Você sabe quanto ganha e quanto gasta?

Você sabe quanto ganha e quanto gasta?

Parece bobagem, mas não é.

À primeira vista, todo mundo sabe quanto ganha e quanto gasta. A verdade é que pouca gente tem a resposta. Há quem simplesmente não pense a respeito, deixa a vida levar.

Não é menos grave fazer contas de cabeça e achar que está tudo sob controle. Sendo autônomo, então, a situação fica mais complicada. Nesse caso, é comum a pessoa nem saber ao certo quanto ganha.

Sem saber o valor que entra, de quanto você precisa para suprir suas necessidades e quanto desembolsa por mês, o risco de se atrapalhar financeiramente é grande. Muito provavelmente você vai gastar além do orçamento, o que pode levar a uma dívida, seja no cheque especial ou no cartão de crédito.

Mas essa situação é totalmente evitável.

Organize um fluxo de caixa pessoal

Você não precisa ter uma empresa para usar esse instrumento queridinho do mundo administrativo. De uma maneira simplificada e adaptada à sua realidade, dá para alimentar uma planilha, um caderninho ou a tecnologia, por meio de um aplicativo ou sistema on-line.

No método que escolher, registre os valores que recebe ao mês (receita), as despesas fixas e variáveis, incluindo pagamentos. Claro que não se trata de perder tempo registrando centavos de cada saída ou de um pão de queijo, mas de ter uma estimativa o mais próxima da realidade possível.

Ao mapear as suas finanças, você vai montar uma espécie de banco de dados. Com ele, dá para ver como está gastando o dinheiro, o que pode fazer para enxugar o orçamento ou, ao contrário, incluir um compromisso importante porque constatou que é viável.

Pode ser meio chato no começo. Mas, à medida que conseguir entender porque as contas não fecham e como solucionar, você vai sentir que essa tarefa do dia a dia vale a pena.

Crie espaço para poupar

Ao organizar o seu fluxo de caixa pessoal, reserve um valor compatível com o seu bolso e poupe. Pode ser pequeno, só para cultivar na sua vida esse hábito extremamente saudável e importante. Sim, porque uma das grandes vantagens de ter essa espécie de raio-x da sua vida financeira é planejar o futuro, criar metas de curto, médio ou longo prazo.

Você vai descobrir como é incrível a sensação de prosperar e fazer planos, incluir a viagem dos sonhos ou dar entrada num imóvel ou no carro que deseja. E isso vai além de estar em dia com as contas, que já é um ganho precioso. Faça o teste e comece o ano com o pé direito.

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão