Ao longo das últimas semanas o mercado financeiro experimentou grande volatilidade... Comece o desafio!

5 dicas para juntar dinheiro e comprar seu carro

#borarealizar por Equipe Grão - 15 de Janeiro de 2020 - tempo estimado de leitura:

Comprar um carro ainda é um sonho de muitos brasileiros, mesmo com o avanço da economia colaborativa. Comprar o carro é uma conquista e para torna-la ainda mais significativa, é melhor juntar dinheiro para não passar por nenhum susto na jornada e depois de colocá-lo na garagem.

O carro ainda é considerado por muitos um símbolo de status, por isso, quem decide comprar o carro precisa ficar atento a algumas questões importantes para não “dar um passo maior que a perna”.

ABRA CONTA GRÁTIS E COMECE A GUARDAR PARA COMPRAR O CARRO

Comprar um carro: o que levar em consideração

Além dos aspectos técnicos do carro – vamos entrar nesse tema daqui a pouco -, também é importante levar em consideração o estilo de vida e como será a utilização do carro.

É bom pensar muito bem antes de comprar um carro e ter na ponta da língua algumas respostas importantes para perguntas como:

  • Você vai usar o carro para ir ao trabalho ou só para lazer?
  • Você já tem algum lugar para guardar o carro ou vai precisar alugar uma garagem?
  • Os gastos que virão com o carro, como seguro, manutenção, combustível e etc. já fazem parte do seu orçamento?
  • Se você pretende financiar parte do valor do carro, também é importante lembrar de que esse valor precisa ser mensalmente contabilizado;
  • É preciso ficar atento com impostos e taxas, como IPVA, licenciamento, seguro obrigatório e também ficar atento a multas.

O que levar em consideração na hora de comprar o carro

Um dos maiores especialistas em automóveis no Brasil, Leandro Mattera, que também é sócio do portal AutoVideos, listou 5 Atitudes Essenciais para uma Compra Inteligente do carro (clique para ler). Acompanhe alguns trechos do artigo:

Ter humildade

Antes de realizar uma compra complexa, é importante avaliar qual é o seu grau de conhecimento sobre o setor e sobre o produto que procura.

Pesquisar e adquirir conhecimento, ou contar com um profissional também vale a pena: livros e cursos, principalmente quando são de fontes independentes, costumam ser boas alternativas, mas também é importante analisar a reputação, histórico e credibilidade da fonte.

Planejar e analisar

Somente com um bom nível de conhecimento será possível avaliar, por exemplo, se o carro apresenta um projeto de qualidade (em termos de plataforma, motor, durabilidade etc.) e seguro (considerando resultados em teste de colisão, equipamentos etc).

Agir com consciência e controle emocional

Sabendo dos reais motivos da compra, você tenderá a negociar de forma mais eficiente, não se deixando levar por estratégias persuasivas que objetivam afetar o seu equilíbrio emocional.

Aprender com os acertos e erros

O nosso conhecimento é falível. Mas isso deve ser visto com um motivo a mais para comemorarmos nossa eterna possibilidade de aprender mais. Com mais experiência e conhecimentos, nossas compras tendem a ser cada vez melhores.

Carro é um membro novo na família

Existe a crença de que o brasileiro é apaixonado por carros, a realidade não é bem essa, o brasileiro gosta do status que o carro apresenta. É comum vermos pessoas comprando o carro com esse forte apelo emocional e não conseguindo pagar ou manter o bem.

Com as devidas proporções, por conta das necessidades, o carro é praticamente um membro novo da família. Merece, portanto, sua atenção para que o sonho do carro não se torne um pesadelo.

5 dicas para guardar dinheiro para comprar o carro

Agora que estamos bem entendidos sobre alguns aspectos importantes para escolher o carro ideal, vamos falar especificamente sobre dicas para guardar dinheiro para comprar o carro.

Esse ponto é importante porque o carro é um bem com alto valor. Assim, fazer o pagamento à vista ou oferecer uma boa entrada é sinônimo de bons negócios. É possível economizar bastante agindo assim.

Para facilitar sua jornada e guardar dinheiro para comprar o carro, preparamos 5 dicas importantes:

1. Você precisa controlar as despesas para ajustar os gastos


Essa dica parece batida e repetida, mas é muito importante. Infelizmente, muita gente ainda faz o controle apenas de forma mental. Hoje existem muitos aplicativos que facilitam o controle e oferecem uma experiência mais prática para registrar.

Se você prefere as boas e velhas planilhas ou mesmo utiliza cadernetas/cadernos ou outros métodos, tranquilo, desde que o controle funcione de fato. Certo?

2. Cartão de crédito não é complemento de renda

Sempre é importante tocar no assunto cartão de crédito. Essa é a modalidade de crédito mais cara que existe e, consequentemente, costuma se transformar em uma “torneira aberta” nas finanças pessoais – e isso afasta objetivos como a compra do carro.

O cartão de crédito é uma forma de pagamento e não um gasto em si. O correto é que antes de realizar qualquer compra, você planeje o pagamento integral da fatura na data de vencimento.

O cartão de crédito não pode (nem deve) ser usado como complemento de renda, pois custa caro faz você desperdiçar valores importantes para a compra do seu carro.

3. Cheque especial: o dinheiro não é seu

Recentemente, o Banco Central definiu algumas alterações importantes sobre o cheque especial. Você pode acompanhar mais detalhes dessa mudança nesse vídeo, gravado pelo educador financeiro Conrado Navarro.

A partir de agora, dependendo do banco, mesmo quem não utiliza o cheque especial precisa pagar pela disponibilidade do serviço. Quem gosta de pagar por algum serviço que não utiliza? Pois é, e esse dinheiro poderia ser usado na compra do carro.

4. A boa e velha reserva de emergência

Se existe uma certeza nessa vida, é a de que estamos expostos a situações de emergência. Podemos ficar doentes, perder o emprego ou simplesmente ver surgir um gasto fora do planejamento.

A reserva de emergência é a garantia de que você poderá passar por esses dias turbulentos sem precisar mudar seu padrão de vida nem ter que recorrer a linhas de crédito caras como o cartão de crédito ou cheque especial. Tudo para manter vivo o objetivo de guardar para comprar o carro.

5. Busque formas de aumentar sua renda

Se você já está fazendo sua parte na hora de planejar os gastos, também precisa aproveitar a oportunidade de juntar mais dinheiro.

Muita gente aproveita algum conhecimento específico para lucrar. Então aulas particulares de alguns assuntos ou culinária, para ficar só nesses exemplos, podem representar renda extra.

Existem também alguns aplicativos que podem ajudar na busca por renda extra, esteja atento.

Aproveite: Na Grão seu dinheiro rende mais. Clique e abra sua conta grátis agora!

A Grão e você na compra do seu carro

Juntar dinheiro para a compra do carro pode ser uma realidade para você. Por aqui, você vai sempre encontrar o conteúdo ideal para contribuir com a realização de seus objetivos.

Utilize a Grão para guardar seu dinheiro para comprar à vista ou dar uma boa entrada no carro. Nós oferecemos a facilidade de abrir conta online e gratuitamente, com rentabilidade de até 106% da caderneta de poupança e muita segurança.

Juntar dinheiro para comprar o carro é ótimo, melhor ainda com a Grão ao seu lado. Vamos nessa?

Comentários:

Vídeos

Nosso Porquinho Digital está em Casa Protegendo seu Patrimônio, e Você?

Nosso Porquinho Digital está em Casa Protegendo seu Patrimônio, e Você?

Porque o Coronavírus Não Afeta o Seu Porquinho Digital

Porque o Coronavírus Não Afeta o Seu Porquinho Digital

Comece a poupar com a Grão

Desafio 7 dias - Quero participar!
Conquiste seus objetivos - Começar
Desafio 21 dias - Quero participar!