Tudo sobre dinheiro: séries, filmes e livros

Aprenda com Séries, Filmes e Livros sobre Dinheiro

Listamos os melhores filmes, séries e livros sobre dinheiro para você entender melhor as suas finanças e enriquecer.

Assim como os livros sobre dinheiro, existem séries e filmes que também são excelentes fontes de conhecimento. Certamente, nos últimos anos, com as plataformas de streaming, como Netflix, ficou mais fácil aprender sobre finanças.

Agora, apresentamos 3 listas de conteúdos para você aprender sobre dinheiro com:

  • filmes,
  • séries,
  • e livros. 

Entretenimento para aprender sobre dinheiro

Com toda certeza, não existe nada mais valioso do que o conhecimento. Já que ele não pode ser tirado de você. Dessa forma, aprender com filmes, séries e livros sobre dinheiro é ainda melhor.

Aqui na Grão valorizamos a sua experiência e aprendizado. Por isso, incentivamos que a cada dia você tenha acesso a mais conteúdo para alcançar os seus objetivos. Nesse sentido, listamos alguns conteúdos de entretenimento para você aprender sobre dinheiro.

Filmes sobre dinheiro

O Lobo de Wall Street

Uma das primeiras obras que as pessoas lembram ao falar de dinheiro é “O Lobo de Wall Street”. De fato, o filme ficou famoso por causa do ator Leonardo Di Caprio. Mas ele foi feito a partir do livro de mesmo nome.

O Lobo de Wall Street conta a vida de Jordan Belfort, um ambicioso corretor da bolsa de valores americana. Belford cria um verdadeiro império, enriquecendo de forma rápida. Porém, ilegal.

Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme

Michael Douglas volta a interpretar Gordon Gekko 23 anos após o primeiro filme (Wall Street – poder e cobiça, de 1987). Em O Dinheiro Nunca Dorme (2010), Gekko faz palestras porque, após a prisão, foi proibido de atuar no mercado financeiro.

Logo após uma de suas palestras, Gekko conhece Jacob Moore (Shia LaBeouf), um operador idealista de Wall Street. Jacob é noivo de Winnie (Carey Mulligan), filha de Gekko.

Porém, pai e filha não se falam há anos. Enquanto Jacob quer conselhos para tratar com um grande, Gekko quer se reaproximar da filha.

Todo o Dinheiro do Mundo

Esse suspense policial dirigido por Ridley Scott foi inspirado na história real do sequestro de John Paul Getty III. O crime contra o neto do magnata do petróleo John Paul Getty aconteceu em 1973, na Itália.

Enquanto a mãe do adolescente tenta convencer o patriarca a pagar o resgate, ele recusa, temendo outros sequestros.

Loucos por dinheiro

Sem dúvida o tema dinheiro atrai tanta atenção que dois filmes chegaram ao Brasil com o mesmo nome.

Loucos por Dinheiro (Free Money), de 1998, é uma comédia canadense. No elenco estão nome como Marlon Brando, Charlie Sheen e Mira Sorvino. Sven Sorenson (Brando) é diretor linha dura de um presídio em Dakota do Norte.

Quando suas duas filhas dizem que estão grávidas, ele força os responsáveis a se casarem com elas. Enquanto isso, obriga os futuros genros a fazer diversas tarefas quase escravas.

Os dois planejam fugir da situação, mas querem roubar um trem com um grande carregamento de dinheiro. Já que se trata de uma comédia, não é preciso dizer que muita coisa dá errado, concorda?

Em segundo lugar (por uma questão de data), aparece o Loucos por Dinheiro (The Brass Teapot), de 2012. Assim como o anterior, esse filme também é uma comédia. Mas com toques de fantasia. 

Nele, um casal em dificuldades financeiras encontra um bule mágico que gera dinheiro quando eles se machucam. Dessa maneira, eles precisam decidir até que ponto aguentam chegar para enriquecer.

Nesse meio tempo, também precisam cuidar do bule mágico para que ele não caia nas mãos erradas. É um filme bem Sessão da Tarde.

Séries sobre dinheiro

Billions

Billions é uma série de TV americana que estreou em 2016. Atualmente, a série está na 5ª temporada e no Brasil é disponibilizada pela Netflix.

Conforme a sinopse, a série retrata a campanha de um procurador federal contra o capitalismo sem escrúpulos de Wall Street. Dessa forma, o bilionário Bobby “Axe” Axelrod se torna o principal investigado.

Na Rota do Dinheiro Sujo

Esse documentário em formato de minissérie é uma produção original da Netflix. Em resumo, a série mostra a corrupção e ganância das corporações. E vai desde empréstimos com juros de agiota até fraudes em testes de poluição de automóveis.

Girlboss

A série de comédia Girlboss é baseada na história de Sophia Amoruso, um ícone do mundo da moda. Enquanto a jovem falida tenta começar um negócio online, precisa aprender a mandar e comandar. Girlboss tem apenas uma temporada, com 13 episódios.

Wall Street Warriors

Essa série-documentário com pegada de reality show acompanha a rotina de 10 investidores que tiveram sucesso em Wall Street. As duas primeiras temporadas foram lançadas em 2006 e 2008, respectivamente.

Agora, elas estão disponíveis no Prime Video (Amazon). Já a terceira está em fase de produção. Porém, não há qualquer informação se será lançada, nem quando.

Livros sobre dinheiro

1. “Os Segredos da Mente Milionária”, de T. Harv Eker

Este livro é a base para quem deseja aprender como as pessoas de sucesso se relacionam com o dinheiro. Antes que você mergulhe no mercado financeiro, é preciso mudar a forma de pensar as finanças.

2. “Independência Financeira”, de Robert T. Kiyosaki

Os livros sobre dinheiro da série “Pai Rico, Pai Pobre” estão entre os melhores para quem quer aprender a investir. Por certo, as obras de Kiyosaki foram a porta de entrada para muita gente que se interessa por educação financeira.

3. “O Guia de Investimentos”, de Robert T. Kiyosaki

Em mais esse livro da série “Pai Rico, Pai Pobre”, você aprenderá os diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado. Além de compreender as regras básicas para quem deseja investir de forma inteligente, reduzindo e gerenciando melhor o risco.

4. “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, de Gustavo Cerbasi

Em resumo, este livro de Gustavo Cerbasi é especialmente dedicado para casais. Muito presenteado, este best-seller oferece valiosas lições sobre controle financeiro para casais

Além disso, ele mostra estratégias e métodos para criar uma boa comunicação. Por consequência, o casal cria um planejamento financeiro coerente com a realidade do casamento.

5. “Aprenda a Operar no Mercado de Ações”, de Alexander Elder

Por outro lado, este livro é essencial para quem procura leituras específicas sobre renda variável. Sem dúvida, ele traz, de forma simples e fácil, os principais conceitos sobre o mercado de ações.

Por exemplo, com uma linguagem direta, o autor:

  • Explica os diversos tipos de operações de mercado;
  • Mostra a prática das análises Técnica e Fundamentalista;
  • Apresenta modelos envolvendo indicadores e sistemas de trading.

6. “Dinheiro É Emocional. Saúde Emocional Para Ter Paz Financeira”, de Tiago Brunet 

Apesar de muita gente pensar que o dinheiro está ligado apenas à economia, Tiago Brunet mostra que dinheiro é emocional. Ou seja, que são as emoções que determinam o significado do dinheiro e como ele é usado. O livro aborda saúde emocional e financeira.

7. “A mente acima do dinheiro: o impacto das emoções em sua vida financeira”, de Brad Klontz

Neste livro, Klontz afirma que as 12 disfunções financeiras mais comuns têm solução. Só para ilustrar, entre essas disfunções estão:

  • infidelidade financeira;
  • compulsão por compras;
  • dificuldade em poupar.

Confira como identificar a sua situação, descobrir as causas e, claro, superar os problemas financeiros gerados pelas emoções.

8. “Ganhar, gastar, investir: O Livro Do Dinheiro Para Mulheres”, de Denise Damiani com Cynthia de Almeida

Com toda a certeza, todas as mulheres querem ganhar mais, gastar menos e investir melhor. Só que a relação com o dinheiro não é uma matemática simples e fria. 

Esse livro feito por mulheres e para mulheres deixa mais leve e até divertido o processo de controlar as finanças.

9. “Dinheiro: Domine esse jogo – 7 passos para a liberdade financeira”, de Tony Robbins

Com a finalidade de levar as pessoas à liberdade financeira, o guru Tony Robbins utiliza os fundamentos da Programação Neurolinguística. E por meio de 7 passos, ele apresenta as ferramentas para organizar as contas e dominar o dinheiro.

10. “Quem pensa enriquece: O legado”, de Napoleon Hill 

O livro que está entre os 10 mais vendidos de todos os tempos ganhou uma edição especial atualizada. O best-seller comprova que a filosofia de realização pessoal de Napoleon Hill permanece atual.

Conclusão: use séries, filmes e livros sobre dinheiro para aprender mais

Livros são sempre uma excelente opção para aprender sobre qualquer assunto. No Brasil, existem várias opções interessantes para quem quer aprender mais.

Sugestão: você gosta de podcasts? Os educadores financeiros Conrado Navarro e Ricardo Pereira fizeram um episódio do DinheiramaCast sobre os livros que eles mais gostam. 

Ótima opção para passar o tempo com qualidade e algumas sugestões que podem entrar em sua lista de leitura.

Que tal aproveitar esse momento de inspiração para construir um objetivo bacana e colocar em prática tudo o que leu por aqui?

Lembre-se que você não precisa de muito dinheiro para começar, mas de disposição para investir em você! Aprendendo com séries, filmes e livros sobre dinheiro você chega mais cedo ao sucesso.

Para mais dicas financeiras, siga o perfil da Grão nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube. E baixe grátis o aplicativo Grão e comece agora a juntar dinheiro! O app está disponível nas lojas de aplicativos Google Play ou App Store.

Foto de Thought Catalog no Pexels

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão