Poupatempo Digital: Seguro Desemprego, CNH e outros serviços online

Poupatempo Digital: Faça Tudo Online

Aplicativo Poupatempo Digital foi lançado para dar acesso aos serviços mesmo durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19). E, como o nome já diz, poupar o precioso tempo de quem mora em São Paulo.

A ferramenta do governo de São Paulo oferece mais de 90 serviços diretamente no celular. Ou seja, você pode resolver bastante coisa em relação aos serviços públicos paulistas sem sair de casa.

Para quem quer saber mais como funciona o app Poupatempo Digital, vamos falar aqui sobre os pontos mais importantes. Por exemplo: o que é e como baixar o aplicativo, além de:

  • Quais serviços estão disponíveis no app para resolução 100% online;
  • Como se cadastrar ou relembrar a senha, caso você tenha esquecido a sua;
  • Passo a passo para agendar o atendimento quando o serviço não é digital;

E muito mais.

O que é o Poupatempo digital?

O Poupatempo foi criado nos anos 90 pelo governo paulista para oferecer no mesmo lugar centenas de serviços. Por exemplo RG (carteira de identidade), CNH (carteira de motorista), licenciamento de veículos e atestado de antecedentes criminais.

Em maio de 2020, por causa da pandemia do Coronavírus (COVID-19), o governo lançou o Poupatempo Digital. Ele é um aplicativo grátis que dá acesso a mais de 90 serviços diretamente pelo celular.

Atenção! O atendimento presencial do Poupatempo foi retomado para os serviços que não podem ser feitos online. 

No entanto, para evitar aglomerações, o atendimento está sendo feito com 30% da capacidade total. Por isso, o agendamento é obrigatório e é uma das vantagens do aplicativo.

Em outros estados existem serviços similares, mas como cada um tem as próprias regras, pode haver mudanças em outras localidades.

Busque no site do governo do seu Estado se existe um serviço similar que reúna diversos tipos de atendimento. Provavelmente você também encontrará uma solução prática e simples para resolver suas pendências.

Aplicativo Poupatempo

O app é gratuito e está disponível tanto na Google Play Store, quanto na App Store (Apple). Com um só acesso, e um só cadastro, é possível resolver diversas pendências sem sair de casa.

Ao mesmo tempo, você consegue resolver questões de documentos pessoais, trabalho e emprego, veículos, habitação, educação, prefeituras e muito mais. Entre as prefeituras que estão no app estão Jales, Salto, Aguaí e Lençóis Paulista.

De acordo com informações do governo estadual, mais de 7 milhões de atendimentos foram feitos em quatro meses pelo app. Em outras palavras, isto representa mais de 65% dos atendimentos diários nas unidades físicas, estimados em 120 mil.

Atualmente centenas de serviços estão em processo de digitalização pelo Poupatempo. Ao contrário do que acontecia no início do 2019, quando apenas sete eram oferecidos.

Dessa forma, apenas 5 dos que possuem o maior volume de atendimento seguirão sem digitalização. Por exemplo, a emissão da primeira via do RG. Já que é necessária a coleta biométrica, que demanda a ida ao posto.

Como baixar e usar o app Poupatempo Digital

O aplicativo é bem fácil de usar. Confira o passo a passo:

  1. Entre na loja de aplicativos do seu celular: Google Play Store ou App Store (Apple)
  2. Busque por “Poupatempo Digital”. Ou clique nos links das lojas acima que colocamos para facilitar a sua vida.
  3. Baixe grátis o aplicativo e comece a usar.

No primeiro uso do app, você precisará fazer um cadastro, caso ainda não tenha o LoginSP. Ou seja, se essa for a primeira vez que você usa um serviço online do governo estadual.

Para isso, é só informar o CPF e os dados solicitados e pronto. Você faz o cadastro na hora.

Na primeira tela do aplicativo, você tem um espaço para criar o seu painel e outro para os serviços favoritos. Dessa forma, você consegue personalizar o aplicativo de acordo com a sua conveniência.

Por exemplo, você pode escolher 4 entre 5 itens para exibir no seu painel, na tela inicial. Assim, é possível acompanhar os pontos na CNH, o saldo na Nota Fiscal Paulista e a situação do metrô.

Quais serviços estão disponíveis no app Poupatempo Digital?

De acordo com o site do Poupatempo, estão disponíveis mais de 90 serviços no aplicativo. Alguns exemplos do serviços oferecidos online:

  • Renovação de CNH, solicitação de segunda via, mudança de categoria, entre outros;
  • Solicitação de Seguro Desemprego.
  • Agendamento para emissão de RG, de certidão de prontuário do Registro Geral, e declaração de extravio da identidade.
  • Consulta e declaração de matrícula escolar, intenção de transferência de escola, visualização do boletim escolar e consulta de RA.
  • 2a via de conta da Sabesp e de parcela de acordo com a companhia. Além do registro de pagamento na concessionária de esgoto.

Além disso, alguns serviços estão ofertados exclusivamente no app, por exemplo:

  • Detran-SP: consulta de pontos e multas, situação de licenciamento, certidão de prontuário, consulta de Centro de Formação de Condutor. Entre outros.
  • Secretaria da Fazenda e Planejamento: Consulta de IPVA 2020.
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho e Intermediação de Mão-de-Obra (IMO). Em outras palavras, neste último caso, você encontra vagas de emprego pelo aplicativo do governo.

Por fim, ainda é possível consultar a qualidade do ar e conferir a situação das linhas do Metrô e CPTM.

Para quem quiser checar em detalhes todos os serviços disponíveis online, pode acessar o site do Poupatempo.

Cadastro Poupatempo

O cadastro do aplicativo é o mesmo do site do Poupatempo. Ou seja, se você já agendou algum serviço antes, utilize a mesma senha.

Tenho cadastro, mas esqueci a senha. E agora?

Fique tranquilo, o processo para recuperação de senha do app Poupatempo Digital também é fácil e rápido.

  1. Acesse o aplicativo e clique em entrar.
  2. Logo depois, selecione a opção “esqueceu a senha?”
  3. Posteriormente, informe o CPF e escolha a opção para redefinir a senha: SMS ou email.

Contudo, se você não tiver um e-mail cadastrado, precisará fazer o recadastramento.

Agendamento Poupatempo

Além dos serviços oferecidos, o aplicativo do Poupatempo permite o agendamento dos atendimentos conforme a data ou localidade.

Importante! Alguns serviços do Poupatempo só têm atendimento com dia e hora marcado. Isso é necessário para dar comodidade ao cidadão e evitar deslocamentos sem a garantia da assistência.

Nesse período de pandemia do Coronavírus (COVID-19), isso é ainda mais relevante. Afinal, os postos estão trabalhando com 30% da capacidade total. Então, evite o risco de ter que voltar outro dia ou ter que esperar na fila por um longo período.

Antes de agendar o atendimento, verifique se o serviço não está disponível 100% online. Assim, você não precisa se deslocar até um posto de atendimento. Aproveite a praticidade oferecida pela tecnologia.

Conclusão

Em síntese, aproveite as opções tecnológicas para economizar tempo e dinheiro. Assim, você pode aproveitar para aprender com a Grão como juntar o dinheiro que você economizou para render mais.

Agora que você já sabe tudo sobre o Poupatempo Digital, compartilhe esse conteúdo com amigos e familiares. Quem sabe assim, você não ajuda alguém que precisa dessas dicas para resolver a vida de forma mais prática.

Para mais dicas sobre como guardar o seu dinheiro, siga a Grão nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.

Para nós, guardar dinheiro é importante e queremos que você aprenda a criar sua reserva financeira do jeito certo.

Baixe grátis o aplicativo Grão e comece agora a juntar dinheiro! Disponível nas lojas de aplicativos Google Play ou App Store.

Mais dúvidas

Quais os serviços disponíveis?

O principal serviço no aplicativo do Poupatempo é o agendamento de 1a e 2a via do RG (carteira de identidade). Além dele, também está a Renovação de CNH, com solicitação da carteira de motorista e agendamento do exame médico. Outros atendimentos relacionados à carteira de habilitação são a 2a via e troca da permissão para dirigir pela CNH Definitiva. Você também pode fazer o licenciamento de veículo digital e solicitar o atestado de antecedentes criminais. Outro serviço muito procurado e disponível no app é o pedido de Seguro Desemprego ou recurso dele. Definitivamente há muitos serviços online para facilitar a vida.

Vantagens de usar o Poupatempo Digital?

As principais vantagens do Poupatempo Digital são a rapidez, velocidade e praticidade que o aplicativo oferece. Em outras palavras, você resolve vários problemas de forma rápida, fácil e online. Na tela inicial do app existe uma divisão em sete tópicos. São eles: Documentos Pessoais; Trabalho e Emprego; Veículos; Habitação; Água, Esgoto e Saneamento; Educação; e Prefeituras. Em cada um deles, há vários serviços oferecidos que podem ser resolvidos 100% online pelo app. Acima de tudo, a principal vantagem do aplicativo é a comodidade de resolver várias questões sem sair de casa.

Como renovar a CNH?

Você pode renovar a CNH de forma digital pelo site ou app do Poupatempo ou pelo Portal Detran.SP. Esse procedimento é permitido caso não exista impedimento. Entre os requisitos para a renovação digital está a obrigatoriedade de a CNH ser do novo modelo (com foto). Além disso, ela deve estar vencida ou a 30 dias do vencimento e não pode estar suspensa nem cassada. Depois disso, basta selecionar no aplicativo a opção Renovação de CNH. Em seguida, preencha o cadastro e agende o exame médico em uma clínica credenciada pelo Detran-SP.

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão