O tradicional calendário do Imposto de Renda está começando. E, com isso, empresas e bancos precisam entregar o Informe de Rendimentos até o dia 28 de fevereiro.
O documento é necessário para preencher a declaração de Imposto de Renda. Com ele, os contribuintes conseguem comprovar os rendimentos que tiveram no ano passado.
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 deve começar no dia 2 de março. No entanto, o calendário oficial da declaração será divulgado pela Receita nos próximos dias.
Em geral, o prazo para declarar o IR vai do primeiro dia útil de março até o último dia de abril. Entretanto, por causa da pandemia de COVID-19, o prazo foi estendido nos últimos anos.
O que é o Informe de Rendimentos?
O Informe de Rendimentos é um documento que serve para que a Receita Federal cruze os dados. E, desse modo, ela pode verificar se o contribuinte declarou o IR corretamente.
Em outras palavras, a Receita recebe informações das empresas e dos contribuintes, depois confere se os dados batem.
Assim, caso haja alguma divergência, a declaração vai para a Malha Fina, e o contribuinte precisa explicar as diferenças.
Onde conseguir o Informe de Rendimentos?
A saber, o informe de rendimento não precisa ser enviado exclusivamente pelos Correios.
As empresas e as instituições financeiras podem encaminhar o documento por e-mail, por exemplo.
Além disso, também é possível divulgar um link para que os funcionários e clientes façam download ou acessem via aplicativos.
Informe de Rendimentos banco
Bancos e corretoras de investimentos devem informar os valores de todas as contas correntes e investimentos.
O Informe de Rendimento bancário deve conter o saldo que as contas tinham no último dia do ano. E, no caso dos investimentos, também precisam informar se houve algum rendimento, ainda que seja de conta remunerada.
Caso o contribuinte tenha conta em mais de uma instituição, deve obter os comprovantes de todas elas. Ou seja, se você tem conta na Grão, na Caixa e em outra conta digital, precisa receber um informe de cada uma.
Planos de saúde e fundos de pensão
Para quem tem plano de saúde individual ou participa de algum fundo de pensão, também precisa receber o informe dessas instituições.
Os dados que eles prestam servem para deduzir os valores cobrados no Imposto de Renda. Em outras palavras, você paga menos para o Leão, ou restitui mais dinheiro do que já pagou.
Informe de Rendimentos da Grão
O Informe de Rendimentos da Grão já está disponível no aplicativo para todos os clientes. Para acessar o seu, siga o passo a passo abaixo:
- Faça o login na sua conta Grão;
- Em seguida, selecione o menu (canto superior esquerdo) – os três tracinhos no alto da tela;
- Logo depois, role a tela até a opção Informe de Rendimentos;
- Por fim, clique no botão “ver meu informe”.
Importante! Para que consiga abrir o PDF, você terá que digitar a senha de acesso desse arquivo, que são os 4 primeiros dígitos do seu CPF.
Informe de Rendimentos INSS
Aposentados e pensionistas do INSS podem pegar o Informe de Rendimento da aposentadoria na internet.
Neste caso, o documento fica disponível no site ou aplicativo Meu INSS. O app pode ser baixado gratuitamente nos celulares Android e iOS.
Para acessar as plataformas, o segurado deve usar a mesma senha necessária para consultar outros extratos e rendimentos do INSS.
No entanto, caso não tenha a senha, pode seguir os passos informados no site para recuperação da senha.
Informe de Rendimento Auxílio Emergencial
De acordo com a Receita Federal, quem recebeu Auxílio Emergencial e outros rendimentos tributáveis precisa fazer a declaração do IR.
O recebimento do auxílio deve ser informado na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas”. O CNPJ da fonte pagadora é o 05.526.783/0003-27, do Ministério da Cidadania.
Para que você consiga o comprovante de rendimento do auxílio, basta acessar o site consultaauxilio.cidadania.gov.br.
- Em primeiro lugar, preencha os dados: CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.
- Em seguida, clique na caixa “sou humano”.
- Por fim, basta clicar em “enviar”.
Caso você não tenha recebido o auxílio, aparecerá a mensagem “registro não encontrado”.
Como conseguir o Informe de Rendimentos após demissão?
Todas as empresas precisam enviar o Informe de Rendimentos para funcionários e ex-funcionários no mesmo prazo. Assim, mesmo quem não ficou o ano inteiro na empresa deve receber o documento.
Os ex-funcionários podem solicitar o informe para o departamento de Recursos Humanos (RH).
Conclusão
Quem não receber o informe no prazo, deve entrar em contato com a empresa ou instituição financeira.
Se ainda assim não conseguir o documento, o contribuinte pode acionar a Receita Federal.
Lembre-se de que deixar de entregar a declaração do IR pode gerar multa e entregar com erros pode levar seu CPF para a malha fina. Então, tome muito cuidado com seu informe de rendimentos.
E se você quer melhorar suas finanças, conte com a Grão, a conta digital para guardar dinheiro. Todos os dias trazemos dicas de educação financeira nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.
Por fim, baixe grátis o aplicativo Grão e comece agora a juntar dinheiro! Com o Pix, você transfere mais rápido e sem pagar nada. O app é gratuito e está disponível nas principais lojas de aplicativos Google Play ou App Store.