Planejar para festejar mais feliz

Planejar para festejar mais feliz

É muito bom curtir as festas do fim de ano, ainda mais quando nos planejamos para isso.

E você mal pode esperar pelo jingle bells ou até mesmo separar o look amarelo para abraçar o ano novo bem forte carregado de boas energias e claro, esperando sempre pelo melhor.

Não querendo cortar a sua vibe mas… como você tem se preparado para curtir essa época do ano com mais alegria e menos preocupação? Se você não sabe responder a essa pergunta, temos um ponto que pode ser muito bem trabalhado, você não acha?

Sabemos que final de ano assim como começos vem carregados de despesas que deveriam estar sempre em nosso radar de despesas fixas, mas cometemos o erro de extrapolar nos gastos e quando precisamos para algo mais prioritário ficamos nos questionando o famoso E agora José? Resposta: A gente diz organizador, vocês dizem da Diin. VALENDO!!!

Já estamos no mês de setembro e num piscar de olhos estaremos vendo os fogos pipocar no céu. Ainda dá tempo de planejar suas finanças até lá e por isso, queremos que você aproveite e não deixe suas festividades se abalar por gastos mal planejados, vem com a gente nos próximos passos que preparamos para organizar muito bem suas despesas de final de ano.

vem

© GIPHY

Processo

Cada processo tem sua etapa e é sempre muito importante não pular nenhuma fase, porque é nela que você cria hábitos e entende a importância de cada etapa. Isso funciona perfeitamente com a administração do seu dinheiro durante todo o ano. Prestou atenção? Durante TODO O ANO!

O planejamento financeiro é a palavra-chave para esse passo, porque é justamente com ele que você pode conseguir organizar suas economias e junto com elas prever alguns imprevisto que podem acontecer.

Nessa época do ano, podemos ser pegos de surpresa por algum gasto que vem junto com as festividades, mas se nesse meio tempo você se planejar bem e conseguir obter uma reserva, pronto, uma parte desses custos já tem um dinheiro certo para ser gasto.

Dica para fazer uma reserva: Separe uma pequena quantia todo mês durante o ano e assim você vai ver sua reserva crescer!

Plano B – prioridade

“Ah, mas eu não consegui me planejar durante o ano. Vacilei!”

Olha, não é por nada não mas você vacilou mesmo haha

Mas calma, nem tudo está perdido e por isso existe a ação do plano B. Se você não conseguiu se planejar durante o ano, PRIORIZE os pagamentos acumulados e seus futuro gastos como por exemplo as que estão relacionadas a sua renda principal – aluguel, serviços como internet, plano de celular, entre outros.

Bonificações

Nesse mar de despesas existe um parênteses, seja bem-vinda bonificações!

13º salário, participação nos lucros e resultados, restituição do IR, adiantamento de férias, saque do FGTS… todo esse bônus costuma chegar nesse período e a dica é: quite e invista

Use esse dinheiro extra como auxílio para pagar as despesas pendentes e até mesmo o IPVA E IPTU, por que não? E se sobrar, invista por dois motivos: 1º – fazer + renda extra desse dinheiro e 2º – não gastar com coisas desnecessárias.

Devo, não nego

Então a melhor saída é pagar, você não acha?

De preferência, pague à vista ou renegocie a dívida da melhor forma que dê para você pagar. Muitas dívidas? Foca nas que têm juros mais altos ou torne elas em “vários em um”, ou seja, linha de crédito com melhores ofertas de pagamento.

Papai Noel criativo

Ebáaaa!

Chegou o momento dos presentes

Nada mais gostoso reunir a família e presentear quem a gente mais ama ❤️

Porém, esse momento é o que mais pesa no bolso. Quer saber como gastar bem menos e ainda assim não deixar de presentear?

SENDO CRIATIVO!

Personalize o presente, pense em alternativas não convencionais e por que não usar a mesma embalagem do ano passado? Afinal, a embalagem será descartada ficando apenas o que importa – o conteúdo do presente!

Seu presente não deixará de ser especial por conta desses cuidados, muito pelo contrário, mostrará a pessoa a atenção e o carinho que você colocou sobre o presente.

Pechincha marota

Chegou aquele momento de perder a vergonha, hein! Junte-se ao 70,4% das pessoas que fazem parte da arte de pechinchar e que saem super felizes do estabelecimento porque conseguiu um descontinho camarada.

A pegada aqui é ser cara de pau mesmo e negociar com o vendedor, ainda mais nesse época que o consumo fica à flor da pele e pode sim rolar um flerte de negociação na hora da compra.

Quem tem pressa come cru

Não vê a hora de pegar a estrada e relaxar ao lado da família, amigos ou até mesmo sozinho, não é mesmo? Mas e aí, se planejou para isso?

“Nossa, mais até pra isso tem que ter planejamento?!”

Sim, até para isso. Porque quem planeja suas viagens só tem a ganhar com isso:

  • Se comprar as passagens antecipadamente, consegue pagar + barato pelas passagens;
  • Optar por lugares menos procurados é uma ótima opção para quem quer evitar muita gente e tumulto;
  • Se planejar com antecedência ajuda a começar a pagar aos poucos algumas despesas antes mesmo que a viagem aconteça;
  • Escolher época de baixa temporada diminui os custos e não prejudica tanto o orçamento.

É mole ou quer mais?

Ordem invertida

A maioria das pessoas acabam realizando compras em épocas festivas e podem aproveitar de algumas promoções mas mesmo assim, os preços não são tão reduzidos assim. A ideia da ordem invertida é realizar compras essenciais fora de época, inverter a ordem das compras.

Por exemplo, se você faz faculdade ou se tem filhos, o material entra nessa ordem invertida, logo o material escolar = volta às aulas = janeiro e fevereiro; mês em que as papelarias ficam lotadas com preços um tanto que salgados e o propósito dessa ordem é evitá-los assim quanto possível.

Sabe uma data gancho muito boa para realizar compras antecipadas? A Black Friday, que geralmente acontece no mês de novembro; o que é ótimo para realizar as compras necessárias para arrumar a sua casa e receber as visitas.

Para não sair do controle do orçamento e gastar mais do que pode, respire fundo e mantenha a calma, se organize, pesquise preços em qualquer lugar que tiver o produto de sua preferência e veja se de fato você está precisando ou é apenas está sendo conduzido pelo impulso das publicidades.

Partiu curtir as festas de boa com as suas despesas?!

Se você tem o app Diin, aproveite para organizar suas despesas e economias no organizador, assim como poupar suas bonificações criando um objetivo específico ou apenas deixando guardado e rendendo bem mais que uma poupança convencional. ✨

Photo by Danil Aksenov on Unsplash

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão