Inflação: O que ela é e como funciona

Como economizar em casa para conseguir ter e guardar dinheiro

Estamos diante de uma oportunidade de repensar muitos de nossos hábitos, bem como de abraçar com responsabilidade nossa parte diante da situação do Brasil e do mundo. Preparamos algumas sugestões e dicas para ajudar você a diminuir seus gastos em casa.

Queremos que você aprenda a economizar para conseguir ter e guardar dinheiro no seu porquinho digital – para usá-lo para seu objetivo ou no momento mais crítico de uma emergência.

Como você vai perceber, pequenas atitudes têm o potencial de fazer uma enorme diferença no orçamento doméstico. Economizar em casa não significa apenas cortar pela raiz uma despesa, mas também repensar muito do que fazemos “no piloto automático”.

{{cta(’56f3736c-4958-4d0c-a3fe-b9a2ca68d31c’,’justifycenter’)}}

Atenção para o que você pode fazer desde já (e para sempre):

1. Compre com mais atenção

Siga sempre uma lista de compras

Quando você escreve em uma lista apenas o que precisa realmente comprar, você ajuda seu cérebro a seguir a ordem de “comprar apenas o que está listado no papel”. Agora é hora de fazer isso muito bem.

Coma antes de sair para comprar qualquer coisa

Parece um conselho estranho, mas é comprovado. Quando você sai com fome, a chance de ou colocar mais coisas (de comer) no carrinho ou de gastar com comida no caminho é muito maior. Coma antes de sair.

Compre marcas mais baratas

Pode ser que você goste muito de determinada marca ou produto daquela marca, mas o momento agora é de economizar. Use as alternativas mais baratas, menos populares e isso certamente significará mais sobra de caixa no fim do mês.

Tente levar dinheiro, e não cartão

Se você tem uma noção de quanto a compra vai custar, saia com o dinheiro mais ou menos contado. Assim, se precisar deixar algo para trás porque a compra ficou mais cara do que o montante que você levou, fará isso sem vergonha (e estará economizando).

Leia também: Kit de sobrevivência financeira na Pandemia: Podcast e planilha gratuita

2. Reaproveite tudo que puder

Sobrou? Use de novo

Os alimentos podem ser usados quase que em sua totalidade, mesmo depois de servidos e preparados. Use a criatividade, procure receitas diferentes e reaproveite tudo que puder, desde cascas e sementes a sobras de pratos finalizados.

Use a mesma água

Se você cozinhou legumes, pode aproveitar a água do cozimento para o preparo de caldos e sopas, ou até mesmo para o preparo do arro e outros produtos que gosta de ter à mesa todos os dias.

3. Economize ao máximo energia, água e gás

Tire os equipamentos da tomada

A dica mais manjada é também uma das mais importantes. Se não está usando o aparelho, tire-o da tomada. Nada de deixar no modo stand-by (luzinha acesa), porque nesta configuração seu equipamento está consumindo energia.

Evite o uso de benjamins (ou “T”)

Muitas vezes, ligamos dois ou até três aparelhos em uma mesma tomada usando um “T”. Evite usar este tipo de artifício e procure manter as tomadas livres quando não está usando o aparelho (dica anterior).

Desligue as luzes dos cômodos vazios

Com crianças em casa, esta pode ser uma missão mais complicada. Mas é uma questão de cidadania. Se não tem ninguém usando aquele cômodo, apague a luz. Você também pode combinar de a família ficar mais tempo reunida em um só lugar, economizando luzes acesas pela casa toda.

Curta o sol

A iluminação natural deve ser aproveitada ao máximo, inclusive por você e todos os membros de sua família como fator de saúde. Abra as cortinas e janelas, permita-se fazer tudo que puder apenas com a luz do sol.

Olho vivo no chuveiro

Se o clima ainda não está pedindo água tão quente, use uma posição intermediária e economize até 30% de energia consumida. Obviamente, monitore também o tempo gasto no banho, afinal de contas quanto mais rápido ele for, menos energia e água serão consumidos – e mais baratas serão estas contas no fim do mês. Tenha em mente que cada minuto a menos no banho economiza, em média, 23 litros de água.

Leia também: Coronavírus: Nosso porquinho digital está em casa! E você?

Abasteça o freezer

Há uma explicação lógica para isso: quanto mais espaços vazios existirem no seu congelador, mais o motor vai funcionar para manter os alimentos congelados. Organize tudo e abasteça o freezer de modo a deixá-lo cheio.

Não guarde alimentos quentes na geladeira

Outra dica muito simples e que faz uma boa diferença no consumo de energia. Se você precisa guardar algum alimento que foi ingerido quente há pouco tempo, deixe-o esfriar por completo antes de colocá-lo no refrigerador – isso evita que o motor tenha que trabalhar mais.

Junte muita roupa antes de lavar

Se você usa máquina de lavar, é melhor acumular uma quantidade maior de roupas e assim usar menos vezes o aparelho. Você economiza energia e água.

Escove os dentes com a torneira fechada

O hábito de escovar os dentes com a torneira aberta é comum e deve ser revisto. De 5 a 10 litros de água podem “ir embora” em uma escovação com a torneira aberta. Multiplique isso pelo número de escovações e pessoas em casa e vai perceber que é muita água sendo desperdiçada.

Aproveite melhor o forno

Pense nas receitas da semana de maneira que você possa usar o forno de maneira otimizada, ou seja, assando mais de um alimento ao mesmo tempo.

Ouça:  DinheiramaCast – Finanças Pessoais em tempos de Quarentena

4. Venda o que não usa mais

Roupas, itens de coleção, bens, móveis, não importa. Talvez você tenha por aí muita coisa que não use mais ou que você simplesmente pode abrir mão para levantar uma grana extra. Sites como OLX, Enjoei, Brechó Online, entre outros, podem ser muito úteis para passar adiante aquilo que puder.

Continue com a Grão

Estamos acompanhando dia-a-dia todos os desdobramentos da economia e os reflexos das medidas adotadas pelo governo para o seu bolso.

Continue acompanhando a Grão nas redes sociais, procure pela hashtag #seuporquinhoseguro e tenha o melhor conteúdo de educação financeira para o momento.

De Grão em grão vamos juntos atravessar esta fase e alcançar seu objetivo!

Crédito da foto: Andrea Piacquadio no Pexels

Leia também

2 comentários

  • Responder

    […] algumas dicas sobre alimentação saudável, bem como sobre a oportunidade de economizar no orçamento a partir desse hábito. Queremos que você se sinta bem e seja capaz de guardar […]

  • Responder

    […] manter apenas as despesas que são prioridades. Todo esforço financeiro deve ser priorizado para economizar dinheiro e pagar as […]

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão