidade maior que a da poupança tradicional, também te ajuda a conquistar os objetivos financeiros.

No app, você tem:

  • Poupança digital com rentabilidade de até 100% do CDI.
  • Conta digital com cartão de débito grátis, para você pagar suas contas com mais facilidade.
  • Recebi&Investi: um alerta com sugestão de um valor para investir sempre que entrar dinheiro na sua conta.
  • Guardar automático: uma funcionalidade para você guardar automaticamente o dinheiro que cair na sua conta.

Pagamento de contas com cartão de crédito

Embora algumas pessoas utilizem o cartão de crédito como uma forma de centralizar as contas, isso não é recomendado. 

Em primeiro lugar, existe o risco de a fatura ficar mais cara do que você tem condição de pagar. E, com isso, será necessário parcelar e cair no rotativo do cartão.

Além disso, quem está pensando em pagar boleto com cartão de crédito precisa ficar atento a tarifas e custos extras. Por exemplo, você pode ter que pagar juros e IOF do pagamento da conta até o vencimento da fatura. Assim, antes de pagar conta com cartão, consulte o CET (Custo Efetivo Total).

Apesar de ser uma forma de se organizar, com a centralização, o risco de ter que pagar juros é maior. Portanto, o melhor é ter controle financeiro e trabalhar com o débito automático.

Controle muito bem as datas e o seu orçamento

O segredo para organizar o pagamento de conta é manter um calendário muito claro dos vencimentos. Dessa forma, é preciso controlar no detalhe tudo que você ganha e gasta.

Somente assim é possível colocar as despesas em perspectiva e analisar se o dinheiro será suficiente para pagar tudo. Entretanto, caso não seja suficiente, você tem tempo para buscar alternativas.

Não apenas priorizando as contas, como por meio de renda extra e até mesmo colocar coisas à venda. Enfim, quanto antes você se organizar e compreender a gravidade da situação, mais rápido poderá agir para reduzir os danos.

Suas contas são parte de sua vida, portanto assuma a responsabilidade por elas.

Conclusão: organizar o pagamento de contas facilita a vida

Conforme você viu neste texto, existem muitas possibilidades de lidar bem com os boletos e organizar o pagamento das contas. Assim sendo, o recado é simples: quanto mais organização com suas contas, melhor será o resultado.

Em outras palavras, assim vai sobrar dinheiro para guardar no app Grão e realizar seus objetivos. Não só a reserva de emergência, como também viagens, casa própria, celular, carro, moto, enfim o seu sonho.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares. Quem sabe eles não precisam de ajuda para organizar o pagamento de contas. 

Além disso, todos os dias você encontra dicas e informações de qualidade nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

Por fim, baixe grátis o aplicativo Grão e comece agora a juntar dinheiro! O app está disponível nas lojas de aplicativos Google Play ou App Store.

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão