Método: potinho x envelope

Método: potinho x envelope

Você tem grana, e muito provável que também tenha gastos. Estão todos ali, espalhados na sua frente e você desesperadamente não sabe por onde começar!

Mas calma, não se preocupe porque esse post tem uma solução para você, uma não, duas! 😀

tibio_peronio

São métodos um tanto que antigos, mas como os antigos sempre voltam a dar presença, achamos super válido você ter mais essas duas opções em mente, são elas o método do pote e do envelope.

Qual a diferença?

Nenhuma!

A não ser pela forma que você escolha se organizar, se pelo potinho ou pelo envelope

Esses métodos são também táticas eficazes para melhor gerenciar os seus gastos e orçamentos pessoais e familiares. E o jeito de começar a organizar é simples, basta apenas ter potes ou envelopes.

potinhos

O próximo passo é dividi-los de acordo com a quantidade de gastos que você tem, porque cada pote representará um campo de sua vida. Essa divisão pode ser tanto para os potes como para os envelopes, e seria da seguinte forma:

55% para necessidades básicas

Nesse pote você coloca suas economias unicamente para isso. Suas contas fixas como luz, água, internet, aluguel, gasolina… tudo aqui também, certo?

10% para o seu entretenimento

Esse pode ser considerado o potinho da felicidade porque é com ele que você terá uma certa liberdade para gastar com o que quiser 😉

10% para a sua poupança a longo prazo

Oi, futuro!

Aqui você dedica as economias para o seu futuro, então tenha um foco especial com esse pote porque ele é uma garantia preciosa para a sua qualidade de vida.

10% investimento pessoal

Você terminou a faculdade e ainda assim quer continuar se dedicando aos estudos com cursos, oficinas, livros, etc? Com esse pote, você pode se dedicar ainda mais a sua educação.

10% reservas particulares

Para compras grandes como uma TV, celular novo, computador, carro, moto ou até mesmo uma casa; seu pote de reservas particulares vai te ajudar a alcançar esse objetivo de compra.

10% caridade e presentes

E esse aqui é o potinho que você pode contribuir com causas boas como ONG’s, institutos, ações beneficente e afins.

Bora se organizar?

Apesar de falarmos em dois métodos nada online, é super válido trazer o app Diin para esse papo, porque ele traz essa forma de organização só que de forma digital. Lá, você organiza o seu dinheiro e coloca objetivo sem perder o foco. E aguardem, porque em breve teremos a opção de ter mais de um objetivo no app.

728x90 (1)

 

Photo by Joanna Kosinska on Unsplash

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão