Troca de celular: guardar dinheiro é a melhor decisão

Troca de celular: guardar dinheiro é a melhor decisão

Vai trocar de celular? Descubra porque guardar dinheiro é a melhor solução. A troca planejada faz com que você não fique cheio de dívidas.

Trocar de celular é um sonho que requer cuidados, mas que pode ser realizado com paciência e educação financeira.

Para realizar a troca de celular de uma maneira inteligente, é importante aprender a guardar dinheiro e avaliar suas necessidades.

Hoje em dia, muitos brasileiros trocam de celular quase de forma automática, sempre que um novo modelo entra no mercado. E como fica o bolso?

Aqui na Grão, acreditamos muito no poder do planejamento, que permite pagar mais barato e comprar sem atropelo.

Queremos que você pense mais e melhor sobre a troca de celular e vamos dar algumas dicas neste sentido.

Guarde dinheiro para o celular: abra sua conta gratuita na Grão (clique aqui)

Troca de celular: do que você precisa?

A primeira coisa que você deve fazer é analisar suas necessidades em relação ao celular ou smartphone.

  1. Seu objetivo é ter mais espaço e poder jogar mais?
  2. Quer instalar mais apps?
  3. Tirar mais fotos?
  4. Viaja muito?
  5. Quer acessar e-mails e redes sociais com mais frequência?
  6. Vai produzir conteúdo com o novo celular?
  7. Precisa mesmo de uma tela tão maior?

O celular faz quase o papel do computador e de outros acessórios, como câmera e agenda. Além disso, o celular também já é banco, conta digital, seu amigo na hora de guardar dinheiro.

Isso tudo sem contar que ele também é uma ferramenta para conversar com amigos de diferentes maneiras.

O segredo está em relacionar suas necessidades em termos de prioridades. Para assim pensar melhor em que tipo de aparelho você realmente precisa.

Troca de celular: não pense apenas no preço

É normal se sentir tentado(a) a buscar aparelhos por faixa de preço em vez de pensar primeiro na necessidade.

Ao considerar o valor do celular como primeira variável de sua escolha, você pode cair na “armadilha do status”.

Tudo bem que é legal ter o celular mais badalado do momento. Mas não faz sentido pagar tão caro simplesmente para impressionar os outros. Não é mesmo?

Existem modelos com configurações técnicas muito semelhantes, mas com preços diferentes por causa da fama da marca e do engajamento de seus fãs.

Ah, sim! O celular é algo que está em suas mãos o tempo todo, mas logo você vai querer trocá-lo de novo. E de novo. Melhor se planejar e pagar um preço justo.

Pesquise bastante. Crie uma lista com aparelhos, seus detalhes técnicos, preços e condições comerciais em diferentes lojas.

Comece hoje a guardar dinheiro: baixe nosso app (é grátis, clique aqui)

O celular famoso nem sempre é o melhor

Quando uma marca famosa lança um novo aparelho, ela não quer apenas ter as especificações mais incríveis. Mas chamar sua atenção para o posicionamento.

O celular topo de linha é quase como um estilo de vida. É como se fosse um carro esportivo ou uma espécie de prova social. Isso não faz sentido, faz?

O segredo aqui é considerar que os celulares intermediários podem ser tão bons quanto os mais badalados. Mas com preços bem mais interessantes.

E tem outro detalhe: a durabilidade dos celulares é grande. Então um modelo intermediário pode durar dois, três anos. O topo de linha até mais do que isso.

Pois é, você não precisa trocar tantas vezes o seu celular. Se for trocar, faça isso considerando a vida útil mais longa do aparelho escolhido.

O que dizem os amigos que têm o celular que você quer?

Pergunte. Quem pergunta, descobre coisas incríveis sobre o que perguntou. A troca de celular não pode ser uma decisão baseada apenas no desejo.

O celular que você quer atende bem às necessidades de seus amigos? E os modelos mais simples, que apareceram em sua lista?

É legal tentar encontrar amigos, familiares e conhecidos que tenham o máximo de aparelhos que você pesquisou. Procure desde os mais simples (e baratos) até os mais caros.

Seu objetivo deve ser encontrar um celular de bom custo-benefício. E, claro, avaliar se você é capaz de comprar à vista ou no menor número possível de parcelas.

Trocar de celular todo ano faz sentido?

Todos os anos, milhões de celulares são descartados, mas outros tantos são trocados e voltam para o mercado de usados.

Talvez você se pergunte: será que dar meu celular na troca faz sentido? Ele entra como pagamento e você parcela o resto, não é isso que pensou? Calma.

Imagine que você pagou R$ 2.500,00 em um celular há um ano. E, agora, oferecem R$ 1.000,00, para trocar por outro modelo mais novo.

O que acha que farão com seu usado? Ele vai ser atualizado, eventualmente reparado e oferecido como usado por um valor maior.

Seu celular usado será uma boa aquisição para outro cliente.

Nesta análise, vemos dois caminhos possíveis:

·  Troca de celular planejada: A Grão ajuda você a guardar dinheiro para troca de celular todo ano. E você não se endivida e nem complica sua vida;

·  Compra de celular usado ou permanência com ele por mais tempo. Você compra um celular mais barato, mas igualmente bom, ou fica mais tempo com o celular mais caro que comprou. Ao mesmo tempo, você guarda dinheiro na Grão para a troca em um período futuro.

Via de regra, não seja o primeiro a comprar o último modelo lançado. Esta atitude costuma ser péssima para o bolso.

Você deve realizar a troca do celular com mais paciência e prudência. Além de evitar a venda antes de alguns anos. Educação financeira a chave!

Dica bônus: consulte uma assistência técnica

Será que o celular que você quer é bom, funciona e aguenta um bom tempo de uso? E a bateria? Pergunte para quem entende do assunto.

Quase toda cidade tem pelo menos uma empresa especializada em reparar celulares. Que tal dar um pulo lá com sua lista e perguntar sobre os modelos?

Talvez você descubra que o aparelho de preço intermediário é tão bom (ou melhor) que outro concorrente mais caro.

Quem sabe você não encontra alguma boa opção de celular usado, versão topo de linha, com um preço mais baixo?

O celular é um objetivo que deve motivar você a guardar dinheiro e praticar a educação financeira. Entenda a importância dos objetivos:

#boraguardar na Grão

A Grão está aqui para te ajudar a trocar de celular com muita educação financeira, cuidado com o seu bolso e planejamento.

Queremos que você alcance seu sonho, mas de maneira segura e sem que ele se transforme em um pesadelo financeiro.

Todos os dias você vai encontrar dicas, sugestões, artigos, ferramentas e muita informação de qualidade nas nossas redes sociais. Então siga-nos no Instagram, Facebook e Youtube.

Para nós, educação financeira tão importante quanto realizar seu sonho de trocar de celular. Guardar é o ideal para negociar melhor e queremos ajudá-lo!

Baixe nosso App e experimente a jornada de educação financeira que preparamos para você.

App Grão é gratuito e está disponível para celulares Android e iOS (Apple).

Vem pra Grão!

Foto de Julia M Cameron no Pexels

Leia também

1 comentário

  • Responder

    […] um plano melhor de Internet no celular seja suficiente para suprir sua necessidade de entretenimento digital. Já pensou […]

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão