Ao longo das últimas semanas o mercado financeiro experimentou grande volatilidade... Comece o desafio!

Vantagens de comprar à vista e os perigos do parcelado "sem juros"

#graoexplica por Equipe Grão - 8 de Janeiro de 2020 - tempo estimado de leitura:

Comprar e pagar à vista ou parcelar em diversas vezes “iguais” e “sem juros”? A pergunta é importante e parece simples, mas esconde uma importante reflexão sobre seu modo de conduzir as finanças.

O hábito de parcelar tudo ou de aproveitar sempre quando o preço à vista é o mesmo do valor total das parcelas parece inteligente se levada em conta a oportunidade de pagar tudo em “suaves prestações”; a realidade, no entanto, é bem diferente.

O pagamento parcelado é também uma forma de empurrar o pagamento para frente, o que torna o futuro cheio de dívidas, além de comprometer o seu orçamento futuro. Um bom planejamento financeiro tem poucas dívidas – as que existem são relativas a patrimônio (e não consumo).

 

Vantagens de pagar à vista

Existem portanto alguns pontos fundamentais e que merecem atenção das pessoas para decidir o que fazer, por isso, separamos algumas vantagens importantes do pagamento à vista.

1. Facilidade no controle

Se você tem dinheiro, compre; se não tem, junte para comprar à vista ou pelo menos dar uma entrada maior.

Na prática, você vai administrar entradas e saídas de dinheiro dentro do mês, e não lançamentos futuros nos cartões de crédito. Dependendo de quantos cartões você tem e das datas de fechamento e vencimento, isso pode gerar confusão.

2. Comprometimento menor do futuro do orçamento

Ao pagar mais à vista e contar com os recursos do presente, você evita comprometer sua receita futura e os objetivos/necessidades que você ainda nem sabe que tem.

Pense, por exemplo, no hábito de muitas pessoas de se endividar no segundo semestre contando com o 13º salário em novembro e dezembro. Isso é péssimo para o seu planejamento.

3. Efeito animador incrível

Nada melhor do que dormir tranquilo(a), sabendo que as contas estão em dia e que o dinheiro que você nem ganhou ainda não está todo enrolado com dívidas de consumo.

Pagar à vista traz uma sensação de paz por conta do controle financeiro e de euforia por conta do esforço, dedicação e paciência necessários para juntar o dinheiro e negociar a compra. Além de prazeroso, é um hábito viciante.

4. Parcelado “sem juros” não existe!

Hora de desmascarar um argumento tipicamente brasileiro sobre as compras parceladas: comprar com “juro zero”, pagando em parcelas iguais, não existe na matemática financeira elementar.

Não vamos entrar em detalhes, mas a explicação é simples: nada pode custar a mesma coisa hoje e daqui 12 meses, afinal de contas muita coisa pode acontecer neste período – a mais óbvia chama-se inflação. O preço das coisas muda com o tempo.

Portanto, não existe essa de mesmo valor à vista ou em doze vezes sem juros. O preço à vista precisa ser negociado e deve ser menor, e isso caracteriza uma boa negociação. Mais uma razão para preferir o pagamento à vista, certo?

Você precisa cuidar das finanças como um todo

A verdade é que via de regra as pessoas que optam pelo pagamento parcelado não percebem que estão muitas vezes apenas empurrando um problema que deveria ser resolvido rapidamente.

A reflexão que merece ser feita de forma decisiva é sobre como andam de fato as finanças e mais, o que pode ser feito para de fato transformar a vida financeira.

No fundo, alguns hábitos importantes precisam ser incorporados para que aconteça de fato uma mudança positiva.

Conheça alguns hábitos que podem transformar para muito melhor sua situação financeira:

Não ter uma planilha financeira

Quanto você vai ganhar no mês e quais as despesas fixas? Quais os gastos variáveis e como você pode torná-los menores? Quais as datas de recebimento de dinheiro e pagamento de contas? É possível ajustar algumas delas para que não tenha que pagar juros?

Controlar as receitas e despesas é algo tão imprescindível quando se fala em finanças que, se você ainda não tem uma planilha, trate de fazê-la imediatamente.

Comprar parcelado preocupando-se somente com o valor da parcela

É natural que, sem termos que nos preocupar com a falta de dinheiro, comprar aquela bolsa de marca em 10 parcelas pareça algo cabível. Mas do que você está abrindo mão para comprar algo que talvez nem seja tão importante assim?

Considere que, lá na frente, não importa se foi parcelado ou não, o valor total terá saído da sua conta ou, pior ainda, do seu cheque especial.

Comprar por impulso

Se em uma situação financeiramente estável, fazer uma compra sem pensar pode não acarretar grandes consequências, nesta fase pode significar um buraco no orçamento que será difícil de ser preenchido. Se for o caso, saia sem cartão de crédito de casa ou diga ao vendedor que vai voltar depois – e não volte!

Não pesquisar preços

Com a internet, pesquisar preços se tornou algo tão banal e simples que em apenas alguns minutos você pode realizar grande economia. Basta não comprar no primeiro site ou na primeira loja que aparecer e pesquisar ao menos três opções. Desta forma, dificilmente você terá arrependimentos futuros. 

Gastar demais sem priorizar

O que é prioridade na sua vida? Se você vive com inveja dos amigos que viajam para lá e para cá e acredita que isso não é para você pois o dinheiro não sobra, aproveite este momento para fazer uma lista de sonhos. O que você deveria considerar prioridade quando voltar a ter uma receita mensal confortável?

Anote o que deseja por ordem de importância, levante custos e comece a pensar em quanto precisaria poupar mensalmente para conseguir.

Comprar a vista é uma consequência de uma vida equilibrada

Ao chegar até esse ponto de leitura você já entendeu que comprar à vista é uma opção que se explorada da maneira correta deve ser mais vantajosa.

Lembre-se que a Grão está sempre ao seu lado, buscando oferecer o melhor conteúdo sobre educação financeira, assim, você sempre poderá tomar as melhores decisões sobre o que fazer com seu dinheiro.

Comentários:

Vídeos

Nosso Porquinho Digital está em Casa Protegendo seu Patrimônio, e Você?

Nosso Porquinho Digital está em Casa Protegendo seu Patrimônio, e Você?

Porque o Coronavírus Não Afeta o Seu Porquinho Digital

Porque o Coronavírus Não Afeta o Seu Porquinho Digital

Comece a poupar com a Grão

Desafio 7 dias - Quero participar!
Conquiste seus objetivos - Começar
Desafio 21 dias - Quero participar!