Renda Extra: 10 ideias para ganhar dinheiro

Renda Extra: confira 10 Dicas Práticas

Saiba como fazer renda extra mensal de forma prática para aumentar seu rendimento.

Este ano foi difícil para todo mundo. E um dos impactos foi no bolso. Por isso, muita gente está em busca de ideias de renda extra mensal. Se você está neste grupo, chegou ao lugar certo!

A Grão te ajuda a guardar dinheiro e traz 10 dicas práticas de como ter uma renda extra em 2020. Além disso, neste texto você vai ver:

  • Ideias de renda extra online.
  • Sugestões para complementar a renda.
  • Como conseguir dinheiro rápido.

E, claro, uma dica para o seu dinheiro render mais!

O que é renda extra?

Bom, o nome entrega fácil o que é. Mas muitas vezes, especialmente na situação em que estamos, a renda extra é a única para algumas pessoas.

Em outras palavras, durante a pandemia, muitas pessoas usaram as ideias de renda extra como única fonte de dinheiro. Ou seja, ela pode ser uma atividade que complementa o seu salário ou um trabalho informal.

Como ter uma renda extra mensal?

Talvez você tenha uma habilidade que possa ser oferecida como um trabalho, já pensou nisso? Por exemplo, se você escreve bem, pode ser um redator freelancer e fazer a sua renda extra em casa.

Por outro lado, quem gosta de animais, pode se oferecer para cuidar deles ou passear nas horas livres.

O caminho de como ter uma renda extra mensal passa por:

  1. Verifique o que vender entre as coisas que você tem na sua casa e não usa mais.
  2. Pense nas coisas que você faz bem e o que gosta de fazer. Assim, podem surgir ideias como cozinhar, fazer artesanato, escrever ou fotografar.
  3. Avalie as opções que não vão trazer mais gastos. Em outras palavras, busque alternativas que você não precisará comprar coisas para fazer.
  4. Pense também em quem será seu cliente e como você vai se comunicar com ele. Poder pelas redes sociais, Whatsapp ou boca a boca. Isso vai depender do seu público.
  5. Busque ajuda para tornar o seu trabalho conhecido. Avise amigos e familiares. Peça a eles que falem com outros amigos e conhecidos. Isso ajuda bastante a ter mais clientes.

Com esses pontos, você vai ficar mais próximo de ganhar uma graninha a mais por mês.

O que vender para ter renda extra?

A nossa primeira dica foi avaliar as coisas que você tem em casa e não usa mais. Essas são as prioridades na lista de o que vender para ter renda extra.

Você pode fazer esse dinheiro extra online, em sites como Mercado Livre, OLX ou aplicativos como Enjoei

Mas, em algum momento, você não terá mais usados para vender. Então, temos algumas dicas para complementar a renda com outros tipos de venda.

Revenda de cosméticos de catálogo

Assim como é possível ser revendedora Avon, Boticário e Natura, muitas outras marcas também trabalham com revendas.

Venda de doces

A mesma dica vale para bolo, marmitas, salgadinhos, lanches e qualquer outra comida. Se você gosta de cozinhar e tem a mão boa, o que não falta é oportunidade. Durante a pandemia, muita gente ficou em casa e passou a pedir entrega (delivery) de comida.

Vender artesanato

Se o seu talento não é com a comida, talvez seja com a produção de belas peças de artesanato. Você também pode oferecer seus produtos através de um perfil no Instagram. E com o famoso “boca a boca”, pode expandir no bairro ou na cidade.

Renda extra online

Durante a pandemia, muitas pessoas fizeram quarentena e passaram a fazer home office. Ou seja, passaram mais tempo em casa.

Por isso, o caminho para quem perdeu o emprego ou teve redução de salário foi fazer renda extra na internet.

Algumas opções de renda extra online:

Loja virtual

Ter uma loja virtual é uma ótima possibilidade de gerar renda extra. Mas é importante cuidar dela como um negócio mesmo.

Portanto, preste atenção ao nicho que você quer atingir, em sua afinidade com o público-alvo e nos produtos vai oferecer.

Além disso, pode fazer sentido aproveitar os grandes sites de comércio eletrônico e montar neles uma vitrine. Assim, você aumentará as chances de vender.

Acima de tudo, ofereça um excelente atendimento, entregas no prazo e uma experiência de compra realmente diferenciada.

Você precisa ter lucro para que ele seja considerado uma renda extra de fato. Portanto, tenha paciência com os primeiros meses de vendas.

Redator para blog

Como um redator freelancer, você pode trabalhar de qualquer lugar e quanto desejar, desde que seja alguém responsável e organizado.

Outras características para fazer dinheiro extra como redator é escrever bem e gosta de criar textos e conteúdo online. Assim, se você tem o perfil, pode se cadastrar em plataformas de trabalho como freelancer.

Mesmo que você tenha trabalho formal ou uma agenda já preenchida, as horas livres podem se transformar em grana extra.

No entanto, para ser um bom redator, é importante escrever muito bem, ler bastante e – claro – cumprir os prazos.

Para isso, basta se organizar e aceitar a quantidade certa de trabalho. E não se esqueça de entregar os textos no prazo e surpreender expectativas para garantir mais demandas.

Vídeos no YouTube

Criar um canal no YouTube provavelmente já passou pela sua cabeça, certo? Por que você ainda não levou a ideia adiante?

Além do excelente conteúdo a ser oferecido na plataforma, é preciso se preocupar com a produção e edição dos vídeos.

Logo, a qualidade do vídeo, como você apresenta suas ideias e divulga seus conteúdos farão muita diferença no alcance.

Para ganhar dinheiro com os vídeos, você pode usar as seguintes ferramentas:

  • Adsense: ferramenta de monetização do próprio Google. Ela pode ser usada após atingir 4 mil horas de exibição nos últimos 12 meses e 1000 inscritos no canal;
  • Superchat: os inscritos mais fiéis do seu canal podem pagar um valor diretamente a você. Isso acontece por meio do espaço de comentários de uma transmissão ao vivo;
  • Clube do canal: você pode criar uma área para membros em um grupo fechado. E eles poderão pagar um valor para ter acesso ao conteúdo exclusivo.

Outras ideias para ganhar dinheiro sem sair de casa

Se você gosta de animais e tem disponibilidade aos finais de semana, pode fazer renda extra em casa com isso.

Por exemplo, pode se cadastrar no app DogHero e se tornar uma “babá de animais”. E com isso ganhar uma graninha.

A situação já está se normalizando aos poucos. E pode ser que no seu bairro pouca gente se disponha a fazer isso.

Cadastre-se e seja você o cuidador dos animais, com carinho e atenção, e aproveite para ganhar dinheiro com isso.

Renda extra na internet confiável

Apresentamos para você algumas formas de ganhar dinheiro online de forma confiável. É importante ficar atento às propagandas de dinheiro fácil e rápido. Muitas vezes, podem ser golpes.

Então, quando decidir o que fazer para complementar a renda, não se esqueça de conferir se a empresa é segura. Verifique sempre em sites como o Reclame Aqui ou Consumidor.gov.

O que fazer para ganhar 100 reais por dia?

Eventualmente, fazer apenas uma atividade pode não garantir o objetivo desejado de ganhar 100 reais por dia. No entanto, se você juntar algumas dessas ideias, ou conseguir aumentar o seu público, é possível chegar a esse número.

Por exemplo: se você passear com 3 cachorros por uma hora cada um, é possível ganhar 100 reais por dia. Isso porque, em aplicativos como o Dog Hero, você pode cobrar cerca de R$ 35 por passeio.

Claro que existem muitas outras opções. E como dissemos no início do texto, vai depender muito do que você gosta de fazer e suas habilidades.

Renda extra envelopando

Uma forma de complementar renda é trabalhar envelopando cartas e etiquetando mala direta. Ou seja aquelas propagandas (folhetos) que são enviadas pelos Correios.

As empresas usam esse serviço para fazer marketing com alguns grupos de pessoas. Por isso, elas procuram gente que esteja em busca de dinheiro extra para o serviço. O trabalho consiste em envelopar, etiquetar, colar o envelope e enviar pelos Correios.

O que fazer para ganhar um dinheiro extra?

  1. Decida qual trabalho você vai fazer. Ao longo deste texto, apresentamos diversas sugestões.
  2. Organize o seu horário para se dedicar a essa atividade.
  3. Faça um controle do que você está recebendo e de cada serviço prestado. Assim você não corre o risco de esquecer de cobrar os seus pagamentos.
  4. Tenha metas de clientes, de atividades e de ganhos.

Todos esses pontos vão de ajudar a ganhar mais dinheiro e realizar seus sonhos.

Conclusão: 10 Dicas práticas e ideias de renda extra 

O caminho para fazer sua renda extra em 2020 pode não ter sido dos mais fáceis. Mas com as ideias abaixo, 2021 pode ser bem melhor.

  1. Serviços de costura.
  2. Dê aulas particulares.
  3. Trabalhe como entregador de aplicativo nos finais de semana.
  4. Ajude pessoas a fazer mudanças.
  5. Revenda produtos importados.
  6. Trabalhe como afiliado.
  7. Monte uma loja virtual.
  8. Seja um cliente oculto ou faça testes em aplicativos e sites.
  9. Responda pesquisas.
  10. Seja um redator ou traduza textos.

A equipe Grão está sempre pronta para sugerir ideias de renda extra. E, assim, aumentar suas chances de guardar dinheiro. Que tal começar a testar algumas delas para aliviar as finanças e também guardar?

Todos os dias você vai encontrar dicas, sugestões, artigos, ferramentas e muita informação de qualidade nas nossas redes sociais. Então siga-nos no Instagram, Facebook e Youtube.

Para nós, guardar dinheiro é importante e queremos que você aprenda a criar sua reserva financeira do jeito certo.

Baixe nosso App e experimente a jornada de educação financeira que preparamos para você.

App Grão é gratuito e está disponível para celulares Android e iOS (Apple).

Vem pra Grão!

Curiosidade

O que é home office?

Um dos termos mais usados neste ano de pandemia e quarentena foi, sem dúvida, o home office. O termo em inglês significa escritório em casa, ou trabalhar de casa. Muitas empresas aderiram a esse modelo de trabalho remoto para evitar que os escritórios fossem um local de transmissão do Coronavírus (COVID-19). Mas o home office já era usado por muitos profissionais antes da fama de 2020. Se de um lado, você ganha flexibilidade, qualidade de vida e conforto. Por outro, existem as distrações, a falta de interação com outras pessoas e os riscos à saúde mental. De toda forma, o home office ganhou destaque e pode ser uma forte tendência para o futuro dos trabalhos.

Foto de Megan Markham no Pexels

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão